Português (Brasil)

Nova composição da Câmara tem apenas uma pessoa declarada preta em Santos Dumont

Nova composição da Câmara tem apenas uma pessoa declarada preta em Santos Dumont

Data de Publicação: 11 de outubro de 2024 11:40:00 Portal 14B: Tião da Van é o único vereador preto entre os 13 novos parlamentares eleitos em 2024

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter...


A presença de pessoas declaradas pretas na Câmara Municipal de Santos Dumont ainda é um desafio na cidade. Das 13 cadeiras, apenas uma será ocupada por uma pessoa preta na nova composição do Legislativo que tomará posse em 2025. 

No mandato atual, sãos dois representantes: Felipe Chaves (PP) e Tião da Van (PP), no entanto, apenas o segundo se reelegeu, ao passo que o primeiro ficou como suplente nas eleições 2024. Nessa semana, o Portal 14B mostrou que a Casa Legislativa passou por uma renovação e, de forma inédita na história do município, seis mulheres foram eleitas. Contudo, quatro delas se declaram como brancas, duas como pardas e nenhuma mulher preta foi eleita. 

Ao todo, a nova composição da Câmara apresenta dez pessos brancas, duas pardas e uma preta.

Para Daniela Ferreira, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o cenário em Santos Dumont reflete uma realidade nacional, e a baixa representatividade compromete pautas raciais.

"Fatores como cor da pele, gênero e sexualidade influenciam significativamente o acesso a determinados espaços e instituições na sociedade, incluindo a política. A configuração política da sociedade reflete esses mecanismos que moldam sua estrutura. No Brasil, a cor da pele atua como um mecanismo de abertura ou barreira, afetando diretamente a representatividade. A população negra, historicamente excluída e marginalizada, enfrenta grandes dificuldades para acessar espaços de poder, o que resulta em uma sub-representação política. Essa limitação compromete a capacidade de promover pautas e demandas raciais essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, agravando desigualdades e perpetuando a exclusão", analisou Daniela. 

Já o parlamentar Tião da Van (PP), disse se sentir honrado em ter sido reeleito, mas espera que mais negros ocupem lugar de destaque na Câmara: "podemos ser e chegar aonde quisermos independentemente de nossa cor! É uma vitória imensa agora termos seis mulheres nesta Casa, e quero ver um dia, mais negros aqui também", disse.

Nascido na comunidade quilombola de São Bento, na Zona Rural de Santos Dumont, Tião espera inspirar novas gerações na busca por igualdade.

"Vivi e sou conhecedor dos desafios que se enfrenta ainda nos dias de hoje pelas comunidades quilombolas de Santos Dumont e do Brasil inteiro. Por esta razão, tenho muitas propostas e metas para tirar do papel onde pretendo levantar ainda mais essa bandeira por nossa cor, quero focar nesse próximo pleito em desenvolver políticas públicas no sentido de buscar maior inclusão e lutar contra o preconceito racial. Ao longo dos anos, a luta por nossos direitos civis e por uma maior inclusão em espaços de poder vem ganhando cada vez mais força, e hoje celebro estar aqui e espero inspirar novas gerações a continuar lutando por igualdade, e contra opressões e discriminações", declarou o parlamentar.

Veja como cada vereador declarou sua cor ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

1 - Sandra Cabral (PSB) - Branca
2 - Flávio Faria (PRD) - Branca
3 - Altamir Motorista (PODE) - Branca
4 - Alyne Mendes (DC) - Parda
5 - Everaldo Barbeiro (MDB) - Branca
6 - Luciano do Gás (PSB) - Branca
7 - Dorival (PT) - Branca
8 - Maria da Enfermagem (PSB) - Parda
9 - Flávia Letícia Protetora (PT) - Branca 
10 - Tião da Van (PP) - Preta
11 - Valmir Teteco (PSD) - Branca
12 - Josi da Frans Lanche (MDB) - Branca
13 - Thailândia de Dores (PODE) - Branca 

Raio X da população sandumonense por cor ou raça 

 

Fotos: Peterson escobar / Gilberto Freire 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário