Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 29 de julho de 2022 13:58:00 29 de julho de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

A História Não Perdoa a Corrupção

Faltando apenas 62 dias para as eleições que definirão os destinos do Brasil e dos estados nos próximos quatro anos (2023 a 2026) a disputa mais acirrada gira em torno dos candidatos à presidente da República, Jair Bolsonaro,  que vai tentar a sua reeleição pelo PL, e Luis Inácio Lula de Silva (PT).

Correndo por fora estão os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janone (Avante), praticamente sem nenhuma chance de se elegerem, segundo as pesquisas divulgas pelos principais institutos de pesquisas do Brasil.

São candidatos apenas para consolidar os seus partidos, afinal estão em jogo as milionárias verbas do fundo eleitoral e do fundo partidário. Uma iniciativa indecente, imoral e até vexatória dos nossos ilustres parlamentares que legislam em causa própria.

Nessa reta final de campanha, os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT) fazem declarações sobre o impeachment da Dilma em 2016. Michel Temer, não sei por qual razão, resolveu tecer elogios duvidosos sobre a reputação da Dilma e ao seu governo. Não cita o impeachment do qual ele foi acusado de arquitetar e o levar a ocupar o cargo de presidente da República, por ser o vice-presidente naquela ocasião.

Eles eram amigos e se entendiam muito bem no primeiro mandato da Dilma, quando Temer ocupava a presidência da Câmara. A união PT-MDB, com as bênçãos do Lula, era tão forte que levou a direção do PT a convidá-lo para ser o candidato à vice da Dilma na sua reeleição.

Durante o segundo mandato da Dilma o clima entre os dois azedou e ele foi acusado de tramar nos bastidores do Congresso o “golpe” que cassou o mandato da então presidente Dilma Rousseff.

Com o impeachment da Dilma, os petistas classificaram Temer como o grande traidor, o homem que armou todo o processo que culminou com o afastamento dela da presidência do Brasil.

Como resposta às declarações do ex-presidente Michel Temer, Dilma Rousseff falou que a “História não perdoa a prática da traição.”

Em parte ela tem lá as suas razões para falar isso, manifestando toda a sua mágoa e revolta com o seu nefasto vice-presidente.

A colocação mais correta nessa colocação seria a “História não perdoa a corrupção”. A falta de um bom relacionamento com o Congresso Nacional, a dificuldade de dialogar com a imprensa e os líderes dos principais partidos são fatores que abrem caminho para a abertura de um processo de impeachment.

Infelizmente aquela prática do “toma lá, dá cá” se enraizou na política nacional, onde a maioria dos parlamentares visa os seus interesses pessoais e cobram muito caro o apoio ao chefe do Executivo no Congresso.

É por essa e outras que afirmo com muita convicção: a história não perdoa a corrupção, e nessa os políticos adeptos da prática dos atos ilícitos, cedo ou tarde receberão a sua sentença com a Justiça e também pelos eleitores que os banirão da vida pública.

Seria muito importante se os candidatos que irão concorrer a cargos eletivos nessas eleições refletissem bem sobre esse tema que estamos abordando.

Clézio Paulo de Sá

 

Em evidência

A simpática professora Ângela Corrêa é uma pessoa de elevado astral e está sempre aproveitando a vida realizando bons passeios pelos principais centros turísticos do Brasil. Ela, cercada de muito carinho dos seus familiares e amigas, festejou idade nova no dia 25 de julho.

Para refletir

“O universo eu não sei, mas a burrice humana é infinita.” – Einstein

Alegria de viver

Esse tema tem tudo a ver com a sempre atenciosa Nabiha Nicolau Carvalho, uma das fundadoras e responsável pelas principais atividades desse grupo da terceira idade em Santos Dumont. Ela lidera o grupo com muita habilidade, fazendo a felicidade dessas pessoas na comunidade. Nabiha comemora aniversário hoje, 30 de julho, ao lado de seus familiares e amigas. Ela é gente fina.

Dia do escritor

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as ideias.” – Pablo Neruda.

Essa é a nossa mensagem a todos os escritores sandumonenses pela passagem do seu dia, 25 de julho.

Um senhor médico

O excelente médico, Dr. José Sebastião Marques, desenvolve um elogiável trabalho sobre o combate ao tabagismo nessa cidade. Como especialista nessa matéria, ele sabe e alerta as pessoas sobre os danos provocados pelo cigarro, um dos maiores responsáveis pelo câncer nos pulmões. O Dr. Sebastião foi o aniversariante do dia 25 de julho.

Em plena campanha

O ex-ministro chefe da Secretaria Geral do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, e atual vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Luis Soares Dulci, falou na convenção do PT e da Federação do PC do B e PV na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que prevê a vitória de Lula com mais de 20 pontos de diferença. Dulci é o ponto de equilíbrio e seriedade do PT. É uma das pessoas de inteira confiança de Lula. Suas ideias são acatadas por todos os militantes do partido. Ele deveria ser o candidato ideal do PT para concorrer ao governo de Minas Gerais. Quem sabe em 2026?

Discursos vazios

Nessa campanha eleitoral não vimos nenhum candidato debater um bom programa de governo. São apenas acusações, agressões verbais e divulgações de fake news.

Agora é oficial

A Convenção do Partido União Brasil, no dia 24 de julho, com a presença do presidente nacional do partido, Luciano Bivar, foi oficializada a candidatura do Evandro Sarubbi Mendes à deputado estadual pelo município de Santos Dumont.

Lí, gostei e publico

“O Machado era do Assis, a Bandeira do Manoel, mas feliz mesmo era o Jorge que era Amado.” O dia 25 de julho é consagrado como o Dia Nacional do Escritor.

Família Freitas

A comunicativa Solange Freitas de Oliveira estava feliz da vida, no dia 28 de julho, por um motivo muito especial: era o dia do seu aniversário. Liderados pelo seu esposo Luis Carlos de Oliveira, os membros da família Freitas marcaram presença em Ouro Branco e fizeram a alegria dos seus filhos e netos.

Óbito

Faleceu no dia 22 de julho, Rodolpho Corrêa. Ele era funcionário do Banco do Brasil e um dos fundadores do Lions Clube de Santos Dumont. Uma pessoa recatada, humilde e muito querida nessa cidade. Ele deixa viúva a senhora Maria da Glória Corrêa e 04 filhos André, Rosane, Leonardo, Ione.

133 anos

No dia 27 de julho a cidade de Santos Dumont comemorou seus 133 anos de Emancipação Política-administrativa com o nome de Palmira. Só em 1932, com a morte do seu filho maior, Alberto Santos =Dumont, ela passou a ser denominada de Santos Dumont. Em termos de festividades, a data praticamente passou em branco.

Deu mal

Os motivos que levaram o cancelamento dos shows programados para o dia 27 de julho, na Praça Cesário Alvim, pegou mal para Santos Dumont. Isso virou notícia nacional.

Pouco reconhecido

Poucos netos se lembraram dos seus avós no seu dia, 25 de julho. Não deram abraços, não enviaram mensagens, telefonemas e email. Eles são na verdade, os maiores protetores dos seus netos. Na casa deles tudo é permitido aos netos.

Notícia agradável

A abertura do Museu Cabangu é digna dos maiores elogios. Ele é o nosso principal centro turístico e um dos maiores orgulhos dos sandumonenses. Além do seu brilhante acervo, o local é bonito, agradável e muito aconchegante. Bem divulgado, certamente ele vai atrair muitos turistas para Santos Dumont. Estão de parabéns todas as pessoas que contribuíram para esse auspicioso acontecimento.

Evidência

A Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana, do Córrego do Ouro, está em evidência com as suas promoções litúrgicas e as atraentes festividades sociais. A carreata alusiva ao padroeiro dos motoristas, São Cristovão, foi coroada de pleno sucesso. Tudo isso sob a liderança do dinâmico padre Felipe Castro.

Alerta

Cresceu muito o número de pessoas contaminadas com o vírus da Covid-19 em Santos Dumont nesse mês de julho. As pessoas não estão tomando as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, não tomaram as três doses necessárias da vacina e vem participando de muitas atividades onde se fazem presentes muitas pessoas. E mais, a varíola dos macacos já chegou a Juiz de Fora e está tirando a tranquilidade dos seus moradores.

Eleições 2022

Eu nunca vi uma eleição com tantos candidatos incompetentes, insensíveis, grosseiros e oportunistas. Nesse pleito está muito difícil escolher o menos ruim.

Falta liderança positiva

O Brasil carece de um líder autêntico. Todos anunciados têm um passado nebuloso e questionável. Queremos um líder que fosse altamente competente em termos administrativos, de reputação ilibada, dotado de um espírito democrático e republicano. Há muito tempo o Brasil vem sendo transformado em um terreno fértil para os candidatos oportunistas, corruptos e aqueles que querem seus enriquecimentos ilícitos.

Muito oportuno...

...o artigo de Eduardo Afonso, no dia 23, no jornal O Globo, tendo como tema “O futuro nos condena”. Para o bom entendedor, um pingo é letra.

Bolsonaro é o culpado

O mundo arde em chamas. Queimadas se propagam em Portugal, Espanha, França, Turquia, Austrália e muitos outros países. Os candidatos da oposição e a imprensa tendenciosa estão buscando um meio de atribuir a Bolsonaro a culpa por não ter tomado as medidas preventivas contra esses incêndios.

Gozação pura e simples.

Limpeza necessária

A limpeza do Rio das Posses é necessária o ano inteiro. A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas infelizmente muitos moradores de suas margens insistem em jogar todo tipo de entulhos e lixo em seu leito. Cidade limpa, povo desenvolvido.

Quando?

Os moradores e as pessoas que gostam de curtir os fins de semana e feriados na Ponte Preta querem saber quando a Secretaria de Obras vai providenciar a cobertura dos inúmeros buracos na estrada que liga à cidade a aquele aprazível local?

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário