Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 3 de março de 2023 17:30:00 03 de março de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

Questão de Justiça

Em relação à cobrança de impostos, os governos federal, estaduais e municipais fazem de maneira injusta, descabida e desproporcional. Infelizmente a maioria dos nossos políticos só se reúnem para aprovar nomes de logradouros públicos, honrarias nem sempre justas, medidas provisórias, verbas parlamentares, majoração das alíquotas dos impostos para sustentar essas bandalheiras que se tornaram constantes em nosso país. Daí a crescente dívida pública que vem assustando os brasileiros, anos após anos. Ninguém quer congelar seus salários injustificáveis, reduzir vantagens, cortar gratificações imerecidas e nem abolir esse imoral fundo eleitoral e partidário, por isso esses pedidos constantes pela manutenção dessa hipocrisia das liberações de impostos e taxas, CPMF e novos impostos sobre as grandes fortunas e heranças.

Ninguém de bom senso é contra a cobrança justa dos impostos e taxas quando as mesmas são empregadas na melhoria da qualidade de vida da população, melhor distribuição de renda, conservação dos patrimônios públicos e manutenção da justiça social.

Se uma fortuna foi obtida de forma justa, na base do trabalho, poupança e de acordo com as leis vigentes no país, nada a contestar. Competem às fiscalizações dos governos federal, estaduais e municipais realizarem os levantamentos justos e necessários e cobrarem legalmente os seus impostos. O que não deveria ocorrer seria utilizar as verbas obtidas para favorecer a corrupção por parte desses políticos inescrupulosos e autoridades que permitem redução das dívidas ou até anistia total as poderosas empresas junto à Receita Federal e o INSS mediante algum tipo de vantagem.

Com relação à taxação de até 20% sobre a transmissão de herança, ela é injusta e absurda. Herança é um bem de família, fruto de trabalho e economia de um cidadão ao longo da vida, visando proteção aos seus familiares. Todo patrimônio adquirido é fruto do trabalho e foram pagos todos os impostos e taxas necessários aos cartórios de registro de imóveis, receitas estaduais e municipais (IPTU e ITCD). Com o falecimento dos proprietários dos imóveis, os impostos são recolhidos pelos herdeiros para dar prosseguimento ao inventário.

Sendo assim, não seria justo o governo se apoderar de um patrimônio que não lhe pertence e nada fez para a sua realização. Quanto a deserdar os filhos em favor do Estado, isso não passa de apropriação indébita e injusta contra os direitos do cidadão. É roubo imoral e criminoso.

Clézio Paulo de Sá

  

Falecimento

Com tristeza, noticiamos o falecimento da Neide Gonçalves Fonseca, no dia 25 de fevereiro de 2023. Era uma pessoa meiga, querida, prestativa e com participação ativa nas promoções da Igreja Matriz de São Miguel e Almas, onde desempenhava a função de ministra da Eucaristia. Ela deixa três filhos: Lívia, Luciano e Luciana, e netos.

Verdade

“A vida é a hesitação entre uma exclamação e uma interrogação. Na dúvida, há um ponto final.” – Fernando Pessoa

Arrasou

O povo é senhor da razão. Ele pediu, a Globo escalou e ela arrasou. A versátil jornalista Mariana Gross provou que era a pessoa certa para apresentar os desfiles das escolas de samba no Carnaval de 2023 no Rio de Janeiro. Ela deu show e um banho de alegria e descontração no camarote da TV - Globo na Sapucaí. De Carnaval ela sabe tudo e transmite aos ouvintes com muita precisão e simpatia.

Concluiu Curso de Residência

A linda médica Olívia Pedro Amorim concluiu seu curso de residência em gastroenterologia e endoscopia digestiva no tradicional Hospital Federal da Lagoa, referência na saúde no Rio de Janeiro. Seus pais, Didi Pedro e Ivan Amorim estão muito orgulhosos com a brilhante conquista da Dra. Olívia.

Famílias em festa

As famílias Couri e Bastos estavam reunidas, no dia 11 de fevereiro, por um motivo muito especial: o aniversário do amigo Marcos João Couri.

Novos aumentos nos combustíveis

O governo Lula volta a cobrar impostos nos preços da gasolina e etanol. Com isso, os preços voltam a disparar nas distribuidoras. Quem esperava comprar botijão de gás a R$ 35,00 pode perder as esperanças.

Educação

Irrigar desertos é a função do professor, já dizia C. S. Lewis. Só que poucas pessoas entendem isso e não valorizam os mestres como deveriam.

Jamais será perdoado

Levado pela sede do poder, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz, agora, que o regime da reeleição foi um erro e um ato impensado. Ele deveria reconhecer isso quando estava no poder e não agora. Pedir desculpas soa como ato de hipocrisia.

Palhaçada

Um país tropical como o nosso, proprietários de bares e restaurantes das cidades praianas proibirem fregueses entrarem sem camisa é pura palhaçada.

Grande descoberta

Jornalistas tendenciosos descobriram que o Bolsonaro não tomou vacina contra dengue, febre-amarela, Covid- 19 e contra a raiva. E daí? Centenas de pessoas nesse país estão na mesma situação. Falta de assunto.

Dedicado à Educação 

Essa foi a missão de Ronald Albuquerque Marques nesses últimos quarenta anos. Ele se dedica muito ao tradicional Colégio Santos Dumont, sempre mantendo um ensino de qualidade e atualizando o conforto e o bem-estar dos seus alunos. Seu aniversário foi no dia 24 de fevereiro.

Problemas & Soluções

Todos os governantes e parlamentares conhecem bem os problemas que atingem a nossa população. Falam muito deles em suas campanhas eleitorais, nas soluções dos mesmos, mas depois desaparecem.

Lei do silêncio

Ela existe, mas a sua aplicação é ignorada por todas as autoridades, motoristas e, principalmente, pelos motoqueiros que circulam à noite com o cano de descarga totalmente aberto, esquecendo que nas casas existem pessoas idosas e doentes implorando por um pouco de paz e silêncio para dormirem.

Sempre festejado

O popularíssimo Zé Pisca, como sempre, foi alvo de muitas manifestações de carinho por parte de seus amigos e familiares no dia do seu aniversário: 1º de março.

Com carinho

Assim noticio o aniversário da querida nora, Leila Villela, no dia 03 de março. Pessoa alegre, simpática e com muita capacidade administrativa. Nesse dia ela recebeu especial atenção do esposo Rodrigo Sá e de seus familiares.

Tudo pelo social

Assim é a competente assistente social da Secretaria de Saúde de Santos Dumont, Zenaide Mendes, aniversariante do dia 04 de março. O trabalho social que desenvolve nessa cidade é digno de elogios.

Lions em festa

O empresário, Marco Antonio Guarino Henriques, leia-se restaurante Umami, é bacharel em direito, mas se realiza nas iniciativas promovidas pelo Lions Clube de Santos Dumont. Seu aniversário, no dia 28 de fevereiro, foi motivo de festa nesse modelar clube de serviço e junto aos seus familiares.

Gozação

Dizem as más línguas que a senadora Simone Tebet foi designada para um ministério com a finalidade de planejar os reajustes dos preços dos derivados de petróleo. Isso ela vem fazendo com rara eficiência.

Candidatura duvidosa

O polêmico ministro da Justiça, Flávio Dino, está desempenhando o seu papel com os olhos voltados para uma possível candidatura à presidente da República em 2026. Vai ficar na vontade...

Páscoa

Passadas as emoções do Carnaval, os brasileiros se preparam para a semana da Páscoa. Todos planejando um período de descanso, afinal, nessa terra tupiniquim ninguém é de ferro.

Time limitado

O dono do clube, Textor, fez do Botafogo um depósito de jogadores reservas, refugos nos times da segunda divisão da Europa na esperança de que algum se destaque e proporcione a ele um bom lucro. Com esse time, o clube aspira a 4ª ou 5ª colocação no estadual e o 13º ou 16º lugar no Campeonato Nacional. O TIME é muito fraco. 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário