Coluna do Meio
Data de Publicação: 20 de maio de 2022 15:15:00 20 de maio de 2022
|
Por Clézio Sá - Colunista
Combustíveis, questão de logística
É verdade que nos Estados Unidos os combustíveis são mais baratos que no Brasil, principalmente nos setores da gasolina, gás e óleo diesel.
Também é verdade que esses fatores interferem no índice da inflação e nos preços dos transportes, nos produtos nos supermercados, lojas, restaurantes, bares, na fabricação da matéria prima, nos produtos industrializados, bem como na energia elétrica, na água e no telefone.
Segundo dados apurados, o preço da gasolina nos Estados Unidos para os consumidores é de R$ 6,00 e enquanto no Brasil ela gira em torno de R$ 9,00.
Esse dado gera uma série de questionamentos e revolta entre os consumidores, principalmente entre os caminhoneiros.
No mercado financeiro, tudo gira em torno dos preços dos derivados do petróleo no mercado internacional.
Segundo o consultor econômico Adriano Pires, essa diferença de preços entre os Estados Unidos e o Brasil é em consequência de uma série de fatores, a começar pelo setor dos transportes. Nos Estados Unidos o petróleo é transportado através de dutos, enquanto no Brasil ele é feito na quase sua totalidade, através das rodovias. Isso encarece muito o preço dos seus derivados.
Outro fator que contribui muito nesse elevado preço dos combustíveis é a cobrança diferenciada do imposto ICMS pelos estados, elevando o preço da gasolina em até 50%, enquanto nos Estados Unidos ele é de apenas 10%. Os governadores, para não desequilibrar as finanças dos seus estados, não abrem mão de taxar, de maneira abusiva, os preços dos combustíveis para os consumidores.
Como terceiro fator, o monopólio da Petrobras. A falta de concorrência leva essa empresa a tabelar os preços dos combustíveis de acordo com o preço do petróleo no mercado internacional, ou seja, através do dólar, enquanto os brasileiros recebem seus salários na base do real. Nos Estados Unidos existem mais de 160 refinarias privadas, enquanto no Brasil, 85% do refino do petróleo é feito através da Petrobras.
Isso, por si, explica os lucros exorbitantes da empresa estatal que chega a distribuir altos dividendos aos seus acionistas e dar elevadas gratificações aos seus funcionários.
Com o país em crise, a Petrobras, como uma empresa estatal, deveria se preocupar mais em servir do que se servir. Deveria pensar mais no bem estar da população, reduzindo um pouco seus lucros para facilitar a redução dos preços dos combustíveis.
Em todos os negócios a concorrência é o melhor meio de estabelecer um equilíbrio nos preços dos produtos. Com os combustíveis não deveria ser diferente.
Privatizar nem sempre é a melhor solução, pelo contrário, ela poderá ser bem pior para o país. Talvez a abertura do mercado no que se refere ao refino, transporte e distribuição seja a melhor solução. Tudo deve ser avaliado atentamente.
O governo federal, os governadores, a Justiça e principalmente a Petrobras precisam encontrar um meio para conter esses constantes reajustes nos preços dos derivados do petróleo. Caso contrário, o país vai parar e mergulhar numa crise sem precedentes, enquanto a sua população vai sofrer pesadas consequências.
Vamos dar mais atenção ao nosso país e olhar com mais carinho os interesses da sua população. Vamos reduzir as ambições econômicas e pessoais. O Brasil é nosso e a Petrobras dos brasileiros, pelo menos deveria ser assim.
Clézio Paulo de Sá
Com muito amor...
Envio muitos beijos e abraços à minha querida neta Mariana Amorim Corrêa de Sá, aniversariante do dia 18 de maio. Suas colegas do 3º período de medicina da UFJF, seus pais e amigos não deixaram a data passar em branco.
Muito festejado
A bonita e simpática Emilene Barreto, foi alvo de muitas manifestações de carinho, principalmente do seu esposo Dr. Augusto Azevedo Barreto, no dia 19 de maio, quando festejou mais um aniversário.
Festa em família
Como sempre, a família Volpe, sempre muito unida, não deixa as datas natalícias dos seus membros passarem em branco. Assim, no dia 16 de maio eles se reuniram para brindar o aniversário da Elaine Volpe. Pessoa alegre e muito simpática.
Esbanjando simpatia
Assim é a comunicativa Beatriz Rossi Ladeira, aniversariante do dia 18 de maio. Como sempre, sua família comemorou dignamente esse evento.
Enfermeira competente
A Luíza Garcia dos Santos, a popular Luíza Enfermeira, tem desenvolvido em elogiável trabalho social nessa cidade, principalmente no seu bairro da Glória. Ela está sempre prestando serviços aos enfermos e às pessoas necessitadas que a procuram. Foi vice-prefeita atuante e seu nome sempre é citado como provável candidata a vereadora. Certamente ela iria exercer muito bem essa missão no Legislativo Municipal. Seu aniversário foi no dia 20 de maio.
Clima pesado
O clima não anda nada bom na capital federal. O STF, o presidente Bolsonaro e o Congresso Nacional não chegam a um necessário acordo para facilitarem a governabilidade do Brasil. Com isso, o país vai sofrer as consequências dessas injustificáveis polêmicas na luta pelo poder. Sem a união dos Três Poderes o país praticamente ficará ingovernável. Alguém está estimulando essas desavenças para tirar proveito eleitoral. Só pode ser isso...
Complicado
A corrida dos candidatos à presidência da República está se desenvolvendo mais pelos ataques pessoais do que na apresentação de um bom programa de governo. Resumindo: nada vai mudar nesse país.
Ato cívico
Eleição é um processo cívico, democrático e necessário ao país. Vamos exercer com seriedade e responsabilidade a nossa missão eleitoral, comparecendo às urnas no dia 03 de outubro. O destino do Brasil está em nossas mãos.
Castro Alves
Diante de tantas tragédias e guerras ceifando vida de milhares de pessoas, li, gostei e publico um trecho de uma poesia do genial poeta Castro Alves, que diz assim: “Senhor Deus dos desgraçados! /Dizei-me, Vós Senhor a Deus/se é loucura... se é verdade/ Tanto horrores perante os céus?”.
Essa brutal e inconcebível guerra da Ucrânia só pode ser obra de um louco, sanguinário e nocivo ditador.
Figura nefasta
O ditador russo Wladimir Putin se junta ao grupo de tiranos, Hitler, Stalin, Saddan Hussein e Fidel Castro, responsáveis pela morte de milhões de pessoas inocentes com as suas atrocidades na busca pelo poder.
Em busca de seus espaços
As mulheres estão participando mais da política e fazendo prevalecer as suas opiniões nos plenários do Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Provavelmente o número de candidatas a cargos eletivos vai crescer muito nas próximas eleições. Elas, agora, estão de fato ocupando os lugares que lhes pertencem no cenário político desse país.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|