Senador Girão quer que Moraes explique inquérito de Daniel Silveira ao Senado
Data de Publicação: 2 de abril de 2022 12:10:00 Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou também que "Senado é corresponsável por essa crise” por não analisar pedidos de impeachment
Por Marcelo Montanini/Metrópoles
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou, nesta quarta-feira (30/3), que vai apresentar requerimento de convite no plenário do Senado Federal ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele esclareça à Casa o inquérito que investiga o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ).
“Estou entrando com requerimento de convite no plenário do Senado para o ministro Alexandre de Moraes seja ouvido pelo Senado, respeitosamente, que está incomodando muitos parlamentares e sociedade brasileira”, afirmou Girão, após visita ao gabinete de Silveira.
O senador destacou que o mesmo ministro que é vítima é o mesmo que julga e que pede diligências. Girão pontuou que apresentou pedidos de impeachment de Moraes, mas a Casa não tem analisado, e, por isso, “é corresponsável por essa crise”.
“O Senado Federal é corresponsável porque ao longo de décadas vem engavetando pedidos legítimos de colegas para se analisar. Sabendo que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal são cumpridores dos seus deveres, mas alguns excessos a competência prerrogativa constitucional é do Senado. E o Senado infelizmente não tá cumprindo papel. Somos corresponsáveis por essa insegurança jurídica”, acrescentou.
Silveira passou a noite no gabinete em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar que a Polícia Federal recoloque a tornozeleira eletrônica no congressista, também proibido de participar de eventos públicos. Além disso, ele não poderá se ausentar do Rio de Janeiro, salvo para ir a Brasília para exercer o mandato de deputado federal.
Silveira quer que a Câmara paute e suste a decisão de Moraes. No plenário, na terça-feira à tarde (29/3), o deputado disse que não cumpriria a decisão do ministro e chamou Moraes de “sujeito medíocre”. Pouco depois, o ministro do STF autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais a cumprir a decisão dentro da Câmara, se necessário.
À noite, ele afirmou que dormiria no plenário, pois o “plenário é inviolável” e desafiou o ministro.“Vou [passar a noite no plenário], mas isso não é relevante. Não tem relevância nenhuma. Quero ver até onde vai a petulância de alguém pra romper com os outros dois Poderes. O plenário é inviolável, quero saber se ele quer dobrar essa aposta e mostrar que ele manda nos outros Poderes”, desafiou.
Fonte: Metrópoles/Brado Jornal

Câmara de Santos Dumont aprova “Dia da Mãe Atípica” e “Feira Livre da Inclusão”
Portal 14B: Ambos os projetos são de autoria da vereadora Alyne Mendes Saiba Mais +
Câmara aprova aumento do número de deputados para 531; texto vai ao Senado
Segundo a Direção-Geral da Casa, criação das novas vagas gerará impacto anual de aproximadamente R$ 64,6 milhões Saiba Mais +
Projeto que proíbe charretes e carroças em horários de pico é rejeitado pela Câmara de Santos Dumont
Portal 14B: Matéria teve 11 votos contrários em reunião do Legislativo nessa semana. Flávia Letícia, autora do PLC, lamentou a rejeição Saiba Mais +
Câmara aprova mecanismo para levantamento e divulgação de vagas na educação infantil em Santos Dumont
Portal 14B: Proposta visa identificar região com maior carência e garantir vagas aos alunos de 0 a 3 anos independentemente da situação sócio econômic Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|