Português (Brasil)

Câmara institui Honraria José Cândido da Silva – Mestre Dunga

Câmara institui Honraria José Cândido da Silva – Mestre Dunga

Data de Publicação: 10 de novembro de 2021 13:27:00 Homenagem terá como objetivo reconhecer os sandumonenses que se destacam através da arte

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

A fim de homenagear uma das mais importantes figuras de nossa história, o vereador Valdir Lúcio Nogueira (Patriota) propôs ao plenário da Câmara, um projeto de resolução 001/2021 – que "Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Santos Dumont (MG), a fim de instituir a Honraria José Candido da Silva – 'Mestre Dunga' e contém outras providências", aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A proposta avaliada pelas comissões temáticas da casa, recebeu parecer favorável à sua tramitação. Durante a Tribuna Livre, defenderam a proposta de instituição da honraria os vereadores Luciano Gomes (Cidadania), Altamir Moises de Carvalho (Rede), Tiãozinho do Formoso (PSC), Conrado Luciano Baptista (PT), Flávio Faria (PTB), Tião da Van (PTC). Tim Chora Neném (Cidadania) e Niltinho (PDT), parabenizando o vereador Valdir Lucio Nogueira (Patriota) pela feliz proposta.

História

O sandumonense Mestre Dunga foi um visionário da cultura musical de sua época, cujos feitos repercutem até os dias de hoje na vida de nossa sociedade.

José Cândido da Silva, mais conhecido como Mestre Dunga - apelido que o consagrou por ser baixinho, barrigudo e muito esperto, nasceu em 22 de janeiro de 1904 – ano de lançamento da famosa marcha carnavalesca “Ó Abre Alas”, da sempre festejada Chiquinha Gonzaga – no distrito de Dores do Paraibuna onde morou até os 95 anos de idade, tendo falecido no dia 02 de novembro de 1999, coincidentemente no Dia de Finados. 

Filho de Fabrício José Candido e Bonifácia Maria de Jesus, casou-se com a senhora Dorvalina Pires da Silva tendo com ela cinco filhos; José Cândido da Silva Filho, Sebastião Cândido da Silva, Paulo Cândido da Silva, Antônio Carlos da Silva e Maria das Graças da Silva.

Como mestre, contribuiu para a formação de várias gerações de músicos que hoje se encontram espalhados por todo o país. Seu nome é uma referência de talento musical sem precedentes em nossa história, cujos feitos ainda são lembrados com carinho.  

Honraria

A Honraria José Cândido da Silva – Mestre Dunga, tem o objetivo de homenagear anualmente artistas sandumonenses que tenham se destacado por meio da música, dança, pintura, desenho, escultura, teatro, literatura, fotografia, composição, artesanato e outras artes.

A concessão da honraria acontecerá sempre entre os dias 12 e 24 de agosto, no Dia Nacional do Artista. 

 

 

Foto: Bizuca

Edição: Gláucia Rabello

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário