Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 10 de junho de 2022 14:42:00 10 de junho de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

Reforma Necessária na Educação

Há muito tempo se fala em uma necessária reforma no setor educacional do Brasil, só que até agora o que fizeram foram medidas paliativas que tornaram o ensino brasileiro um verdadeiro fiasco, e para complicar ainda mais a situação, tivemos as consequências impostas pela pandemia do coronavirus.

Os especialistas em educação, que esnobam conhecimentos falando nos cursos de especialização que fizeram nas principais universidades do mundo, incentivaram a aplicação de uma série de medidas visando atualizar o ensino no país, como a escola plural, promoção automática do educando, recuperação e, mais recentemente, o ensino à distância através da internet.

O que estamos presenciando é que grande parte dos alunos estão concluindo o ensino médio sem saberem ler, escrever e sem conhecerem os princípios básicos da matemática.

Quando se imaginava que os problemas da educação iriam ser solucionados com a adoção de uma série de medidas para aprimorar a educação nas escolas públicas do Brasil, como a valorização dos professores, incentivando-os a aprimorarem seus conhecimentos através de vários cursos, equipar as escolas com modernos equipamentos didáticos, colocar esses estabelecimentos no mundo da informática através da internet, aprimorar seus espaços físicos com salas confortáveis, quadras poliesportivas, oferecendo merenda de melhor qualidade, oferecendo acompanhamento psicológico aos alunos especiais, incentivar a presença dos pais nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelas escolas; novas propostas de parlamentares nos levam a temer o futuro da educação brasileira.

Tomamos conhecimento que os ilustres deputados e senadores aprovaram um projeto absurdo denominado de ‘escola domiciliar’, também chamado pomposamente de ‘homeschooling’.

Se os alunos com aulas presenciais já estão nesse estágio de decadência no seu processo de aprendizagem, imagine o que será deles sem frequentar as aulas normais? No processo educacional, nada supera a presença do professor.

As escolas públicas são os lugares onde ocorrem, não só o ensino pedagógico, mas também a socialização das crianças, os princípios básicos da higiene e da preservação da saúde.

O convívio com outras facilita a troca de informações, conhecimento das desigualdades e a formação de novo ciclos de amizades. É lá que ocorre a verdadeira interação social da educação. É onde se constrói amizades que passam a fazer parte de toda vida das pessoas. É nas competições estudantis que surgem grandes atletas e se realizam grandes sonhos. Cada professor passa a ser um grande amigo e se transforma em uma doce e feliz lembrança.

O Brasil é um berço esplêndido, mas é dotado de políticos medíocres e desprovidos de sentimentos cívicos. Tirar os alunos da escola é condená-los ao eterno fracasso.

A escola pública transcende seu papel na educação básica e fundamental. Ela é um marco na civilização de uma sociedade. É o berço do civismo e da formação moral, social e cultural das pessoas.

O Brasil está precisando de escolas em tempo integral e de professores mais bem qualificados, e não de reduzir a sua importância perante a sociedade.

Esse projeto de escola domiciliar que a Câmara aprovou em caráter de urgência é inexplicável, injusto, ineficiente e segregador.

Com certeza, os filhos desses parlamentares estudam em luxuosas escolas particulares, cujas mensalidades oscilam entre R$10 mil a R$ 15 mil reais. Fazem cursos de mestrado e doutorado nas famosas universidades Harvard nos EUA, Sorbone na França, Oxford no Reino Unido e Coimbra em Portugal. Fazem intercâmbios culturais nesses países através de bolsas patrocinadas pelo Rotary Internacional, do MEC e empresas multinacionais.

O Brasil precisa urgentemente de uma reforma no seu sistema educacional, com o governo investindo pesado na educação e não cortando verbas nesse setor, precisa de escolas públicas de qualidade onde predomine a meritocracia entre os seus alunos e na qualificação e valorização dos professores.

Só através de um grande investimento da educação, o Brasil poderá fazer parte dos chamados países desenvolvidos e encontrará a sua rota de desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

Vamos torcer para que o novo governo faça da educação o seu leste administrativo.

Clézio Paulo de Sá              

 

Sempre em destaque

Há pessoas que sempre se destacam pela sua personalidade marcante, pela sua simpatia, educação, elegância, beleza, charme e capacidade profissional. Nesse rol figura a Dra. Sílvia Rocha Jorge Rodrigues. Seu aniversário, no dia 06 de junho, foi marcado por muitas manifestações de carinho de seu esposo Dr. Pacífico, dos filhos, os médicos Pacífico Júnior e Sabrina, de seus familiares e amigas.

Na história

É impossível falar na história da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, o famoso Estadual, sem citar o nome da Yeda Fadel do Nascimento. Durante muitos anos ela liderava a secretaria desse modelar estabelecimento de ensino com muita eficiência, espírito de liderança e desfrutando de muita amizade dos professores, funcionários, alunos e familiares.

Marcante

A Dra. Soraya Chaves Pedro Fernandes Barreto, depois de prestar relevantes serviços na Defensoria Pública nessa Comarca, se aposentou e se dedica à advocacia. Ela foi a aniversariante do dia 08 de junho.

Medicina em destaque

Dia 08 de junho também marca o aniversario do competente médico Dr. Tiago Gonçalves Schroder e Souza. Ele também tem presença destacada no Lions Clube de Santos Dumont, onde desenvolve reconhecidos serviços como presidente desse excelente clube de serviço.

Psicologia em evidência

A Caterina Peduzzi Costa foi a aniversariante do dia 08 de junho. Claro que seu esposo Maninho, sua filhas Geovanna e Gabriela, familiares e amigas não deixaram a data passar em branco.

Boa impressão

No jogo em que a Itália venceu a Hungria por 2 x 1, o que chamou a atenção foi o estado e a beleza do gramado do Oragel Stadium. Perfeito em todos os sentidos.

Somente um

Um amigo indiscreto me perguntou o que eu achava do Lewandowski. Eu disse que conhecia dois: um era um craque genial da seleção da Polônia, o outro eu prefiro não comentar.

Promoção gratuita

Aquela cozinheira argentina Paolle Carosella se projetou no Brasil como jurada do programa da Band, Master Chef.  Depois montou um restaurante e arranjou um meio de projetá-lo falando um monte de asneiras contra os eleitores do Bolsonaro. Mostrou falta de caráter ao criticar pessoas de um país que não é o dela, a Argentina. Por sinal, um lindo país.

Horror

Aquele crime bárbaro cometido por policiais federais asfixiando com gás lacrimogênio o cidadão Genivaldo, de 38 anos, no porta-malas da viatura, chocou o mundo pela sua crueldade, frieza e desumanidade. O Brasil exige uma punição rigorosa aos autores dessa monstruosidade.

Copa Cultura

A Copa Cultura 2022 começou no dia 05 de junho, no campo do Social Olímpico Ferroviário, com um bom público. Nesse ano, 16 clubes disputarão a série A e oito a Taça Eymar Santos Vilella, chamada de 2ª divisão.

Covid-19 volta com tudo

O avanço do número de pessoas contaminadas com o vírus da Covid-19 nessa cidade vem aumentando gradativamente. Já são 114 casos confirmados e medidas preventivas se fazem necessárias, principalmente em locais fechados. A Faculdade jê está em estado de alerta máxima e com possibilidade de suspender as aulas nesse semestre. Prevenir é necessário. Sua vida está em jogo.

Vexame

O Atlético Mineiro pagou o maior vexame no Maracanã na noite do dia 08, levando uma goleada de 5 x 3 do Fluminense. Medidas terão que ser tomadas urgentemente. O clube vem caindo de produção nesses últimos meses.

Clubes de ponta

Cruzeiro, Vasco da Gama, Bahia, Sport e Grêmio são clubes de primeira grandeza no futebol brasileiro. O lugar deles é na série A. Tudo indica que, pelo menos dois ou três voltarão à elite do futebol em 2023. O certo é que pelo menos um vai permanecer na série B no ano que vem.

Paz e razão

A direção do Restaurante Agridoce Bistrô anuncia que deverá fechar suas portas devido às reclamações na Justiça de alguns vizinhos contra o barulho dos seus shows. É uma pena e um atraso para a cidade. O Agridoce é um dos point’s preferidos pela população sandumonense devido à qualidade do seu cardápio, o conforto e a tranquilidade de suas instalações.

Sucesso total

Ainda repercute na cidade o sucesso do Carnalions, promovido pelo Lions Clube na Vila Foncá, no dia 04 de junho. Foi uma noite de muito brilho, requinte, alegria e confraternização. Quem foi, elogiou muito e pediu bis.

Muitos acidentes

Nesse primeiro semestre de 2022 cresceu muito o número de acidentes de carro na cidade. Isso reflete falta de imperícia, imprudência e negligência dos motoristas. Dirigir exige muita cautela, atenção e reflexo. Afinal, vidas estão sempre em jogo nessa batalha.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário