Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 27 de janeiro de 2023 17:12:00 27 de janeiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

O Brasil Precisa de Paz e União

O Brasil só vai encontrar esses valores no dia em que seus mandatários políticos e as principais autoridades constituídas se conscientizarem da necessidade de conterem os seus arroubos verbais, pararem de fomentar fatos desagregadores, reduzirem seus desejos acerbados pelo poder e, através do diálogo e compreensão, encontrar o caminho da união.

Nenhuma pessoa de bom senso deseja viver em um país inseguro, dividido e em clima de fake new’s em consequência das ambições pessoais de seus políticos. Queremos um Brasil forte, progressista e com elevado poder de justiça social.

As eleições passaram, foi eleito um novo presidente de acordo com as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele foi diplomado e empossado. Agora só nos resta deixar o presidente governar esse país em paz e torcer para que cumpra suas promessas de campanha. Vamos deixar as desavenças de lado, baixar as armas e pensar mais nos interesses do Brasil do que nas vantagens pessoais e partidárias.

Os atos de vandalismos e golpismo praticados no dia 08 de janeiro estarreceram o país e deram uma prova cabal de que os brasileiros não aprovam a violência, o golpismo e a destruição dos patrimônios públicos e privados por parte dos baderneiros. A prova é que os atos praticados de maneira criminosa não tiveram apoio da maioria absoluta da população.

Diante desse fato vergonhoso, o país mostrou o desejo e a necessidade de restabelecer urgentemente a sua sonhada integração nacional. Esse desejo só poderá ser realizado quando houver uma união estável entre os Três Poderes da República.

Para que haja a felicidade geral da nossa população será preciso à participação integral de todos os seguimentos da sociedade: políticos, as Forças Armadas, policiais, sindicatos, universitários, juristas, imprensa, intelectuais, etc.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora sofrendo fortes restrições por parte de uma grande parcela da população brasileira, terá nesse seu terceiro mandato como  um presidente da República oportunidade de se redimir perante a população, a Justiça e todos aqueles que o condenaram, realizando uma administração republicana, altamente democrática e com muita justiça social. Para que isso aconteça, ele deverá ser, no exercício do cargo, menos partidário e político populista e mais administrador.

Já passou da hora dos políticos entenderem que em um país democrático as pessoas, dentro dos princípios constitucionais, têm o direito de se posicionarem livremente, de avaliar, opinar e protestar legalmente contra aqueles homens públicos que não desempenharem suas obrigações no exercício dos cargos que ocupam.

Como dizia o grande estadista americano, Abraham Lincoln: “a casa dividida contra si mesma não pode resistir.” Daí a necessidade de todos se reunirem em torno de um só objetivo: o Brasil.

 

 Clézio Paulo de Sá

 

Carnaval 2023

O presidente da ABESS, Marcello Guerra, após se reunir com os dirigentes dos blocos e escolas de samba, está certo de que Santos Dumont terá um ótimo Carnaval em fevereiro. Os detalhes estão caminhando para isso, depois da reunião com a Comissão Organizadora da Prefeitura.

Candidato

Por falar em Marcello Guerra, ele está mesmo disposto a se lançar candidato a prefeito de Santos Dumont nas eleições municipais de 2024. Seus contatos com os eleitores estão em evidência.

Criminalidade

Crime inusitado aconteceu em Santos Dumont, na tarde do dia 25, quando o jovem Mauro Chevitarese Dumont foi morto com três tiros dentro do Cemitério Municipal. A causa do crime é atribuída ao tráfico de drogas. Lamentável isso.

Ação social

Com prazer registramos os gestos de solidariedade desenvolvidos pela ArcelorMittal, Supermercados BH, Lions Clube, e Rotary Club e outras entidades nessa cidade. É através da solidariedade que podemos atenuar a fome que impera nesse país.

Candidatos aos montes

Segundo uma lista divulgada recentemente, o número de pessoas que pretendem se candidatarem a prefeito de Santos Dumont em 2024 já soma dezoito. Muita gente boa, mas no fim ficarão, no máximo, quatro ou seis.

Presidente ideal

Muito feliz o prefeito Carlos Alberto de Azevedo ao indicar o talentoso e idealista Renan de Souza e Silva como presidente da Comissão Organizadora do Carnaval desse ano. Os nomes escolhidos são pessoas dinâmicas e gostam de Carnaval. Tem tudo para dar certo.

Novo aumento da gasolina

Sai governo, entra governo e os aumentos dos combustíveis continuam acontecendo. E tinha gente acreditando que o preço do gás cairia para R$ 35. O nosso futuro não será aquela maravilha que os políticos andaram prometendo. E o salário continua congelado.

Sempre presente

O sandumonense Laerte Julio de Souza deixou essa cidade há muito tempo. Ele deixou um número imenso de amigos que estão sempre presentes no seu aniversário, no dia 25 de janeiro. Gente fina.

Dia festivo

O dia 24 de janeiro foi de muita festa e alegria na casa do empresário Marcos Guarino Henriques. O motivo era todo especial: o aniversário de simpática esposa, Jucilene Henriques.

Pura alegria e simpatia

Assim poderíamos definir a Dra. Tereza Tavares Henriques, aniversariante do dia 25 de janeiro. Sua presença é sempre marcante nas reuniões do Lions Clube e nos principais acontecimentos sociais dessa cidade.

Verdadeiro ícone

O empresário Manoel Ildefonso Abdallah é um dos mais tradicionais dessa cidade. É membro ativo e muito empenhado nas realizações do Rotary Club nessa região. Educação em pessoa.

Momento das contas

Passada as festas do Natal e Ano Novo e também a posse do Lula, chegou o momento de coçar os bolsos para pagar as faturas dos cartões de crédito, IPTU, IPVA, matrículas das crianças nas escolas, material escolar, uniformes e outros impostos. Ainda bem que em fevereiro tem Carnaval.

Hora da verdade

Depois da posse festiva, vem à realidade: a cobrança das promessas de campanha e a união do país que ele também ajudou a dividir. Tarefa nada fácil.

Governo republicano

Como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva deverá colocar as picuinhas políticas de lado e tratar todos os governadores de maneira republicana, dispensando a eles as atenções que merecem. O Brasil é uno e é preciso preservar essa questão para o bem de todos indistintamente.

Eu decido

Ninguém no PT tem a ousadia de articular qualquer projeto sem ouvir a opinião do presidente Lula, o dono absoluto desse partido. Mesmo quando estava preso, era ele quem deva as ordens, imagine agora ocupando o cargo de presidente da República. Quem pode manda, quem tem juízo obedece.

Milagre econômico

O ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que o aumento de mais 14 ministérios não acarretaria mais despesas aos cofres públicos. Coisa que só o governo do PT sabe fazer.

Muita habilidade

Vai ser necessário ao presidente Lula muita habilidade para negociar a aprovação dos seus projetos com a posse do novo Congresso. O bolsonarismo formou uma bancada numerosa e vai dar trabalho ao governo. Os ilustres parlamentares precisam separar os seus interesses políticos e colocarem o desenvolvimento do Brasil em primeiro lugar. É o que todos nós esperamos.

Direito a música no Fantástico

Com a sua eleição a presidente da República, pela terceira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o direito de pedir para tocar sua música preferida ao programa Fantástico, da TV Globo.

Brasil, a casa dos reis

A Grã-Bretanha tem a sua majestade, o rei Alberto. O Brasil não tem a monarquia como forma de governo, mas vários reis: Pelé no futebol; Roberto Carlos na música; o rei Momo no Carnaval; Olacir na produção da soja; o rei da politicagem e o rei do tráfico.

Muito idealismo

Ao reajustarem seus salários em 37%, os deputados de Minas, mais uma vez, provaram que legislam em causa própria. Enquanto isso, os vencimentos dos funcionários estão congelados há vários anos.

Brasil dividido

As eleições presidenciais de 2022 foram a mais difícil e complicada desse país. Ela vai ser contestada durante todo o mandato do Lula. O fato é que ele foi eleito, diplomado e empossado, agora só resta deixá-lo governar em paz. Mas, infelizmente, o Brasil viverá um período de muita turbulência e insegurança. A hora é de pacificar os ânimos e unir forças para recolocar o país na rota do desenvolvimento social e econômico.

Ajuda aos Yanomamis

O povo sentiu o drama dos índios Yanomamis e fizeram campanhas recolhendo alimentos, roupas e agasalhos para serem enviados para Roraima. Toneladas de alimentos já foram enviadas, mas resta saber até quando essa campanha vai permanecer. A ajuda deverá ser permanente e incessante. A situação deles é dramática.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário