Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2023 15:19:00 10 de fevereiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

Situação complicada

A Secretaria de Obras é um dos cargos mais cobiçados nas administrações municipais pela sua importância, o prestígio e a popularidade que os seus ocupantes despertam junto aos munícipes. Além do destaque, ela abre as portas para uma possível candidatura a algum cargo eletivo nas próximas eleições.

Ela dá oportunidade para os seus ocupantes ampliarem seu ciclo de amizades, a conhecerem melhor o seu município e também os seus principais problemas.

Mas tudo na vida tem os seus obstáculos e o seu preço, começando pelas cobranças, às vezes injustas e até grosseiras por parte de algumas pessoas em relação à conservação das estradas vicinais, aquelas que ligam as áreas de produção agropecuária até as cidades.

É claro que existem secretários incompetentes e omissos, mas nem sempre os problemas levantados dependem só dele para serem solucionados. São trabalhos que requerem verbas elevadas, maquinários e operários nem sempre disponíveis pelos municípios.

Nesse chamado período das chuvas, as tempestades são constantes e, com elas, os problemas se multiplicam. Os buracos nas ruas e nas estradas aparecem, as quedas de barreiras acontecem, pontes desabam e ocorrem muitos danos nas casas, principalmente naquelas situadas nas margens dos rios e sob as encostas. Tudo em consequência dos fenômenos da natureza.

Nesse momento os grandes sacrificados são os pobres secretários de Obras. Tudo desaba sobre os seus ombros. Cobranças de todos os tipos e em todos os recantos dos municípios.

Com suas equipes de trabalho eles anotam as reclamações e as colocam num plano de ação de acordo com as prioridades mais essenciais e os recursos disponíveis.

Infelizmente nem todas as pessoas entendem isso. Passam a fazerem suas cobranças e exigem soluções urgentes como se as deles fossem as mais importantes.

Com as chuvas constantes, os trabalhos de recuperação se tornam complicados e às vezes impossíveis de serem solucionadas imediatamente. Restando a eles tomarem apenas medidas paliativas para evitarem o colapso total no trânsito nesses locais mais afetados.

É nessa hora que aparecem os espinhos do cargo. Nesse momento os secretários de Obras têm que ter o equilíbrio necessário para suportar as pressões recebidas. Caso contrário só resta a eles o pedido de demissão, deixando o cargo para outras pessoas que irão sofrer as mesmas cobranças e os mesmos atos de intolerâncias por parte das pessoas atingidas pelos efeitos da natureza.

Por isso é que se diz que a missão de secretário de Obras é atraente, mas também muito complicada.

Clézio Paulo de Sá

 

Só alegrias

Ao longo da minha vida, a única riqueza que conquistei foi às amizades e o carinho dos amigos. Vocês são maravilhosos, fizeram a minha felicidade no dia 05 de fevereiro. Gratidão pelas inúmeras mensagens enviadas por ocasião de meu aniversário. Valeu!

Agridoce

É um espaço agradável e bem acolhedor nessa cidade. É um local onde as pessoas se relaxam, divertem e se alimentam bem. Tudo feito com muito carinho e bom gosto.

Elegância a simpatia

A Lívia Vieira Marques é a aniversariante do dia 08 de fevereiro. Ela com sua elegância e simpatia cativa amizades e desperta elogios de todos que têm o prazer de conhecê-la. Gente finíssima.

Um grande idealista

O Newton Hemógenes Silva é um dos idealizadores do Projeto Rota 14 Bis nessa cidade. Ele é idealista, ama essa cidade e se destaca como verdadeiro artista na arte de fotografar e desenhar.

Carnavalesco nota dez

O sandumonense Leonísio da Silva Barroso, além de ser um artista nato, se destaca como compositor e carnavalesco. Ele está marcando presença no carnaval de Juiz de Fora e vai participar dos desfiles das escolas de samba daquela cidade.

Exemplo de fé e humanidade

O sempre querido Frei Joel Postma tem sua vida ligada a Santos Dumont, principalmente aos bairros Santo Antônio e João Gomes Velho. Como digno evangelizador, se destacou na direção do Seminário Seráfico Santo Antônio como franciscano e regente do inesquecível coral “Os Trovadores da Mantiqueira”, que marcou época nessa região. Ele é querido e amado por todos os sandumonenses, que viram sua transferência para Belo Horizonte com muita tristeza, mas desejando sucessos a ele nessa nova fase de sua vida religiosa. Tenho certeza de que ele vai deixar o seu coração nessa cidade que tanto amou.

É preciso de muito apoio

A Prefeitura de Santos Dumont precisa, mais do que nunca, do apoio do deputado Luiz Fernando para equacionar os inúmeros problemas causados pelas chuvas torrenciais que caíram no município, causando grandes estragos nas estradas vicinais e ruas da cidade. Os problemas são graves e exigem grandes investimentos para serem equacionados.

Hora de retribuir

Aqueles deputados estaduais, federais e senadores que receberam inúmeros votos em Santos Dumont deveriam retribuir esse apoio carreando verbas para que o município possa resolver os problemas causados pelas chuvas.

Medidas urgentes

Dá pena ver o estado de degradação em que se encontram a nossa histórica máquina à vapor “Maria Fumaça” Zezé Leone e os vagões de passageiros do antigo Trem de Prata no pátio da estação ferroviária. Esses patrimônios são valiosos e cobiçados por prefeitos de várias cidades do Brasil. Precisamos dar um jeito de preservá-los urgentemente.

Calamidade Pública

Mesmo decretando calamidade pública, a Prefeitura de Santos Dumont vai encontrar dificuldade de arranjar recursos para promover os reparos necessários no município, isso porque dezenas de outras cidades mineiras estão enfrentando a mesma situação.

São João da Serra isolado

O distrito de São João da Serra e a Usina Guary estão isolados do município. Quedas de barreiras e destruição de um trecho da estrada que liga essas localidades à BR-040 e a cidade de Santos Dumont. Os moradores desses locais estão ficando no desespero.

Solidariedade

Digno de nota o apoio que o 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado vem dando ao município durante as enchentes. Eles sempre chegaram junto à população sandumonense nos momentos mais complicados.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Minas Gerais sempre dá seu apoio aos moradores que estão enfrentando dificuldades durante as grandes tragédias. Agora não foi diferente: estão prestando ajuda a todas as pessoas do município que estão em dificuldades nessas enchentes que atingiram a cidade.

     Aulas suspensas

As aulas foram suspensas nas escolas estaduais nesse final de semana para que os funcionários, professores e pais dos alunos pudessem fazer a limpeza dos estabelecimentos que foram invadidos pelas águas das chuvas.

Ewbank da Câmara pede socorro

Os moradores da vizinha cidade de Ewbank da Câmara solicitam ajuda para as pessoas que perderam seus pertences nas enchentes que atingiram a cidade nos dias 07 e 08 de fevereiro. A destruição na cidade foi muito grande e os prejuízos incalculáveis.

Prejuízos

Os moradores das margens do Rio das Posses nos bairros Santo Antônio, João Gomes Velho e Quarto Depósito, além dos prejuízos materiais em suas casas, perderam grande parte da criação de porcos e aves e também de suas hortas.

Decepção

Milhares de flamenguistas fizeram aquela festa na partida do time do Flamengo para verem o time se sagrar campeão do mundo. Alguns foram para aquele país gastando uma baba para ver o time ao vivo ostentando a faixa em um jogo memorável com o Real Madrid. O time decepcionou e saiu da competição no primeiro jogo, perdendo para o Al Hillal por 3 a 2.

Yanomamis

O estado de abandono e penúria dos índios da Amazônia é do conhecimento de todos há muitos anos. É claro que vão querer tirar proveito político dessa situação degradante que os índios Yanomamis estão vivendo. Quero ver até quando vai durar essa incrível manifestação de solidariedade e preocupação do governo com essa gente. Esperamos que seja eficiente e permanente.

Benesses

Entre as benesses prometidas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira aos deputados, se destacam as de dobrar o auxílio moradia, reajuste na verba da gasolina e das passagens aéreas e outras mais. Com essa gente no poder o Brasil jamais sairá do atoleiro em que se encontra.

Ajuda necessária

Os deputados e senadores, em ato de grandeza e solidariedade, deveriam abrir mão das verbas injustificáveis que recebem para que as mesmas fossem destinadas às cidades atingidas pelas enchentes. Deveriam, mas jamais farão isso.

Campo Alegre

Os moradores do bairro Campo Alegre pedem reparos urgentes nas ruas e na estrada que liga esse local à cidade. Reclamação feita por moradores de todos os bairros e distritos. A situação é mais grave do que se imagina.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário