Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2023 09:09:00 24 de fevereiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

Acabou o Carnaval

O carnaval continua sendo a maior festa popular do Brasil. É uma festa onde, de fato, acontece a união de inclusão social com a adversidade. É a comunhão da música com a alegria, com a arte e com a cultura. É onde acontece a perfeita integração da nossa gente.

Os sambas-enredos refletem com muita fidelidade o talento, a criatividade e o conhecimento histórico dos seus compositores. A nossa história se torna popular e nos mostra a magia do candomblé na Bahia, a trajetória de Lampião no sertão nordestino, a vida dos marajoaras na Ilha de Marajó, a trajetória dos seringueiros no Acre, a luta das tribos indígenas da Amazônia pela sua sobrevivência, os milagres do ‘Padim Cícero’ no Ceará, a trajetória do ciclo da cana-de-açúcar na Zona da Mata Nordestina, a dança frenética do frevo em Pernambuco, a discriminação religiosa e o preconceito com os adeptos das seitas africanas, a descontração dos cariocas, a expansão econômica de São Paulo, a imigração dos europeus para o Brasil por ocasião do ciclo do café, a exploração do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes, as belezas naturais do país, o nosso folclórico, as danças regionais e as maravilhas do Pantanal.

Isso tudo sem falarmos no banho de cultura que nos proporcionam, nos levando a conhecer com detalhes as lendas do Egito, Grécia, do Oriente Médio, da Babilônia, Romana, etc. Também gera milhões de dólares para as cidades que patrocinam os desfiles de blocos e escolas de samba. Comércio vendendo de tudo, os hotéis e pousadas lotados. 

Com o carnaval, as histórias dos países do Extremo Oriente ficaram bem conhecidas, bem como as dos países da África e Oceania.

No carnaval não existe espaço para preconceitos religiosos, homofóbicos, raciais e econômicos. Nele tudo é festa, união, integração, descontração e confraternização.

Por tudo isso, podemos dizer que o carnaval é um festival regado a muito humor, onde os foliões fazem do sofrimento motivo de gozação, os políticos alvos de piadas, e as personalidades bonecos nos blocos de Olinda (BA).

O carnaval desse ano acabou, em termos, porque no próximo sábado haverá o desfile das escolas campeãs e entrega dos prêmios aos principais destaques.

Os brasileiros já estão de olho no mês de fevereiro de 2024, porque em fevereiro tem carnaval nessa adorável Terra de Santa Cruz.

Clézio Paulo de Sá 

  

Carnaval em Aracitaba

Aracitaba foi a cidade onde uma grande parte dos foliões sandumonenses escolheram para brincar o carnaval. Quem foi gostou e aplaudiu a organização da festa.

Campanha de Fraternidade

Dia 22 de fevereiro a igreja católica, através da CNBB, lançou nas missas da quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade – 2023, tendo como tema “Fraternidade e Fome”.

Muito carinho

Assim foi comemorado os 87 anos da professora Beatriz Ribeiro. Seus filhos e netos cobriram a antiga professora do Vieira Marques de muito afeto e carinho.

Verdade

“As mulheres que mudaram o mundo nunca precisaram mostrar nada além de sua inteligência.” – Rita Levi Montalcini

Prejuízo no comércio

As lojas que compraram artigos de carnaval pensando em faturar um pouco mais em fevereiro estão amargando um prejuízo danado sem saber o que fazer com a mercadoria. O capital parado sofre desvalorização e muitos produtos sairão de uso no carnaval de 2024.

No ritmo do silêncio

Assim passaram os quatro dias de carnaval em Santos Dumont e Ewbank da Câmara com o cancelamento das festas de momo devido às enchentes nessas cidades.

Caça às bruxas

A PGR está no calcanhar dos extremistas que tentaram dar um golpe de estado e protagonizaram aquele terrível ato de selvageria nos prédios do Congresso Nacional, do STF e no Palácio do Planalto.

Volta à realidade

Passadas as chuvas, chega o momento das pessoas atingidas recomporem a vida, levantando os prejuízos e tentando recuperar com muita dificuldade os objetos perdidos. É agora que precisamos da presença e ajuda dos políticos que levaram milhares de votos dos sandumonenses.

Empresa solidária

A empresa Dow também foi solidária com as vítimas das enchentes dessa cidade. Doou muitas cestas básicas e materiais não perecíveis para serem distribuídos com as pessoas atingidas pelas chuvas.

Ditado certo

Político não se chega a lugar nenhum se continuar batendo na tecla de que os adversários só cometem erros e os seus militantes só acertos. Governar é preciso e criticar não vai resolver problema nenhum.

Afilhado especial

O veterinário Breno Pampanelli desempenha sua função em Barbacena, onde é bem-conceituado. Ele estava na maior alegria, no dia 21 de fevereiro, ao lado da esposa Natália e o filho Bernardo comemorando com tudo que tem direito o seu aniversário.

Participativo

O Clésio Santos tem participação marcante em todos os eventos que ocorrem nessa cidade, principalmente naqueles ligados ao trânsito. Ele festejou aniversário no dia 20 de fevereiro.

Médica exemplar

Assim poderíamos falar da excelente ginecologista, Dra. Helena Lusward, aniversariante do dia 21 de fevereiro.

Idealista e competente

O Renan Souza tem demonstrado muita versatilidade no desempenho das funções que exerce nessa comunidade. Sua participação na Secretaria da Educação é elogiada por todos os funcionários daquela repartição municipal.

Professora muito querida

A simpática professora Denise Hauck marcou presença na Escolinha da CBCC durante muitos anos. Sempre querida e festejada pelos seus alunos e pais pela sua competência, dedicação e carinho que dispensava aos seus alunos. Ela hoje dirige uma escola municipal em Chapel D’Uvas. Denise comemora aniversário no dia 27 de fevereiro.

Empresário vitorioso; Leão dedicado

Esses são atributos que podem ser atribuídos ao comunicativo Marco Antônio Guarino Henriques. Seus familiares e amigos vão chegar junto no dia 28 de fevereiro, por um motivo muito justo: a passagem de seu aniversário.

Sempre lembrado

É impossível falar de futebol nessa cidade sem lembrar o nome do Amilton Esteves. Ele brilhou como atleta do Colégio Santos Dumont, do Comercial e em outros times dessa cidade. Hamilton foi um bancário dedicado e hoje possui uma casa de material esportivo em Santos Dumont. Seu aniversário é neste dia, 28 de fevereiro.

Necessário...

...Seria as pessoas saberem conviver respeitando as diferenças e respeitando as opiniões contrárias às suas. Questão de educação e civilidade.

Supremo

As vagas no Supremo Tribunal Federal deveriam ser preenchidas através da meritocracia, de concursos e probidade, com juristas de larga experiência no sistema judiciário, como desembargadores, ministros de tribunais, procuradores e advogados indicados pela OAB.

Jamais através de indicação política.

Economia

Ditado certo: quando as medidas econômicas vêm de encontro aos interesses dos banqueiros, é certo que as mesmas não serão ideais para a população.

É dando que se recebe

A elogiável frase da oração de São Francisco de Assis infelizmente vem sendo utilizada pejorativamente pelos políticos oportunistas na negociação dos cargos nos ministérios, direção das empresas estatais e elevados postos do 2º e 3º escalões do governo federal. O líder do partido União Brasil é um expert nesse assunto.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário