Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2023 17:20:00 03 de fevereiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista...

 

Prova de vida mais fácil

Digno de elogios a iniciativa do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, de transferir para o INSS, através de cruzamentos de dados, a comprovação da prova de vida dos aposentados e pensionistas.

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), a partir do dia 26 de janeiro de 2023, o procedimento usará os dados relecionados com a renovação de carteira de motorista, do comprovante de votação nas eleições, de dados fornecidos pelas agências bancárias e cartórios para comprovar a prova de vida dos cidadãos.

Segundo o ministro Carlos Lupi, a partir do mês do aniversário, o INSS terá dez meses para comprovar a prova de vida do seu segurado.

Caso o governo não obtiver as informações suficientes, o beneficiário receberá uma notificação pela rede bancária, pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135 para comparecer e fazer sua prova de vida.

Além dessas medidas, outras serão tomadas no prazo de 60 dias para comprovar a vida do beneficiário, inclusive com a visita de um servidor na sua residência.

Na época em que o mundo vive a chamada era digital, onde esses dados poderão ser confirmados imediatamente, não se justifica o INSS utilizar processos tão arcaicos.

Com essa brilhante iniciativa, o INSS poupará os aposentados e pensionistas idosos, doentes e portadores de deficiências físicas e, também os seus familiares, de sofrerem humilhações e constrangimentos nas portas das agências dos prédios do INSS e das organizações bancárias, carregando seus entes queridos para comprovarem que ainda estão vivos.

Essa iniciativa do ministro da Previdência vem de encontro a uma antiga solicitação dos familiares dos aposentados e pensionistas do INSS, que tinham a difícil missão de transportá-los em cadeiras de rodas, no colo e até em macas para o guichê e fazer a chamada prova de vida, muitas vezes subindo vários lances das escadas.

Parabéns ao ministro Carlos Lupi por colocar em prática essa medida humanitária, objetiva e eficiente na solução desse drama vivido pelos nossos parentes idosos, deficientes e doentes.

Agora a nossa Previdência Social consegue um grande avanço na sua dignificante missão social em nosso país.

Clézio Paulo de Sá

 

Bodas do Ouro

O simpático casal, Rita e Cap. Antonio Dias está na maior felicidade: está comemorando suas “Bodas de Ouro” de muita paz e alegria.

Asfalto cedeu

A camada asfáltica da Rua Albertina Coelho, no Córrego do Ouro, em frente ao número 642, entrada da fazenda de Geraldo Duda, cedeu com as chuvas e está ameaçando os veículos despencarem na pirambeira. Os moradores improvisaram uma cerca de proteção na base do bambu. A estrada da Ponte Preta terá que ser totalmente asfaltada. Não tem como reparar tantos buracos. Ela está ficando intransitável.

Lamentamos profundamente

 

A educação de Santos Dumont perdeu um dedicado e competente professor de português, João Baptista Henriques. Ele marcou época na Escola Estadual João Pinheiro e no antigo Colégio Pio X. Era uma pessoa séria, responsável e muito habilidosa na arte de informática.

Muita força de vontade

A Flávia Amorim tem uma vida pautada pela dedicação às filhas, Isabela e Mariana, e pela luta por sua saúde. Ela teve participação importante na história do Jornal Mensagem nessa cidade. Seu aniversário foi no dia 03 de fevereiro.

Feliz aniversário

Para a professora aposentada Suely Ellena Barbosa. Ele teve uma passagem elogiosa na educação dessa cidade. Suely também comemorou idade nova no dia 03 de fevereiro.

Empresária vitoriosa

A Maria Tereza Ladeira Abud é uma empresária competente e muito dedicada a sua conceituada Metalgráfica Palmira. Sua participação nessa comunidade é elogiada por todos sandumonenses.

Deu bem o seu recado

A talentosa professora Ana Maria Marques Dias, da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, se saiu muito bem no programa “Tô Indo” da TV Integração, do dia 28 de janeiro, sobre o Distrito de Dores. Foi uma perfeita guia turística. Conhece profundamente a história daquele aprazível lugar de Santos Dumont. Vale a pena conhecer.

Eles vão voltar

Com a eleição do Lula, o Programa Mais Médico volta ao Brasil com a corda toda. O governo cubano agradece penhoradamente.

Níver

Com prazer registramos o aniversário da querida leitora e amiga, Maria Teresa Chevitarese, no dia 31 de janeiro. Ele é uma simpatia de pessoa.

Puro talento

O advogado Otto Pereira de Castro, também marca presença como próspero empresário. Sua imobiliária vem crescendo dia após dia. Seu aniversário foi no dia 03 de fevereiro.

Sempre festejada

A querida cunhada Maria de Lourdes Gomes de Sá comemora aniversário amanhã, 05 de fevereiro. Como sempre, o seu esposo Antônio Cesar e os filhos, Susana, Dr. Cesar e Soyane, e também os netos Ana Luisa, Guilherme, Beatriz, Clara e Bento não deixam a data passar em branco. Ela merece.

A seleção é logo ali

Abrimos espaço na coluna de hoje para prestar homenagem à excelente atleta sandumonense, Jussara Silva, grande destaque da equipe de vôlei da Unilife Maringá (PR). Ela vem sendo muito elogiada pela direção da CBV pelas excelentes apresentações que vêm realizando nesse período 2022/23.

Lugar vexatório

Em termos de corrupção, o Brasil ficou em 94º lugar entre os 180 países pesquisados. Com essa classe política que temos, o resultado é daí para pior.

Trio perfeito

A comissão organizadora do Carnaval de Santos Dumont foi muito feliz em unir a nossa cultura e a nossa história com o Carnaval, dando a ele, nesse ano, o sugestivo nome de “Nas Asas do Carnaval”. Muita inspiração e criatividade.

Filosofia de vida

“Se você soubesse o quão rápido vão te esquecer quando morrer, não estaria deixando de fazer tantas coisas por medo do que vão pensar.”

Farra com o dinheiro público

A briga pela reeleição das presidências da Câmara e do Senado extrapolou o direito da moralidade. A distribuição de cargos e verbas públicas são condenáveis, isso para não dizer criminosas. Nota zero para o deputado Arthur Lira e o senador Rodrigo Pacheco.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário