Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 13 de novembro de 2021 13:49:00 13 de Novembro de 2021

Compartilhe este conteúdo:

  Por Clézio Paulo de Sá - Colunista

Novos Rumos

É comum ouvir dos sandumonenses saudosistas que essa cidade deveria se chamar ‘lá tinha’.

Alegam que no passado Santos Dumont se projetava no Brasil e até no exterior não só por ser a terra natal do inventor do avião, Alberto Santos=Dumont, mas também por possuir indústrias famosas como laticínios, malharias, fábricas de toalhas, meias, coalho, química, velas, bonecas, papeis, diversas cooperativas, tampinhas, embalagens de latas, doces, a CBCC, as oficinas do 4º Depósito da RFFSA, fogões, serralherias, gráficas, etc.

Era um verdadeiro polo industrial e comercial, um importante centro ferroviário e um atrativo ponto de lazer. A cidade era dotada de importantes escolas que recebiam alunos de várias cidades dessa região, como o Colégio Santos Dumont, São José e o Pio X, bem como as profissionais Fernando Guimarães, Vocacional e o Instituto Joaquim Soares de Oliveira.

Os queijos e manteigas da Companhia de Laticínios Palmira, Borboleta, Boeck e Avenida eram enaltecidos como sendo os melhores do Brasil. Abasteciam a marcado brasileiro e eram exportados para diversos países.

Só que os tempos mudaram. A concorrência com outras poderosas empresas multinacionais ficou muito acirrada. Com o comércio globalizado, a economia liberal colaborou para o fechamento de nossas indústrias, já que não tinham como competir com essas grandes empresas internacionais.

Hoje Santos Dumont vive outra realidade. Continua com um comércio ativo, com o funcionamento de indústrias de menor porte, a CBCC cedeu lugar para a atual Dow, e apareceram supermercados de grande porte como o Epa, BH e SuperVito e, para completar, um grande número de lojas pertencem a empresários de várias cidades da região. Isso equivale dizer que elas geram empregos, mas levam grande quantidade do dinheiro circulante no município.

No passado, as nossas empresas participavam ativamente na cidade em termos sociais, publicidades e patrocinando eventos que ocorriam no município. Essas empresas atuais fazem suas publicidades através das redes de TV.

Também há de se destacar o negacionismo de algumas pessoas que veem motivos para críticas em tudo, mas não acrescentam nada para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.

 Digno de nota a luta tenaz dos proprietários de jornais e rádios da cidade para sobreviverem. Além da concorrência das grandes empresas de comunicações da região, não contam com o apoio da maioria dos empresários e nem de órgãos públicos, com exceção da Câmara Municipal que prima em divulgar os seus atos legislativos.  

Quando aparece alguém com mentalidade nova querendo dar um novo toque de modernidade na cidade, logo aparecem os críticos contumazes querendo destruir os seus idealizadores.

O certo é que a cidade, com o desprendimento da Fundação Casa de Cabangu, o lançamento do Portal 14B e a instalação de um novo painel eletrônico na Avenida Getúlio Vargas, ganhou uma nova dimensão de modernidade e está sendo projetada internacionalmente.

O desenvolvimento de Santos Dumont depende da participação, do idealismo e da criatividade de seus munícipes e não das críticas de pessoas negativas, aquelas pessoas que fazem do pessimismo a sua maneira de ver as coisas, mas não participam de nenhum projeto que vise o crescimento da cidade e do bem-estar de sua população.

Esqueçam essa mania do ‘lá tinha’ e vamos aderir ao que temos de bom. O potencial da cidade ainda é muito grande para se projetar no cenário político, social e econômico do Brasil.

 

Falecimento

O médico Dr. Tadeu Barra Hauck faleceu no dia 09 de novembro, deixando uma tristeza muito grande nos moradores dessa cidade. Ele ela uma pessoa amiga, carismática, competente e muito querida pelos seus inúmeros pacientes.

93 anos de vida

A querida professora Rosa Menezes Machado marcou época na Escola Estadual Vieira Marques pela sua competência, dedicação e o amor aos seus alunos. Ela, cercada do carinho de seus filhos e netos, festejou 93 anos no dia 09 de novembro.

Raridades de Santos Dumont

Muito bom rever as fotos que marcaram Palmira/Santos=Dumont que estão sendo publicadas por alguns sandumonenses idealistas. Isso nos traz muitas saudades e nos possibilita fazer uma avaliação sobre a sua evolução nesses últimos cem anos. Nota dez com louvor.

Cultura

Recebi, li e gostei do livro lançado pela escritora internacional Karla Grunewald, “Caminhos De Mestre a Aprendiz”. É uma leitura agradável, aborda vários temas e nos leva a meditar sobre os fatos que envolvem o nosso cotidiano. Karla hoje vive na Austrália, na cidade de Sidney, mas sempre ligada à cidade de Santos Dumont, onde vive os seus familiares e amigos da juventude. Para nossa alegria, atualmente ela curte uma temporada em nossa cidade.

À ela nossa felicitação pelo lançamento dessa obra e o nosso carinhoso abraço.

Torcidas nota dez

As torcidas do Atlético Mineiro, Cruzeiro e Botafogo, guardando as devidas proporções, deram shows nas arquibancadas nas últimas partidas realizadas pelos seus clubes. Compareceram e incentivaram muito esses clubes nesta reta final de Séries A e B.

Disputa pelo governo

Cresce a disputa pelo governo de Minas nas próximas eleições. Fala-se muito na reeleição de Romeu Zema e no prefeito de BH, Alexandre Kalil, mas, certamente vão aparecer outras candidaturas. Anastasia, Rodrigo Pacheco e Fernando Pimentel podem surpreender, mas certamente vão surgir outros candidatos.

Candidato a deputado

Torço para que apareça em Santos Dumont um nome que possa concorrer com sucesso a uma vaga para deputado estadual em 2022. Todos os partidos poderiam se reunir em torno desse ideal. É difícil, mas é possível. Essa cidade só teria a ganhar.

Feira no bairro

Muito válida essa ideia de se promover a feira dos produtores no bairro São Sebastião. O mesmo deveria ser feito em outros bairros. Grande benefício para o produtor rural e, principalmente, para a população desses locais.

Oposição ferrenha

Torço para que surja um candidato como opção ao governo federal, mas sem vínculo com esses políticos contaminados pela corrupção, mas que seja idealista, republicano, democrata e correto em suas atitudes. Mas é incrível a oposição que o presidente Bolsonaro vem sofrendo por parte dos partidos e políticos de esquerda, entidades de classes e outras entidades representativas do país. Isso não é oposição, é massacre.

Observação oportuna

Muito feliz o Portal 14B em sua crítica ao estado de abandono em que se encontra a Praça Bagatelle, na entrada da cidade (trevo sul). Centenas de pessoas que passam por essa cidade pela BR- 040 fazem questão de parar e tirar fotos sob a réplica do 14 bis. Eles fazem questão de dizerem aos seus familiares e amigos que passaram por Santos Dumont, a cidade natal do maior gênio desse país, Alberto Santos=Dumont. A Prefeitura poderia dar uma atenção toda especial a esse local.

Covid-19

Não se pode relaxar nos cuidados de prevenção contra a Covid-19. Com a liberação do público nos diversos locais, o índice de pessoas contaminadas pelo coronavírus vem aumentando gradativamente. Os leitos de UTI subiram 1,2% nos dias 08 e 09 de novembro em Minas Gerais.

Sucesso Pessoal

A saudosa cantora e compositora Marília Mendonça fez sucesso e se transformou em verdadeiro mito na música brasileira. Ganhou milhões de fãs sem apelar para declarações inconvenientes na política, nem se apoderar de dinheiro público através da Lei Rouanet e nem de qualquer bolsa financeira injustificável. Ela morreu aos 26 anos de maneira trágica, mas seu legado sobreviverá para sempre no coração dos brasileiros.

 

 

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário