Coluna do Meio
11 de novembro de 2022
|
Por Clézio Sá - Colunista...
Bom Senso Administrativo
Terminou as eleições e, agora, o Brasil volta a sua vida normal livre desses conflitos desgastantes dessas eleições presidenciais de 2022.
Durante a campanha tivemos debates medíocres, muita baixaria e acusações pesadas sobre a vida e a dignidade dos adversários. Entre as acusações, está a que Luis Inácio Lula da Silva, indignado com o apoio de governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema ao presidente Bolsonaro, ameaçou, caso eleito, cortar todo tipo de ajuda a Minas em termos de obras e verbas. Creio que essa acusação, se foi feita, foi no calor da eleição.
Nenhum presidente iria tomar uma posição radical contra qualquer estado da Federação. O Brasil é um país uno, o maior da América Latina. É um país dotado de um povo alegre, passivo, idealista e tem um amor muito grande a sua terra. Sua biodiversidade é invejável.
Minas Gerais é uma das unidades da Federação que tem uma história peculiar na vida do Brasil. Aqui surgiram os principais movimentos a favor da independência do Brasil, com destaque para Joaquim José da Silva Xavier, o imortal Tiradentes. É berço de figuras ilustres do Brasil desde a época do Império, entre eles, José Bonifácio, Milton Campos, Arthur Bernardes, Benedito Valadares, Juscelino Kubitschek, Magalhães Pinto, Tancredo Neves, Itamar Franco, Carlos Drumond de Andrade, Guimarães Rosa e muitas figuras exponenciais desse país.
Minas é um estado que tem participação elogiável na vida econômica desse país com suas imensas riquezas minerais, principalmente na produção de minério de ferro, manganês, bauxita, ouro, pedras preciosas etc. Se destaca na produção de automóveis, caminhões, tratores, siderurgia, refinaria, laticínios, bebidas, pecuária, café e muitos outros. Com suas exportações ele contribui muito para a elevação do PIB brasileiro.
Minas é o terceiro colégio eleitoral e berço das principais universidades desse país.
Diante disso tudo, nenhum presidente da República pode ignorá-lo ou descriminá-lo na distribuição de verbas e na execução de obras públicas.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva, por questão de lógica, bom senso e racionalidade, certamente vai deixar as divergências políticas de lado e se conscientizar de que ele é o presidente do Brasil, o homem responsável pelo desenvolvimento do país e o aprimoramento da qualidade de vida de seu povo.
Caberá a Lula reunificar o Brasil e promover a integração entre todos os estados no processo que poderá levar o país a reencontrar seu clima de paz e prosperidade.
Depois dessa terrível campanha eleitoral, com discursos ultrapassados e sem nenhuma inspiração, onde houve grande esbanjação de dinheiro público através desse inconcebível fundo eleitoral, as eleições aconteceram, Lula foi eleito democraticamente o presidente do Brasil para os próximos quatro anos.
Agora só nos resta torcer para que o novo presidente faça um bom governo e cumpra as suas promessas de campanha.
Finalizo essa matéria lembrando um pensamento do grande historiador Herodoto: “Minas tem um coração de ouro guardado em um peito de ferro”. Eu acrescento, cravejado de diamantes e pedras preciosas.
Não se consegue falar sobre o Brasil sem dar espaço para a importância e os valores de Minas. Sendo assim, só um louco iria governar esse país ignorando Minas Gerais. É por isso que se diz sobre esse majestoso estado: “Quem te conhece jamais te esquece.”.
Eu amo Minas!
Clézio Paulo de Sá
Expansão empresarial
As Lojas Volpi, uma das mais tradicionais dessa cidade, abriu uma nova filial no bairro São Pedro, em Juiz de Fora, no dia 09 de novembro. Ela é dotada de muito conforto e uma grande variedade em móveis e colchões. As Organizações Volpi estão se expandindo muito nessa região. São empresários dotados de muito talento e que têm o comércio circulando em suas veias.
Universos Cotidianos
Esse é o título do sétimo livro lançado pelo talentoso escritor sandumonense, Victor Kingma. Uma agradável soma de poesias, trovas e versos. Eu li, gostei e recomendo. Um livro ideal para presentear um amigo nesse final de ano.
Mudou de nome
O termo ‘orçamento secreto’, muito criticado e condenado pelos políticos da esquerda nessas eleições, agora surge com o sugestivo nome de “emenda do relator”. Coisas de nossa política.
Padre Camilo
O padre Camilo foi pároco da nossa Matriz de São Miguel e Almas, onde realizou um excelente trabalho de evangelização. Foi transferido para a Igreja Santa Rita, em Juiz de Fora, agora é o reitor do Seminário Santo Antonio, da Diocese desta cidade.
Coisa de mãe
Essa foto retrata com muita fidelidade o que uma mãe faz para proteger e alimentar o seu filho. Amor inigualável!
Abrindo fronteiras
Com muita alegria li na coluna do Anselmo Gois, no jornal O Globo do dia 05 de novembro, que a sandumonense Giovane Saionara da Corte é a primeira diretora negra do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), em seus 142 anos de existência. Esse Instituto é a antiga Escola Normal da Corte, inaugurado pelo imperador D. Pedro II. Giovane fez o curso mestrado e pós-doutorado na Fiocruz e doutorado na USP. Sua meta é incentivar meninos e meninas negros a alcançarem novos objetivos na vida.
Rosa de Ouro
A professora Rosa Grilo Machado marcou presença marcante como professora da tradicional Escola Estadual Vieira Marques. Tem uma conduta elogiável na comunidade sandumonense e é muito querida pelos seus familiares. Isso foi provado no dia 08 quando recebeu inúmeras manifestações de carinho de seus filhos Rosa, Juliana e Vicente Paulo, netas e inúmeras amigas, pela passagem dos seus 94 anos. Gente fina.
Valores inesquecíveis
Dia 09 de novembro a arte brasileira perdeu dois artistas que marcaram presença pelo seu talento, voz e simpatia: Gal Costa (77 anos) e Rolando Boldrim (86 anos). A comoção do povo pela morte desses artistas provaram o quanto eles eram queridos nesse país.
Radicalismo condenável
A verdade é que essas eleições nos provaram que no Brasil existem dois grupos radicais, o da direita e o da esquerda, formados pela minoria dos eleitores. Essas pessoas, sem escrúpulos, são adeptas da violência, dos fake new’s, da degradação humana, do ódio, da homofobia e do revanchismo. Ainda bem que esses grupos indesejáveis na sociedade são constituídos por pequena parte dos eleitores desse país.
Volta ao poder
Os bolsonaristas esperam um desgaste muito grande do governo Lula na esperança da volta do Capitão em 2026. Sonhar não custa nada, e nos Estados Unidos a turma do Trump já trabalha pela sua volta. Coisas da política...
Faltam oito dias
As atenções dos brasileiros se voltam, agora, para a Copa do Mundo no Catar. Ela já está mexendo com a emoção dos torcedores do mundo inteiro. No Brasil, o futebol é a paixão da maioria da população, esquenta a cabeça e balança o coração. Todos já vivem o clima da Copa sonhando com a conquista do hexa. Temos chance de chegar lá. Vamos torcer.
Conhecimento de causa
A jornalista Giovana Mel saiu da Globo dizendo que nunca houve imparcialidade jornalística na empresa. Quanto a essa informação, ninguém tem dúvida e nem o William Bonner.
Brasil sobre rodas
Está provado que o Brasil é um país que anda sobre rodas, ou melhor, sobre pneus. O movimento dos caminhoneiros provou isso. Com a paralisação dos transportes, o país quase entrou em colapso no setor de abastecimento do mercado, com a falta de ônibus, e alerta nos postos de combustíveis. Isso deixou as autoridades em pânico.
Rebeca é ouro
A ginasta brasileira Rebeca Andrade é campeã do mundo com todos os méritos. Ela se tornou um dos maiores orgulhos dos brasileiros, não só pela sua técnica, mas também pela sua simpatia, humildade, beleza e persistência na busca do seu ideal. Ela serve de exemplo para os jovens atletas desse país que sonham com o estrelato.
Sempre é bom lembrar
A Petrobras é um patrimônio do Brasil e um dos maiores orgulhos dos brasileiros. A Petrobras é nossa, e não dos políticos inescrupulosos que querem usá-la para satisfazer as suas ambições pessoais.
Agora o Brasil é outro
Os brasileiros vivem momentos de esperança, sonhos e felicidade. Pediram e ganharam mudança de governo. Ufa, o lixo reinante nessa campanha política acabou para a felicidade geral da nação. Resta agora sonhar e esperar por novos tempos para esse sofrido Brasil.
Desmoralizadas
A maioria dos políticos é tão medíocre que conseguiram até desmoralizar a mentira e a fake new’s. Ficaram tão desmoralizados que as mensagens publicadas por eles eram totalmente desacreditadas.
Fato ou boato
A Rede Globo desenvolveu uma cobertura dessa campanha política totalmente parcial. Era evidente a tendência de seus jornalistas e analistas políticos pela candidatura do Lula. Questão de sobrevivência financeira.
Agarrado no poder
O famoso bloco do Centrão sempre foi criticado pela sede que tem pelo poder e pelos principais cargos do governo. Ele continuará sendo o pêndulo no governo do PT, o partido que mais criticou a sua adesão ao governo Bolsonaro. O Centrão hoje é a menina dos olhos do governo Lula em busca da governabilidade do país. Fato comum na política dessa terra Tupiniquim.
Colcha de retalhos
Em busca da governabilidade, o governo Lula vai distribuir ministérios e cargos para os membros dos partidos que integrarão a sua base no Congresso Nacional. Sem esses acordos, a governabilidade fica praticamente impossível. Esse sistema do toma lá, dá cá, se tornou um câncer na política brasileira.
Novembro atípico
Esse mês de novembro começa com Lula eleito presidente da República pela terceira vez, muito frio a até neve em Santa Catarina, o início da Copa do Mundo no Catar e muita polêmica em relação ao resultado das eleições.