Coluna do Meio
Data de Publicação: 23 de setembro de 2022 15:13:00 23 de setembro de 2022
|
Por Clézio Sá - Colunista...
Eleição, ato cívico, democrático e responsável
Faltam apenas 08 dias para o primeiro turno das eleições que irão decidir o novo presidente da República, os governadores, senadores e deputados que irão gerir o nosso destino nos próximos quatro anos (2023 a 2026).
Certamente o Senado, a Câmara e as Assembleias Legislativas terão novos nomes e, com eles, estarão às esperanças dos brasileiros para que o nosso país tenha uma nova dimensão em seu desenvolvimento social, político e econômico e, com isso, possamos ter uma melhor qualidade de vida, mais empregos e, talvez, as reformas necessárias para o crescimento do Brasil.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prometendo uma eleição transparente, com muita lisura e credibilidade. As urnas eletrônicas foram renovadas, lacradas e enviadas aos Tribunais Regionais Eleitorais sob o maior esquema de segurança.
Os eleitores foram devidamente orientados e os jovens e idosos incentivados para participarem desse processo cívico, cumprindo seus deveres com a afirmação democrática do país.
Resta agora os eleitores refletirem bem sobre as escolhas de seus candidatos, afinal está em jogo os destinos do Brasil e a qualidade de vida do seu povo.
O decantado estado democrático do direito é o principal lema de uma democracia plena. Esse princípio deverá ser preservado a qualquer preço. A liberdade de expressão é fundamental para a nossa sobrevivência.
Todos os candidatos a cargos eletivos tiveram oportunidade de expressarem as suas ideias e apresentarem os motivos que os levaram a pleitear se elegerem aos cargos almejados. Alguns demonstraram sinceridade e vontade de servir como legítimos representantes das suas cidades, as suas bases eleitorais e ao país. Outros se utilizaram do velho populismo, da demagogia, da hipocrisia e danaram a prometer tudo que não irão cumprir. O objetivo deles é apenas o poder, a imunidade parlamentar e satisfazerem os seus interesses pessoais.
Diante disso, aumenta ainda mais a responsabilidade dos eleitores nas escolhas dos seus candidatos. Teremos três opções: voltamos ao passado onde houve algumas importantes conquistas sociais, mas, também, marcado por muitos escândalos, corrupção e roubo aos cofres das principais empresas estatais; deixaremos do jeito que está para ver como é que vai ficar; ou mudaremos tudo dando oportunidade a novos governantes na esperança de dias melhores. A dúvida é muito grande.
A decisão é dos eleitores, o alvo o destino do Brasil e o objetivo maior o nosso futuro.
O Brasil hoje está em nossas mãos. Pense bem nisso.
Clézio Paulo de Sá
Saúde e Lions
O ortopedista Dr. Valter Gonçalves Souza tem um passado inteiro dedicado à medicina, mas também tem uma dedicação imensa ao Lions Clube de Santos Dumont. Foi seu presidente e realizou uma gestão elogiável. Dia 21de setembro ele recebeu muitas manifestações de carinho de seus familiares e amigos pela passagem do seu aniversário.
Unidos no mesmo ideal
Os irmãos Pacífico Júnior e Sabrina fizeram da medicina a razão maior de suas vidas. Ele clínico geral e pediatra, e ela cardiologista. Os dois são bem sucedidos na profissão e tem grande afinidade com essa cidade. Eles receberam um abraço muito especial de seus pais, Dr. Pacífico e Dra. Silvia, dos amigos e familiares, no dia 20 de setembro, quando festejaram mais um ano de vida.
A mestra com carinho
A professora aposentada Fátima Garcia Passos foi muito competente e amada pelos seus alunos quando lecionava no tradicional Colégio Polivalente. No aconchego de seu lar, ela comemorou mais um aniversário no dia 22 de setembro.
Brilharam
Os bailarinos da escola “Núcleo de Dança” de Santos Dumont, que se apresentaram no XVI Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, receberam os maiores elogios pelas coreografias apresentadas. Parabéns à dinâmica diretora Lara Ferreira e todos integrantes desse grupo de dança que nos representou maravilhosamente para a plateia presente a esse evento.
Bombando
O III Fest Buteco Sandumonense está mobilizando os empresários ligados à gastronomia nessa cidade. O número de participantes aumentou e o evento está despertando grande interesse na população sandumonense.
Muitas esperanças
O Luiz Fernando Faria está com muita esperança de se eleger a deputado federal nessas eleições para representar bem Santos Dumont e toda essa região na Câmara dos Deputados. Com a sua eleição, Santos Dumont só tem a ganhar em termos de verbas e representatividade no cenário nacional.
Bons candidatos
Evandro Sarubbi e Marcelo Guerra botaram o bloco na rua e buscam uma boa votação em Santos Dumont e cidades vizinhas. São candidatos à deputado estadual e reúnem todas as condições para nos representar bem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Crise nos hospitais
Com o fim dos repasses das verbas que o Ministério da Saúde fazia aos municípios e hospitais para o tratamento das pessoas portadoras da Covid-19, a crise financeira voltou a se fazer presente nas casas de saúde. Com a queda do número de pessoas contaminadas com o coronavírus pensávamos que os hospitais iriam ficar mais aliviados financeiramente. Mas não foi isso que está acontecendo. As despesas para manutenção se mantém, mas a receita caiu assustadoramente dificultando os hospitais honrarem com os seus compromissos.
Festa de São Miguel
O pároco da Igreja Matriz de São Miguel e Almas, padre Eder, está muito feliz com o apoio que vem recebendo de seus paroquianos na organização da festa do padroeiro da cidade, São Miguel e Almas, no dia 29 de setembro. As barraquinhas já estão funcionando a todo vapor com cardápio variado e a novena vem sendo bem concorrida. A participação de todos os católicos é fundamental para o sucesso deste evento.
Fora dos trilhos
Aquele decantado projeto da construção de uma rua ligando o pátio da estação ao 4º Depósito, aproveitando o leito desativado da linha férrea da antiga RFFSA ficou arquivado. Essa obra que seria uma boa alternativa para desafogar o trânsito no centro da cidade.
Volta do cinema
Como seria bom se algum empresário abrisse uma sala de projeção nessa cidade, tipo Cinemax, com 100 a 120 lugares. Essa sala poderia inclusive servir para apresentação de peças teatrais e palestras que ocorrem sistematicamente nessa cidade.
De olho nos lucros
Os banqueiros e construtores estão calados, mas injetando dinheiro pesado nas campanhas dos presidenciáveis e candidatos a cargos de governadores. O troco virá através da elevação dos juros, taxas pelos serviços prestados aos clientes e nas obras a serem tocadas pelos futuros governantes.
União impossível
Os objetivos são determinados: derrotar a reeleição de Bolsonaro e a conquista do poder a qualquer preço. A união de um candidato de consenso é muito difícil porque ninguém abre mão de ser cabeça de chapa. Duvido que o Lula (PT) aceite abrir mão de sua candidatura em favor do Ciro Gomes (PDT) ou da Simone Tebet (MDB). Esses partidos são grandes e buscam afirmação no meio político desse país. E mais, todos estão de olho no dinheiro desse maldito fundo eleitoral e do fundo partidário. No segundo turno tudo é possível, até mesmo a traição.
Baixaria
Faltando apenas uma semana para o primeiro turno das eleições de 2022, os candidatos em vez de tentarem conquistar os eleitores com propostas consistentes de governo, preferem fazer suas campanhas na base da agressão aos adversários, divulgando fake new’s. Questão de nível social e político.
Voto útil
De acordo com o nível dos candidatos e a falta de programa inteligente de campanha para apresentar aos eleitores, os dirigentes dos partidos estão apelando agora para o chamado voto útil. O difícil está em saber em quem depositar esse voto.
Omissão à saúde
Enquanto os candidatos fazem campanha na base de ataque aos adversários, as doenças vão se alastrando no país. Não vi nenhum candidato apresentando um programa consistente para erradicar essas doenças endêmicas e epidêmicas no Brasil. A pólio, a dengue, sarampo e o Covid-19 continuam fazendo suas vítimas nesse país.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|