Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 22 de outubro de 2021 17:02:00 22 de outubro de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

  Por Clézio Paulo de Sá - Colunista 

Rumo à imortalidade

As grandes personalidades de um país têm como destino a imortalidade, mas isso só é possível através dos seguintes fatores, diziam os nossos antepassados: ter filhos, plantar uma árvore e escrever um livro. Eu acrescento, participar da vida social de sua comunidade.

As Organizações Globo de Comunicações, visando homenagear o seu criador, criou a Fundação Roberto Marinho e deu ênfase ao seguinte pensamento: “ O homem é eterno quando a sua obra permanece”.

De fato, através dos filhos ele permite a perpetuação da família com a vinda dos netos, bisnetos, etc.; ao plantar uma árvore ele colabora para a preservação da natureza, já que quando adulta, ela frutifica e espalha suas sementes dando origem a centenas de novas árvores, que irão contribuir na preservação da natureza; e, ao escrever um livro, a pessoa deixa um legado para a humanidade. Conforme o seu conteúdo, a juventude vai conhecer o passado, valorizar o presente e prever o seu futuro. Também, através dessa obra, as pessoas poderão ampliar o seu grau cultural, dar mais prazer às suas horas de lazer e a educar melhor os seus filhos.

Quando abandonado e adormecido numa estante, eles dão um toque de beleza no ambiente e valoriza o acervo cultural do seu proprietário.

Finalmente, quando se participa ativamente das atividades sociais de sua cidade, a pessoa colabora para amenizar o sofrimento dos seus irmãos excluídos e que padecem de alguma forma através da fome, da doença e do abandono pela sociedade. E mais, participa de maneira positiva com o desenvolvimento do município e se torna uma pessoa querida, útil e sempre lembrada após a sua morte, independentemente de seu estado financeiro, político, cultural e social.

Ninguém vive pensando em se transformar em um imortal, mas ele se torna um ser dotado de qualidades inquestionáveis através dos seus atos, de suas realizações e de sua participação na sociedade.

Isso será lembrado não só pelos seus familiares, mas também, pelos amigos e pelo povo através de vários tipos de homenagens que irão perpetuá-lo ao longo da história.

É claro que existem pessoas que marcam suas presenças através de atos folclóricos que representam em sua cidade. Também têm aqueles que ficam marcados pelos danos provocados à sociedade e aqueles que simplesmente passaram pela vida e caíram no esquecimento. Não prejudicaram ninguém, mas também, não acrescentaram nada edificante que merecesse ser lembrado pelo povo.

Assim é a vida nesse mundo abençoado por Deus.

Clézio Paulo de Sá


Verdade

Abrimos nossa coluna de hoje com um pensamento do padre Fábio de Melo que diz: “Esses autores de assassinatos bárbaros só deveriam ter direito a saidinhas do presídio no dia de finados para visitarem os túmulos das pessoas que mataram”. Deveriam sim, chegarem e saírem dos cemitérios em camburões escoltados pela PM para chamar atenção de todos os presentes nesses locais.

Novo emprego

O ex-presidente Lula arranjou um novo emprego na Linkedin. Seus adversários dizem que ele arranjou emprego e não trabalho.

Que maldade...

Apelação

Esse negócio de fascismo, comunismo e socialismo não existe no Brasil. Apenas um grupo de capitalista utiliza esses sistemas para se promove politicamente. Quem duvidar é só verificarem o padrão de vida que levam: todos andam em carrões, moram em casas confortáveis nos melhores bairros, frequentam os melhores restaurantes, usam roupas de grifes famosas e passam férias em Miami, Paris, Londres, Roma e Dubai.

Excelente dermatologista

A bonita dermatologista, Márcia Barros Tameirão, se destaca nesta cidade não só pela sua capacidade, mas também pelo seu modo de ser. É uma pessoa meiga, simpática, educada e sabe como poucas cativar os seus inúmeros clientes. A Dra. Márcia festejou seu aniversário curtindo as belezas de Búzios-RJ, ao lado de seus familiares.

Dupla comemoração

O Atlético Mineiro está voando nesse ano de 2021. Pode finalizar o ano comemorando um feito inédito: ser campeão Brasileiro e da Copa do Brasil. Seus torcedores estão eufóricos e com muita razão. O time deslanchou e vai chegando às finais com todos os méritos. O famoso Bar do Salomão, reduto dos atleticanos no bairro Serra, em Belo Horizonte, está prometendo cerveja de graça aos torcedores caso o Galo conquiste esses 2 títulos, algo inédito na sua história.

Chegando

O Curitiba já está praticamente de volta à elite do futebol e caminha para ser campeão da série B; e o Botafogo está chegando lá. Sua volta à série A depende só dele, e os seus torcedores são só alegria. Calma gente, ainda depende de, no mínimo mais 9 pontos. O negócio é torcer muito e ter fé.

Divisão injusta

A divisão desse maldito fundo eleitoral pelos partidos aos seus candidatos é feita de maneira injusta. Aqueles caciques predestinados a se reelegerem, recebem verbas bem mais elevadas para suas campanhas do que os outros, que se candidatam para puxar votos para a legenda. Isso quando não tem que devolver alguma parte à direção do seu partido. É assim que se faz política na terra tupiniquim.

Problema crônico

As reclamações da população contra a qualidade dos reparos dos buracos das ruas feitos pela Copasa se multiplicam; a cobrança dessa taxa de esgoto também e, para completar, as constantes interrupções no sistema de abastecimento de água. Tudo indica que esses problemas não terão solução tão cedo. Muitas discussões, promessas e nada é resolvido.

Vacina obrigatória

Assim como acontece com a obrigação das pessoas com até 70 anos votarem nas eleições, deveria ser feito no caso da vacinação contra a Covid-19. Quem não vacinasse perderia uma série de direitos como cidadão. O exemplo deveria ser dado pelo presidente da República. Os direitos das pessoas existem até o momento em que não interfira no direito dos outros. Saúde é problema nacional.

Vergonha

O Ministério Público, responsável pela investigação e acusação dos políticos corruptos, jamais poderia sofrer restrições em suas atividades por parte dos ilustres parlamentares. Passou da hora do STF colocar um fim nisso. Eles estão sempre legislando em causa própria.Todos farinha do mesmo saco.

Lava-Jato

Até agora não apareceu nenhum político criterioso para apresentar algum projeto ressuscitando a Operação Lava-Jato, a única iniciativa desse país que contava com a aprovação de noventa por cento da população brasileira. O resto é resto.

Ingenuidade

Somente os eleitores ingênuos acreditam no chororô e nas manifestações emotivas de políticos. Eles são artistas, jorram lágrimas de crocodilos para ganharem os votos desses eleitores.

Guerra entre as esquerdas

Aconteceu o que todos já esperavam entre o PDT de Ciro Gomes e o PT do Lula. Eles têm as mesmas origens, são da esquerda e querem se impor como candidatos da esquerda para concorrerem à presidência da República em 2022. Verdadeira briga entre inimigos íntimos.

Pedir o impossível

Governo apelar para seus adversários olharem para o presente das pessoas e o futuro de cada brasileiro é pior do que pregar no deserto. Falar em diálogo e, depois, cutucar a onça com vara curta é querer brincar com a morte.

Despetização

Que as repartições e ministérios estão lotados de pessoas ligadas ao PT é um fato, afinal foram 13 anos de governo desse partido no Brasil. Descobrir os nomes deles não será uma tarefa nada fácil.

Coisas do Genuíno

Quando o PT assumiu o governo em 2003, o então presidente do partido José Genuíno falou que o PT foi eleito para mudar. Com isso reservou 15 mil cargos comissionados para o seu partido, dos 21 mil existentes naquela época. Daí o nome aparelhamento da máquina estatal. Isso é fato comum na política desse país.

Estado laico

O presidente Jair Bolsonaro deve ficar atento às decisões de seus ministros. Ele foi eleito com votos de eleitores de todas as religiões e seitas. Agora, não deveria permitir que seu governo atenda aos interesses de só uma religião. Conter emoções exageradas de ideologia religiosa é preciso e necessária.

Gozação

Dizem que os funcionários do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos irão trabalhar uniformizados. Os homens com roupa azul e as mulheres de rosa. Ordem superior.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário