Português (Brasil)

Câmara aprova projeto que obriga empresas de TV, internet e telefonia a removerem cabeamento inativo em Santos Dumont

Câmara aprova projeto que obriga empresas de TV, internet e telefonia a removerem cabeamento inativo em Santos Dumont

Data de Publicação: 23 de abril de 2025 11:04:00 Portal 14B:  Projeto foi aprovado por unanimidade no Legislativo, durante reunião dessa terça-feira (22)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

A Câmara Municipal de Santos Dumont aprovou por unanimidade, nessa terça-feira (22), o Projeto de Lei (PL) nº 16/2025 que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas prestadoras dos serviços de televisão, internet ou telefonia por assinatura, a realizarem a remoção e descarte do cabeamento inativo.

O proponente do projeto é o vereador Dorival Marcos de Oliveira (PT), que em sua justificativa afirmou que após a cancelamento dos serviços, as empresas fazem o recolhimento apenas do equipamento decodificador ou modem, deixando para trás toda a rede de cabos utilizadas na instalação, principalmente nos postes. 

"...há casos de consumidores que contratam novo serviço de TV, internet e telefonia por assinatura e, por conta da fiação inativa deixada para trás, ou seja, não retirada pela antiga prestadora de serviço, inviabiliza a colocação adequada do novo cabeamento, muitas vezes ficando, a nova ligação, exposta/aparente, por não poder se utilizar do eletroduto/conduite existente na edificação", disse o parlamentar. 

Ainda conforme o PL, a remoção dos cabos e fiação sem uso devem ser retiradas em até 30 dias, após cancelamento do serviço. A fiscalização da lei, caso sancionada pelo prefeito Pacífico Júnior, poderá ser feita pelo Procon.

 

 

 


Foto: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário