Etapa especial do Campeonato Mineiro de Ciclismo movimenta Santos Dumont
Data de Publicação: 20 de julho de 2024 22:20:00 Portal 14B: Sábado (20) é marcado por competição e confraternização na BR-499
Por Peterson Escobar - Repórter...
A cidade de Santos Dumont respira esporte neste fim de semana. O município recebe pela primeira vez uma etapa especial do Campeonato Mineiro de Ciclismo de Estrada. A data escolhida para estreia foi este sábado, 20 de julho, dia em que comemora-se os 151 anos de Alberto Santos Dumont.
"A primeira impressão que a gente teve aqui foi incrível, a cidade realmente abraçou o nosso evento. Os moradores, os comerciantes, foi uma surpresa incrível porque às vezes em cidades maiores não tem essa receptividade da população, então a gente fica muito grato. Aqui eu tenho certeza que vai nascer um evento pra ser anual", disse Giulio Caruso, um dos organizadores.
Aproximadamente, 70 atletas participaram do chamado "contra relógio" neste primeiro dia de competições. Na modalidade, a largada é individual e ganha quem fizer o menor tempo no percurso de 16 km. Os competidores federados receberam premiação pelo Campeonato Mineiro, já os participantes de fora foram premiados pelo Troféu Mário Caruso (TCM).
Uma das vencedoras foi Vivian Ayumi, natural de Belo Horizonte, que conquistou o primeiro lugar na categoria elite feminina.
"Muito bacana, estrutura maravilhosa, parabéns pelo evento. A estrada é sensacional, é a primeira vez que a gente pega uma estrada assim, realmente um tapete pra gente andar. Vamos voltar mais vezes e daqui a pouco vou ali conhecer o Museu Cabangu", afirmou a atleta.
Turismo esportivo
O evento trouxe a Santos Dumont diversos atletas de diferentes regiões de Minas Gerais e de outros estados como Espírito Santo e Rio de Janeiro. Todo o movimento foi visto com bons olhos por quem está envolvido com o turismo na cidade. Pela proximidade da realização do evento com o Museu, o local se preparou para receber visitantes.
"É muito gratificante pra nós sandumonenses, pro poder público em geral, como a Fundação Casa de Cabangu, estar apoiando esse evento. O ciclismo já é uma tradição aqui na região, em especial na BR-499. Além disso, movimenta todo o turismo esportivo que pode ser promissor para nossa cidade, os hotéis estão cheios, restaurantes, movimenta a economia. Estamos com uma guia para visitas no museu justamente para o público ter acesso à história de Santos Dumont", disse Tatiana Emídio, vice-diretora da Fundação Casa de Cabangu.
A avaliação também foi positiva por quem costuma fazer o caminho inverso, ou seja, levar o nome de Santos Dumont para fora. Willian Antônio é campeão brasileiro de Mountain Bike e comentou sobre o evento inédito na terra natal.
"É importante para as pessoas verem, pegarem o incentivo ao esporte, começar a prática, faz bem para a saúde, além do turismo para a cidade, principalmente perto do Museu, que precisa dessa coligação com o esporte. É bom para a Prefeitura aprender trabalhar bem esse ciclo, a cidade está carente de evento esportivo", disse Willian.
Neste domingo (21) acontece o segundo dia de competições, a partir das 8h, dessa vez com percursos de 78 e 104 km. O local tem funcionamento de barraquinhas e a organização disponibilizará um ônibus gratuito para levar o público do Centro da cidade ao Museu, às 12h.
Fotos: Peterson Escobar
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|