Sandumonense Helvio Affonso embarca para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024
Data de Publicação: 17 de julho de 2024 15:54:00 Portal 14B: Fisiologista natural de Santos Dumont participa de sua terceira Olimpíada e entra para a história do esporte na cidade
Por Peterson Escobar - Repórter...
Helvio Affonso segue fazendo história. Natural de Santos Dumont, o fisiologista embarcou nesta quarta-feira (17), rumo à França para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.
Aos 52 anos, Helvio irá participar pela terceira vez do evento esportivo, já que esteve nos Jogos do Rio em 2016 e nos Jogos de Tóquio em 2021. Nas oportunidades, o sandumonense atuou nas conquistas da medalha de ouro com a dupla de vôlei de praia Alison/Bruno Schmidt e na medalha de bronze com o nadador Bruno Fratus nos 50m, respectivamente.
"Minha expectativa é a melhor posível espero que a gente traga muitas medalhas, mais do que nos jogos de Tóquio. Espero curtir bastante, representar bem minha família, minha cidade, meus amigos, a própria educação física nesse contexto. Então estou muito feliz e motivado, espero que vocês possam acompanhar e curtir bastante esses jogos", comentou.
Moradando atualmente em Vitória (ES), o mineiro integra oficialmente o Time Brasil, como é chamada a delegação brasileira pelo Comitê Olímpico Brasil (COB), e explica a função que irá desempenhar junto aos atletas.
"Meu papel enquanto fisiologista é identificar as adaptaçãoes do corpo, como o corpo reage frente às cargas de treino e competições. Então sistema cardiovascular, respiratório, muscular, parte óssea, enfim, a gente fica monitorando o tempo inteiro pra auxiliar o staff e direcionar para as melhores práticas pra esse atleta performar cada vez mais", explicou.
Ligação entre Santos Dumont e Paris
Foi em Paris, mais precisamente no Campo de Bagatelle, que em 23 de outubro de 1906, Alberto Santos Dumont protagonizou o primeiro voo da história da humanidade a bordo do lendário 14 Bis. A ligação histórica entre as cidades de Santos Dumont e Paris agora ganha um novo capítulo, dessa vez no esporte, com a participação de Helvio Affonso.
"Óbvio que o momento do nosso querido inventor genial marcou a história do mundo, mas de alguma maneira esse meu momento, partindo para minha terceira Olimpíada e sendo um sandumonense, traz uma memória afetiva dos feitos em Paris. Longe de mim querer me comparar a história de Alberto Santos Dumont, mas é um capitulo importante na minha história e sem dúvida nenhuma na história do esporte da cidade. Tudo começou aí no Tangará Tênis Club e hoje sou um fisiologista do Comitê Olímpico Brasileiro do Time Brasil embarcando para o maior evento do mundo", afirmou.
Fotos: Arquivo pessoal
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|