Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 6 de julho de 2024 09:04:00 06 de julho de 2024

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

  CÂMARA MUNICIPAL

O Legislativo de Santos Dumont está se preparando para entrar em recesso já em meados deste mês. Dentre as matérias mais importantes a serem votadas na Casa, está a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício de 2025. O presidente Flávio Faria deve colocar o texto em pauta para fechar este primeiro semestre do ano, contudo o texto deverá ser aprovado com emendas. 

Uma informação importante é que no site da Câmara Municipal a consulta pública está aberta para acolher propostas para a LDO 2025.

EXTRAORDINÁRIA

A votação do projeto na Câmara Municipal na tarde de quarta-feira (03), interrompeu o passo a passo para o município conseguir junto ao Governo Federal uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A unidade tinha previsão de ser instalada no Bairro Cabangu a um custo de R$ 2.012.825,00. Com a negativa da maioria dos vereadores em ampliar as equipes de saúde que seriam necessárias para a unidade, Santos Dumont perde um montante importante que seria aplicado na saúde dos moradores dos bairros Cabangu, Antônio Afonso, Barra, Graminha e adjacências. A emenda 01 acabou descaracterizando e inviabilizando todo o projeto original.

POLÍTICA

A rejeição para se contratar equipes da UBS que designadas para o Bairro Cabangu, foi uma decisão meramente política. Isso porque em sua origem teve o trabalho do deputado federal Luiz Fernando Faria. Achando que iria atingi-lo, não mediram esforços em prejudicar toda uma população. Não importando se os recursos vêm do governo Lula ou de Bolsonaro, mas que venha para a cidade de Santos Dumont e ajude o povo. Não pensando desta forma prejudicaram a população sem pestanejar. Isso é fato.

DOU

Curiosamente com a rejeição em formar equipes necessárias para este posto de saúde, na manhã de quinta-feira (04), foi publicado no Diário Oficial de União (DOU), autorização que contempla a cidade com uma Unidade Básica de Saúde. Mas sem autorização da Câmara para ampliar a equipes de saúde, a implantação da unidade vai ser um sonho bastante distante de se concretizar. O recurso terá que ser devolvido.

É incrível, rejeitar recursos federais porque é ano político é um absurdo. Coisas da velha política.

CONSELHO

Na última terça-feira (02) os membros do Conselho que Acompanha a Execução Penal da Comarca participaram de uma audiência com a juíza da 1º Vara de Execuções Penais, Dra. Sílvia Paiva de Souza Musse. Foi tratado assuntos relacionados à retomada dos trabalhos deste conselho, bem como estratégias possíveis de ativação da Associação de Proteção aos Condenados de Santos Dumont (Apac-SD).

Além da juíza, participaram da audiência o presidente Clésio Santos, o vice-presidente Capitão Sobrinho, o secretário Gilberto Freire, a secretária de Transportes Ariane Oliveira, os policiais penais Thiago Costa e Wilson Ferreira Cruz Júnior.

   EXPOSIÇÃO

A Prefeitura está preparando as comemorações do aniversário da cidade em 27 de junho, tendo como ponto alto a 43ª Exposição Agropecuária. No momento, os artistas em evidência para os shows são: Dilsinho no dia 26 e Leonardo no dia 27.

Acho que a Prefeitura e o Sindicato Rural terão que se empenhar em garantir segurança e transporte durante todos os dias de evento.

  PREFEITURA

O prefeito Betinho provocou a alegria em diversos dirigentes do terceiro setor no fim de tarde de quinta-feira (04). O chefe do Executivo repassou os recursos de emendas parlamentares indicadas pelo deputado Luiz Fernando Faria a várias entidades assistenciais do município.

O evento aconteceu no Gabinete do prefeito no Palácio Alberto Santos Dumont. Os recursos eram muito aguardados e quem vai ganhar com isso é a sociedade sandumonense. 

  OBRAS

O secretário de obras Oscar Toledo vai focar sua atenção nas emendas parlamentares do deputado federal Luiz Fernando Faria, que são a captação pluvial, base, meio fio, pavimentação da Rua Projetada na Ponte Preta e pavimentação de 1 km de Campo Alegre sentido Santos Dumont.

Oscar ainda tem planos de revitalizar a Praça Cesário Alvim, Avenida Getúlio Vargas e o Calçadão.

  AGENDA 06/07

Data a partir da qual e até a posse dos/das eleitos (as), é proibido aos agentes públicos(as) e servidores ou não, na circunscrição do pleito, sob pena de nulidade de pleno direito, nomear, contratar ou por qualquer forma admitir, dispensar sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, de ofício, remover, transferir ou exonerar pessoa servidora pública.

É bom que todos que tenham conhecimento da Agenda Eleitoral fiquem atentos aos prazos, para essa data, ainda há outras restrições que deverão ser observadas.

  NIVER I

Na próxima quarta-feira (10), minha querida filha Mariana da Silva Freire vai completar sua maioridade. Ela que é uma doce pessoa tem a minha admiração e todo meu amor. Filha que Deus te abençoe ricamente e que a prosperidade esteja em seu caminho sempre.

  NIVER II

Meu caro amigo José Cândido Filho, popular “Bizuca”. Ele é dono de uma das vozes mais poderosas de Santos Dumont. Tive o prazer de acompanhar parte de sua trajetória musical interpretando belíssimas composições de nossa MPB. Bizuca assim como seu pai “Mestre Dunga”, está imortalizado na cultura de Santos Dumont. Caro amigo, receba aí o meu abraço e considerações de saúde e felicidades. 

INAUGURAÇÃO

A Prefeitura Municipal inaugurou no início da noite desta sexta-feira (05), na Rua Sérgio Neves, nº 87, o núcleo de Vigilância em Saúde do trabalhador.

                   

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário