Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 23 de abril de 2025 17:18:00 23 de abril de 2025

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

 Por Gilberto Freire - Colunista...

   FESTIVAL JAZZ

Foi realizado no sábado um dos maiores eventos culturais de Santos Dumont: o Festival de Jazz, no Centro Cultural Paulo de Paula no último sábado (19).

O evento contou com a participação de Norton Ferreira, Marcília Queiroz, Ponto do Samba e também do Quarteto de Juiz de Fora.

Os amigos Cacaudio e Advair Medeiros prestaram homenagens ao aniversariante maestro Toninho Faria, 91 anos, e oportunamente a apresentação da Orquestra Vega e do maestro Guto Cimino prestaram homenagens ao também aniversariante maestro Antônio Evangelista, 85 anos. O evento foi nota 10!

Na foto: Francis de Moura, capitão José Apolinário, tenente Carlos Alberto, professora Simone Candido, maestro Toninho Faria, Ney Silvestre e senhora Helena Mendes.

  JAZZ – HOMENAGEM

O Festival de Jazz prestou uma homenagem póstuma ao maestro Carlos Gomes Moreira Mendes. Essa homenagem é justa, pois a dedicação do maestro a seus alunos foi incondicional, muitas vezes garantindo os ensinamentos destes com recursos de seu próprio bolso. Tive o prazer de conhecê-lo e aqui o reverencio.

   O CHORO

Essa é uma grande atração cultural iniciada nesta segunda-feira (22), cuja apresentação se estenderá até o próximo domingo (27). A programação alcançará de forma inédita grande parte da comunidade sandumonense. *De 22 a 25 - Choro das Escolas; *Dia 25 - Homenagem a Ivo Mendes. Apresentação do grupo Carinhoso no Centro Cultural Paulo de Paula às 19h30 e *Dia 27 - A Grande Roda de Choro Intermunicipal. Na Praça Cesário Alvim às 19h30.

Parabéns à AMA-SD pela realização deste espetacular evento cultural.

   TANCREDO NEVES

Há 40 anos morria Tancredo Neves, presidente que não tomou posse mas virou peça-chave da redemocratização do Brasil. Tancredo Neves derrotou Paulo Maluf no colégio eleitoral em 15 de janeiro de 1985. O mineiro seria o primeiro presidente civil em quase 21 anos de governos militares. Nas lembranças do ex-presidente José Sarney, vice de Tancredo, somente o político mineiro poderia costurar a transição democrática com tanta maestria.

O mineiro seria o primeiro presidente civil em quase 21 anos de governos militares, mas em 14 de março de 1985, véspera da posse, teve de ser internado às pressas e morreu 38 dias depois, em 21 de abril de 2025.

  SANTÍSSIMO

No domingo (20), centenas de pessoas estiveram no Santuário Arquidiocesano São Miguel e Almas, acompanhando as celebrações do domingo de Páscoa. Na oportunidade, em meio à pregação do padre Gleydson Pimenta de Faria com o auxílio do diácono Permanente José Maria, a população manifestou sua fé. Naquele dia os fiéis participaram de uma procissão pelo Centro de Santos Dumont, reverenciando o Santíssimo Sacramento, como puro exemplo de boa fé. Foi um ato muito bonito de se testemunhar.

  FALECIMENTO

O Papa Francisco faleceu na última segunda-feira (22) em Roma. Com sua morte e sepultamento, é aberto um novo processo sucessório que será o conclave de cardeais para a escolha de um novo Papa. A comunidade católica em todo país e em especial a de Santos Dumont ficou enlutada com a triste notícia. No entanto, a esperança está em Cristo Jesus.

  CANCELA

A MRS Logística busca cumprir seu compromisso junto a Agência Nacional de Transporte terrestres (ANTT), em que assinou a proposta de renovação de sua concessão por mais 30 anos. A empresa está instalando as tão esperadas cancelas. Este é um sonho antigo da população, que sempre cobrou esse tipo de dispositivo nas passagens de níveis. Me recordo da incansável luta do ex-vereador e pastor Carlos da Fonseca Soares, que durante todo o seu mandato reivindicou incansavelmente a instalação destas cancelas. A que vemos fica na Praça da Estação em frente ao Centro Cultural Paulo de Paula.

 BURACOS

Passados os 100 dias do novo governo municipal, dá para se constatar que há muito o que fazer. O prefeito Pacífico Júnior ciente de suas responsabilidades terá que fazer uso do orçamento municipal para administrar a cidade e sobretudo garantir recursos para investimentos na infraestrutura.

Um dos pontos centrais que hoje precisam de investimentos é a Rua José Mendes, conhecida como “Rua de Feira”. O local naturalmente é bastante movimentado e os buracos colocam em risco pedestres e motorista que por ali transitam. O Prefeito e sua equipe tem sensibilidade suficiente para buscar uma solução para essa questão.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário