Coluna Gilberto Freire
Data de Publicação: 25 de abril de 2025 14:45:00 25 de abril de 2025
|
Por Gilberto Freire - Colunista...
TRÂNSITO
O Secretário de Transportes e Trânsito, José Dória (Zito), participou de uma oitiva com os vereadores da Câmara Municipal de Santos Dumont, onde teve a oportunidade de comentar os avanços de sua pasta nos últimos 100 dias. Naturalmente, os vereadores comentaram várias situações da pasta e aproveitaram para fazer suas reivindicações, o que atende suas bases políticas.
Zito se saiu muito bem, pois até o momento se dedicou neste tempo em conhecer a legislação municipal aprovada pela Câmara e se dedica a planejar a municipalização do trânsito bem como a mobilidade urbana.
SEMÁFORO
O único semáforo de Santos Dumont é um problema que aflige os motoristas que tem como destino os bairros NS Aparecida, Córrego do Ouro, Ponte Preta e Campo Alegre, além do retorno ao Centro da cidade.
Ele é crucial para a segurança do trânsito. O secretário conseguiu um técnico que dará manutenção ao equipamento até que haja um processo para melhorar o sistema. A expectativa é que o semáforo volte a funcionar em 30 dias.
ENTREVISTA
Os sargentos da PM Lincoln e Paula estiveram no programa de Tota Meneghel na terça-feira (22), na Rádio Cultura, abordando a questão da violência doméstica. Este é um assunto recorrente e que a sociedade deve dar total prioridade. Durante o programa, foi apresentado o funcionamento do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em nossa cidade.
ELEIÇÃO
A Justiça Eleitoral essa semana proferiu sentença contra o presidente da Câmara Municipal, vereador Tião da Van (PP), determinando sua cassação por possível fraude no sistema de gênero. A decisão foi da juíza eleitoral da 250ª Zona Eleitoral, Dra. Silvia Paiva de Souza Costa, e no momento cabe recurso. A sentença também atinge o ex-vereador Felipe da Silva Chaves presidente do PP, que fica inelegível, juntamente com a então “candidata” Rarume Cecília dos Santos, a decisão cabe recurso.
LEI
O projeto de Lei do vereador Dorival Marcos de Oliveira (PT) caiu muito bem no gosto dos cidadãos. O PL nº 16/2025 - que determina que as empresas de TV, internet e telefonia por assinatura, tomem providências quantos ao cabeamento inservível, é uma iniciativa necessária para o atual momento que vivemos. Com certeza é uma lei que moraliza a prestação de serviço e evita poluir visualmente a cidade. O vereador está de parabéns.
ORÇAMENTO
Tramita na Câmara Municipal a Lei de Diretrizes Orçamentária para 2026. A LDO transmite a vontade do novo governo do prefeito Pacífico Júnior para Santos Dumont. Para que seu governo se cerque de toda estrutura orçamentária para viabilizar seu mandato, ele terá ainda que encaminhar ao Legislativo o PPA 2026-2029 e a LOA 2026.
Hoje Pacífico trabalha com um orçamento elaborado na gestão Betinho, mas não impede que no decorrer do ano mudanças sejam feitas. Afinal de contas o que está em jogo é o futuro da cidade.
CAPTAÇÃO
Outro desafio do prefeito Pacífico Júnior é a captação de recursos para a cidade. Naturalmente, Santos Dumont já recebe aqueles recursos tidos como constitucionais, que já são destinados regularmente pela União e pelo Estado. O grande desafio do prefeito para os próximos meses e anos é a capitação de recursos através de emendas parlamentares. Para isso, o prefeito tem que ter uma articulação profissional. Santos Dumont não precisa só de alguns milhares de reais, mas a realidade da cidade precisa de algo na casa dos milhões. Vamos observando os acontecimentos econômicos para a cidade.
R$ 6 BI
Olha a situação em que vive os aposentados, que tiveram R$ 6 bilhões descontados de suas contas indevidamente. A Polícia Federal do Brasil tem agido contra as quadrilhas que atuam ilegalmente no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), inclusive contra os servidores que fazem vista grossa ao clamor dos idosos. É um absurdo que ao fim de sua carreira profissional estes cidadãos não têm sossego de tocar suas vidas tranquilamente.
O ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e mais cinco outros servidores terão muito o que se explicar a Justiça Federal.
Lamentável! Foto: Clube de Negociadores
SHOW
Neste sábado (26), a Fundação Futuro Brasil fará um grande evento no Ginásio Poliesportivo Wanderley Alves de Oliveira no antigo Tangará. O evento em destaque é a Mostra de Dança da Fundação Futuro Brasil com o tema “Novelas”. Tenho certeza que o evento terá uma grande apresentação, que será supervisionado pelo presidente Reinaldo Cabral e sua diretoria. O evento conta ainda com a participação de alunos, professores neste projeto que vai ser nota 10!
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
E os buracos na cidade, nada de arrumar, NÃO deram nenhum pio estes governantes, mas dinheiro para torrar com porcarias como carnaval tem.