Português (Brasil)

Galeria a céu aberto "Petit Santos" expõe imagens raras de Alberto Santos Dumont

Galeria a céu aberto "Petit Santos" expõe imagens raras de Alberto Santos Dumont

Data de Publicação: 24 de julho de 2023 15:23:00 Exposição despertou olhares curiosos no último sábado (22) no Calçadão da Rua Antônio Ladeira

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

Os olhares curiosos eram seguidos de surpresa e admiração. Muita gente teve o primeiro contato com uma foto de Alberto Santos Dumont em cores no sábado (22), através da galeria "Petit Santos". A galeria a céu aberto teve 10 imagens raras do inventor expostas no Calçadão da Rua Antônio Ladeira, no Centro de Santos Dumont.

"A proposta da exposição é trazer imagens raras de Santos Dumont que eram em preto e branco e, ao colorizá-las, a gente traz pro presente e aproxima para a nova geração um legado que Santos Dumont deixou que é eterno, é imortal. O que a gente mais escuta é que não sabia que Santos Dumont era tão bonito, ele é lindo em todos os sentidos. É um prazer dar esse presente à população, que todos sintam que ele é de casa, da nossa terra, do nosso chão, esse orgulho que eu quero despertar em cada sandumonense", disse Sheila Naves, proprietária da Loja Petit Dumont e organizadora da exposição.

Ao todo, o trabalho de restauração das imagens durou cerca de 5 meses até que a galeria fosse montada. Bruno Ramos, design gráfico, explicou como foi o processo desde a descoberta das imagens. 

"Essas imagens foram obtidas através de um amigo nosso que tem um Café na Itália, com o nome de 'Dumont coffee', ele é um pesquisador fanático de Santos Dumont, roda o mundo. Ele tem um acervo grande de imagens raras, até porque Alberto viveu a maior parte da vida fora do Brasil, aí ele nos cedeu algumas dessas imagens. Nós trabalhamos usando inteligência artificial para fazer a pixação das fotos, colocá-las em HD e aí usamos alguns softwares para corrigir as imperfeições e fazer a colorização das fotos", disse Bruno.

A exposição está agendada também para Petrópolis e para o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. Quem apreciou a galeria montada no Calçadão, gostou do que viu. 

"To achando maravilhosa porque são imagens raríssimas de Alberto Santos Dumont e você percebe a nitidez das imagens, o quanto foi trabalhada essa proposta. Principalmente nesses 150 anos, a importância de ter essa divulgação desse herói nacional. Todas essas atividades na cidade são importantes para as pessoas terem essa noção de pertencimento. Existe uma carência muito grande de cultura, principalmente em um espaço tão democrático que é o Calçadão, a praça pública. Então a cidade está respirando cultura, as pessoas passam rapidamente e observam que mesmo na correria do dia a dia tem uma mobilização, um carinho na exposição, na música, a cidade fica até mais bonita, quando tem cultura tem beleza", disse Grasiele dos Santos, chefe do Departamento de Patrimônio Público. 

 

Fotos Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Maravilhoso ????????