Português (Brasil)

Vídeo: comissão debate calendário de homenagens aos 150 anos de Alberto Santos Dumont

Vídeo: comissão debate calendário de homenagens aos 150 anos de Alberto Santos Dumont

Data de Publicação: 20 de maio de 2023 21:43:00 Vinda da Esquadrilha da Fumaça e da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira são possibilidades para outubro, mas ainda necessitam de confirmações e análises de viabilidade

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

Alberto Santos Dumont... se estivesse vivo, completaria em 2023 150 anos de idade. Alberto é considerado um dos maiores inventores de todos os tempos e o município que leva seu nome pretende fazer uma homenagem a altura da sua figura mais ilustre.

Representantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), da Fundação Casa de Cabangu e da Prefeitura de Santos Dumont se reuniram para ajustar os detalhes do calendário de eventos que se inicia em julho.

"Nossa programação começa a partir do dia 15 de julho. Teremos passeio ciclístico, carrinho de rolimã, evento com motos e carros antigos, atrações musicais na praça. Tá sendo feito um trabalho pedagógico muito grande nas escolas para as crianças poderem interagir, conhecer um pouco mais da nossa história. O ponto alto será de fato no Museu Cabangu. No dia 20 com o lançamento oficial de um selo a nível nacional relativo aos 150 anos. No dia 21 teremos a formatura oficial com a entrega de medalhas e honrarias aqui no museu", disse Deoclides Santos, presidente da Comissão Organizadora montada pela Prefeitura.

Todas as solenidades serão abertas ao público, e a comissão corre contra o tempo para deixar tudo em perfeitas condições. De acordo com a previsão da tripartite, uma reforma será feita na casa de Alberto Santos Dumont. Em paralelo, uma novidade que promete revolucionar a experiência dos visitantes, será colocada em prática. A ideia é que haja totens interativos com informações detalhadas sobre cada peça do acervo, buscando fazer do museu um lugar mais atrativo, principalmente para as novas gerações.

"Já demos início a isso. Temos hoje uma equipe de museólogas da Força Aérea Brasileira pensando como transformar esse espaço que hoje é antigo em algo moderno e tecnológico, preservando tudo aquilo que precisamos perservar, até porque é um espaço tombado. A gente quer trazer nessa revitalização um olhar para o futuro, mais tecnológico, para que a gente mantenha a harmonia do local mas que a gente traga essa interatividade", afirmou Daniel Cavalcanti, comandante da Epcar.

Caso ocorra tudo como previsto, essa primeira fase da experiência tecnológica estará a disposição do público em outubro. Falando nele, no mês que se comemora o dia do aviador deve acontecer o ponto alto das homenagens a Alberto Santos Dumont. 

A comissão projeta o chamado "Dia de Portas Abertas no Museu", com apresentações musicais, praça de alimentação, ação cívica social e duas grandes atrações: a presença da Esquadrilha da Fumaça e da orquestra sinfônica da Força Aérea Brasileira. Mas calma, essas duas últimas ainda precisam de confirmações e são tratadas apenas como possibilidades por enquanto.

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário