Português (Brasil)

Segunda edição do Festival de Choro celebra os 150 anos de Alberto Santos Dumont

Segunda edição do Festival de Choro celebra os 150 anos de Alberto Santos Dumont

Data de Publicação: 27 de abril de 2023 10:10:00 Projeto "Feira com Choro" será tombado como patrimônio Imaterial da cidade. Veja como foi o evento

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

 

Realizado no último final de semana, a segunda edição do Festival de Choro homenageou os 150 anos de Alberto Santos Dumont e o mestre húngaro, Ian Guest. O evento foi organizado pela Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-SD).

Conforme os organizadores, o festival movimentou a cidade com cortejos pelos bairros em homenagem ao Grupo Carinhoso, o mais antigo do gênero no município. O festival também recebeu o exímio bandolinista, músico e compositor brasileiro, Déo Rian, grande nome da música brasileira e sucessor do expoente da música instrumental brasileira, Jacob do Bandolim, do grupo Época de Ouro. 

"Ele participou de uma roda de conversa no CEMAM durante a manhã e se apresentou na estrutura montada na Praça da Estação, fechando a programação de sábado", conta o presidente da AMA-SD, Tiago Guimarães.

Segundo Tiago, ao longo de todo o festival vários grupos realizaram diversas apresentações como: o Grupo Carinhoso, o Grupo Coletivo do Choro de Juiz de Fora, a Oficina de Choro do CEMAM, o Clube do Choro de Santos Dumont e o Grupo é Choro Uai. 

O palco também recebeu o show de Altamiro Didático, com o flautista Nathan Dias, que exaltou o legado de Altamiro Carrilho, compositor e flautista brasileiro que difundiu o choro do país no mundo. 

Outro estilo musical que se fez presente no palco foi o samba, em forma de uma roda animada com os músicos do Nosso Grupo que há mais de 20 anos não se apresentavam. "A proposta reuniu a velha guarda e novos sambistas de Santos Dumont", declarou o presidente da AMA-SD.

Homenagens no dia do Choro

O dia do Choro, celebrado no domingo (23), foi marcado de forma ainda mais especial, segundo Tiago. Durante a apresentação do Grupo é Choro Uai, que impulsiona o primeiro projeto da AMA-SD, o "Feira com Choro", foi anunciado pela Divisão de Patrimônio Municipal que este será tombado como patrimônio Imaterial da cidade.

Ainda de acordo com presidente, além deste reconhecimento, os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont teve destaque com o choro que o homenageia.

A música também foi a ponte para destacar outro grande nome. O mestre, pianista e compositor húngaro, Ian Guest, que morreu no ano passado, aos 82 anos, no dia do choro e também foi lembrado na composição “Uma Flauta no Choro”, em parceria com o músico Tiago Guimarães. "O grande legado de Ian para a música foi exaltado", afirma.

O segundo Festival de Choro de Santos Dumont foi realizado por meio de Lei de incentivo federal, apresentado pelo Ministério da Cultura e a AMA-SD, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

 

Fotos: Simone Moreira 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário