Português (Brasil)

Clube do Choro e Brazilian Jazz chegam à terceira temporada em Santos Dumont

Clube do Choro e Brazilian Jazz chegam à terceira temporada em Santos Dumont

Data de Publicação: 29 de janeiro de 2023 10:26:00 Projeto liderado por Tiago Guimarães tem o objetivo de unir músicos atuantes no estilo de choro e jazz do município

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

 

O ano de 2023 traz à Santos Dumont a terceira temporada do Clube de Choro e o Brazilian Jazz. Projetos surgiram na cidade em 2020, com um cenário restritivo de muitas atividades artísticas e culturais em função da pandemia, com apresentações de rodas de choro aos domingos e o jazz nas quintas-feiras, no antigo Clube Palmeirense, que atualmente abriga a sede a OAB e a pizzaria Cap Jack do empreendedor, Túlio Caetano.

A proposta dos projetos é liderada pelo músico e produtor cultural, Tiago Guimarães, que tem o objetivo de unir músicos atuantes no município, no estilo choro e jazz, para praticar a musicalidade e promover para o público uma experiência diferente.

Nesta terceira temporada, vários artistas locais retornaram aos palcos e novos músicos estão sendo revelados em seus instrumentos. Como o jovem músico de 15 anos, Nathan Dias, na flauta transversal; o retorno do lendário cavaquinista, Ventura ao Carinhoso e Jean Godoy se revelando na bateria nas noites do jazz. 

Os projetos vêm se consolidando e a roda de choro já formou o Clube de Choro de Santos Dumont e o jazz é impulsionado por apresentações musicais instrumentais tendo no repertório standards de jazz e música brasileira, o Brazilian Jazz.

Para Tiago Guimarães estes projetos movimentam a cena no município e contribuem no legado da cultura local. “É com o intuito genuíno de formação de público e a difusão da arte e cultura que projetos assim são criados e devem sim, ser apoiados, pois eles carregam em si o respeito à história e aos músicos que já passaram por aqui. O município agradece!", declara.

Santos Dumont tem tradição na oferta de música instrumental aberta ao público. E nesta história tem os próprios regionais da Rádio Cultura que fizeram florescer os grupos de choro como o Carinhoso, que também promovia encontros musicais. As orquestras Ladeira, Vegas e dos alunos do Conservatório do maestro, Sr. Toninho Faria formaram grandes músicos que enriqueceram o cenário instrumental no município. 

Outro nome como um dos grandes incentivadores do instrumental na cidade é o músico contrabaixista, Edinho Viana, que criou o grupo Mirante. Com mais de duas décadas de história, o grupo Mirante já participou de vários projetos e festivais como Projeto Raízes, Duo Jazz Festival e Savassi Jazz, um dos maiores do país realizado em Belo Horizonte.

 

Fotos: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário