Português (Brasil)

Reunião pública discute futura gestão e ocupação da Estação Ferroviária de Santos Dumont

Reunião pública discute futura gestão e ocupação da Estação Ferroviária de Santos Dumont

Data de Publicação: 1 de dezembro de 2022 14:41:00 Evento organizado pela AMA-SD nessa quarta-feira (30) contou com nomes da cidade ligados à Cultura e ao Turismo

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

Foi realizada nessa quarta-feira (30), na Associação Comercial e Empresarial (ACE), uma reunião pública com o tema "Estação Central de Santos Dumont - Um Ticket para o Futuro".

Promovida pela Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-SD), o primeiro encontro abordou assuntos como a gestão e a ocupação do local. 

Ao dar início à reunião, Tiago Guimarães, presidente da AMA-SD, afirmou que a reunião pública se fez necessária frente ao problema de ruídos (distorções) sobre o que de fato está ocorrendo na Estação e para discutir o futuro do espaço cultural.

O primeiro assunto debatido foi a questão da gestão da Estação Ferroviária, que de acordo com Tiago, nunca foi de interesse da AMA gerir o espaço e sim entregar a administração do local à máquina pública, fiscalizada por um Conselho da Cultura, no que ele acredita ser 'uma administração democrática'.

A proposta apresentada pelo presidente da AMA para que o futuro da Estação possa prosperar é de que haja um consenso de gestão entre o poder público, representado pela Secretaria de Cultura, e a sociedade civil, representada por um Conselho Municipal da Cultura, pois assim um fundo municipal pode ser criado para o recebimento de verbas.

Outro assunto abordado durante o encontro foi referente aos espaços de ocupação presentes na Estação Ferroviária. Conforme Tiago, o local conta com salas disponíveis para receber os artistas locais e um espaço máster: o teatro.

O debate contou também com a participação de Renan Souza, do Departamento de Cultura; de Fabrício Andrade, secretário de Turismo; e de Grasiele Oliveira, membro da Divisão de Arquivos Públicos.

O segundo encontro da reunião pública, que vai ter a participação de uma equipe técnica, acontece nesta quinta-feira (01), a partir das 19h30, no prédio da ACE, localizado na Rua Luís Cunha, no centro. Onde serão discutidas as questões das obras que faltam serem realizadas, as burocracias do espaço e o novo prazo de entrega da Estação Ferroviária ao município.

 

Fotos: Isabella Sad/Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário