Português (Brasil)

Trovas são exibidas no comércio de Santos Dumont

Trovas são exibidas no comércio de Santos Dumont

Data de Publicação: 15 de julho de 2022 10:18:00 Ação tem como objetivo compartilhar e tornar público a arte literária das trovas na cidade

Compartilhe este conteúdo:

Por Isabella Sad - Repórter

Para poder compartilhar e tornar público a arte literária das trovas no município, a União Brasileira de Trovas de Santos Dumont (UBT-SD), deu início nessa quinta-feira (14) a diversas exposições com cartazes de trovas em vários pontos da cidade.

De acordo com a delegada da UBT-SD, Joseani Netto, a intenção do grupo é fazer o resgate das trovas de maneira a dar continuidade aos trabalhos iniciados pelos organizadores do Mês das Trovas de 1976. Além disso, o intuito é fazer com que o movimento ocorrido no passado, possa ser resgatado. Dessa forma, as trovas passam a fazer parte da cena literária da cidade novamente.

Trabalhando para evidenciar essa modalidade literária em Santos Dumont, a UBT-SD participou nessa quinta de um sarau na Rádio Cultura, onde também colocou duas trovas em exposição.

Algumas das trovas estão exibidas na loja TP Store, no local onde por muito tempo funcionou a antiga locadora Excalibur. Na parte da noite, houve na Biblioteca Municipal um bate-papo sobre o assunto, junto com uma oficina e exposição de algumas trovas no salão.

"Consideramos nossa cidade um terreno fértil para a literatura em geral e as trovas não poderiam ficar de fora desse terreno", ressalta Joseani.

Já nesta sexta-feira (15), segundo Joseani, as trovas vão ser exibidas em vários espaços dos comércio local. A intenção é que as trovas fiquem nesses lugares até o final do mês de julho.

Em 2021 foi sancionada a Lei n° 4.541 de autoria do vereador Conrado Baptista (PT) e da delegada da UBT-SD, que oficializa os Jogos Florais em Santos Dumont, resgatando sua função cultural e educativa. No Brasil, o Dia 18 de julho é considerado como o Dia Nacional do Trovador.

O que é trova?

A trova é uma modalidade literária, conhecida como um poema autônomo monostrófico, isto é, que apresenta uma única estrofe com sete sílabas poéticas em cada verso. Os quatro versos em redondilha maior devem oferecer ao leitor o significado completo da mensagem a ser transmitida.

Segundo o poeta brasileiro Luiz Otávio, esta composição poética deve rimar pelo menos o segundo com o quarto verso e é uma criação literária popular, que devem falar diretamente ao coração do povo.

 

Fotos: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário