Português (Brasil)

Primeira Feira Afroempreendedora de Santos Dumont acontece neste sábado

Primeira Feira Afroempreendedora de Santos Dumont acontece neste sábado

Data de Publicação: 19 de novembro de 2021 18:08:00 Evento pretende mobilizar mais pessoas na luta contra o racismo

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

O Dia Nacional da Consciência Negra comemorado neste sábado, dia 20 de novembro, terá a primeira edição da Feira Afroempreendedora de Santos Dumont. O evento acontecerá na Praça Cesário Alvim, no centro.

De acordo com a organização do evento, o principal objetivo da feira é mobilizar mais pessoas na luta contra o racismo, além de promover um momento de valorização da cultura negra e potencializar a prática do afroempreendedorismo enquanto ferramenta de inserção produtiva e de representatividade.

Uma das idealizadoras do projeto, Sara Lameu, também é proprietária de uma loja especializada em produtos de beleza para mulheres negras, patrocinadora do evento. 

"A ideia surgiu a partir de quatro afroempreendedoras da cidade. Como mulheres negras, sempre sentimos a necessidade de um evento voltado para a nossa cultura em Santos Dumont. Entra ano e sai ano e o dia 20 de novembro, o dia da consciência negra, é passado quase que despercebido. Foi então que decidimos criar algo concreto, eu, minha irmã e sócia da loja Coisa de Preta, juntamente com Joelma Natieli Paulino Martins e Heveliny Afonso Calixto Mendes, trancistas do Salão JoBraids" conta Sara.
 

Segundo Sara, a exposição afroempreendedora de Santos Dumont será uma oportunidade para os negros da cidade que tem algum empreendimento, como venda de doces, artesanato, acessórios, salgados de expor seus produtos e divulgarem seus negócios.

Confira a programação da Primeira Feira Afroempreendedora de Santos Dumont :

- 18h: Abertura da Feira e fala inicial da professora Ângela Cristina com o tema "Quando uma mulher negra se movimenta toda a estrutura se movimenta com ela!".
- 18h30: Desfile afro kids.
- 19h: Desfile beleza negra.

Durante todo o evento, haverá exposição de afroempreendedores do município.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste.
 
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Foi na década de 1970, que Zumbi foi reconhecido como símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os negros do país reivindicam há séculos.

Atual cenário do racismo no Brasil

Segundo dados divulgados em agosto pelo Atlas da Violência 2021, a chance de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é 2,6 vezes maior que a de uma pessoa não negra. 

E de acordo com o infográfico "Violência e Desigualdade Racial no Brasil”, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, negros são 79,1% das vítimas de intervenções policiais que resultam em morte. Só em 2019, cerca de 35.543 pessoas foram mortas em ações policiais em todo o país.

 

 

Foto: Divulgação

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário