Português (Brasil)

Dia das Bruxas: conheça a origem do dia mais assustador do ano

Dia das Bruxas: conheça a origem do dia mais assustador do ano

Data de Publicação: 31 de outubro de 2021 17:00:00 No dia 31 de outubro, quem se nega a dar doces às crianças, sofre com as pegadinhas aplicadas por elas

Compartilhe este conteúdo:

Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado neste domingo, dia 31 de outubro, no Brasil e em diversos países do mundo, onde é costume enfeitar a casa com decorações assustadoras, vestir a melhor fantasia, e levar as crianças de porta em porta para pedir doces.

Mas você sabe a origem curiosa que essa data tem?

Acredita-se que o Halloween teve origem com o povo celta, que celebrava o festival Samhain, ocasião em que se acreditava no retorno dos mortos à Terra.

A teoria diz que na festa, que tinha duração de três dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano e a transição para o início de um novo ano no primeiro dia de novembro. Para afastar os espíritos, as pessoas acendiam fogueiras e muitos utilizavam máscaras para não serem reconhecidas.

Por se tratar de uma festividade pagã, no século VIII, o papa GREGÓRIO III teria alterado o calendário como uma tentativa de “cristianizar” o Samhain. Após a mudança, o Dia de Todos os Santos, que era comemorado no dia 13 de maio passou a ser celebrado no dia 01 de novembro.

O termo Halloween surgiu de uma junção das palavras hallow e eve, que significam, respectivamente, “santos” e “véspera”.

Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", um milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto suas tradições.

E foi nos Estados Unidos que a abóbora virou símbolo do Halloween.

O seu uso surgiu da modificação de uma lenda irlandesa, a lenda de Jack O' Lantern, alma de um homem que não foi aceito nem no céu nem no inferno, após enganar o próprio Lúcifer, e que, assim, vagava na terra, iluminando as noites.

Gostosuras ou travessuras

O “trick or treat” teria surgido de um dos hábitos mais característicos do Samhain, quando as crianças iam de casa em casa cantando ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Quem se nega a dar doces as crianças, sofre com as pegadinhas aplicadas por elas. Apesar da brincadeira não ser muito comum no Brasil, antes da pandemia do novo coronavírus, muitas festas eram realizadas para adultos e crianças se divertirem fantasiados de vampiros, bruxas, zumbis e esqueletos.

A data desperta a curiosidade de muita gente e ganhou muitos fãs no Brasil, como a estudante Bruna Maciel, de 26 anos, que se diz apaixonada pela data.

“Eu sempre gostei de coisas assustadoras, filmes de terror, fantasias e máscaras, então o Halloween virou meu dia favorito do ano. Em 2021, vou comemorar junto com meu namorado da forma que mais gostamos: muitos doces e muitos filmes de terror”, conta Bruna sobre seus planos para celebrar o dia mais assustador do ano.

Dia do Saci

Em 2003, o Projeto de Lei Federal n.º 2.762 instituiu a comemoração do Dia do Saci no dia 31 de outubro. Isso porque a introdução do Halloween no Brasil recebeu muitas críticas, principalmente, da igreja católica que acusou a celebração de pagã.

De acordo com o professor de história, Guilherme Mattos, a data tem o intuito de resgatar e valorizar o folclore do país e promover a cultura nacional.

"O Saci-pererê, é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro, todo mundo o conhece e, com certeza, ele representa bem as nossas tradições e a nossa origem mista africana/indígena", explica o professor.

 

Foto: Getty Images

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário