Proposta de Jari é aprovada durante reunião da Câmara Municipal
Data de Publicação: 28 de setembro de 2021 17:53:00 Parlamento aprova Jari, mas contratação de agentes continua sem definição
Por Gilberto Freire - Repórter
Há muito tempo tramitando no Legislativo, entre idas e vindas ao Executivo, foi aprovado nesta segunda-feira (27), o projeto de lei Nº 10/2021 – Substitutivo – que “Cria a Junta Administrativa de Recursos Infracionais - JARI e dá outras providências”, de autoria do Poder Executivo Municipal.
A proposta entrou em votação no Plenário e a Jari está sendo criada com a finalidade de atuar, em conjunto com o órgão Executivo Municipal de Trânsito, sendo responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra as penalidades, em cumprimento às suas competências dispostas no Código de Trânsito Brasileiro - CTB.
O novo órgão terá três membros, um servidor efetivo do município indicado pelo Executivo; um servidor efetivo de órgão de Trânsito do Município; e um representante da sociedade ligada à área de trânsito indicado pelo COMTRAM-SD. Cada membro terá um suplente que, juntamente com os titulares, serão nomeados por Decreto pelo prefeito Betinho, e terão mandato de dois anos.
Embora a aprovação da Jari seja uma importante vitória para a sociedade, ainda há a necessidade da aprovação dos agentes que atuarão na fiscalização do trânsito. O texto, que tramita no Legislativo através do projeto de lei 009/2021, define a forma de acesso dos interessados, que seria por meio de contratos temporários. Entretanto, a Constituição prevê que o aceso ao serviço público tem que ser feito por meio de concurso público. Este é o principal imbróglio para a contratação, pois o Executivo no atual momento, defende a contratação temporária de agentes, enquanto a Câmara defende o concurso público.
Mesmo com a instituição da Jari, a forma de contração de agentes ainda não foi definida, pois o projeto 009/2021 não foi votado. Caso o projeto vá para votação, a contratação dos agentes só poderá ser feita a partir de 2022 se for por meio de contratos temporários, se for por via concurso, o prazo poderá ser ainda mais extenso.
A matéria aprovada na Câmara de autoria da vereadora Sandra Cabral (PSD), prevê que os membros do referido conselho tenham formação em trânsito, considerando também ter um curso de economia.
A matéria foi votada e aprovada com emenda por unanimidade dos vereadores.
“Se não fosse criada a Jari, a maioria da receita ficaria para o Estado e um menor percentual para o município. Com a criação da Junta, inverte a situação, pois o maior percentual fica para o município e o Estado fica com uma pequena parcela. Olha o quanto o município de Santos Dumont perdeu por não ter criado antes a Jari", disse o vereador Flávio Faria (PTB), em justificativa ao voto após a aprovação do projeto.
Foto: Gilberto Freire
Edição: Gláucia Rabello

Policiais militares são homenageados na Câmara Municipal de Santos Dumont
Portal 14B: Homenagem reforça a confiança da população na Polícia Militar Saiba Mais +
Câmara de Santos Dumont aprova “Dia da Mãe Atípica” e “Feira Livre da Inclusão”
Portal 14B: Ambos os projetos são de autoria da vereadora Alyne Mendes Saiba Mais +
Câmara aprova aumento do número de deputados para 531; texto vai ao Senado
Segundo a Direção-Geral da Casa, criação das novas vagas gerará impacto anual de aproximadamente R$ 64,6 milhões Saiba Mais +
Projeto que proíbe charretes e carroças em horários de pico é rejeitado pela Câmara de Santos Dumont
Portal 14B: Matéria teve 11 votos contrários em reunião do Legislativo nessa semana. Flávia Letícia, autora do PLC, lamentou a rejeição Saiba Mais +1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Será que ele está com este prestígio todo junto ao povo?