Português (Brasil)

Católicos celebram Nossa Senhora das Dores nesta quarta-feira

Católicos celebram Nossa Senhora das Dores nesta quarta-feira

Data de Publicação: 15 de setembro de 2021 14:59:00 Dia é marcado por celebrações em Dores do Paraibuna, na zona rural de Santos Dumont

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

A Igreja Católica celebra nesta quarta-feira (15), o Dia de Nossa Senhora das Dores, também invocada sob o título de Piedade. A data lembra as sete dores de Maria, cujo ponto mais alto se deu no momento da crucificação de seu Filho, Jesus Cristo.

A santa é venerada pela igreja católica desde o século XIII, e a sua popularidade chegou ao ponto dela ser considerada padroeira de várias cidades, dentro e fora do país, com seus títulos diferentes. No Brasil, a santa é padroeira de Minas Gerais - com o título de Nossa Senhora da Piedade.

Em Santos Dumont, a Paróquia Nossa Senhora das Dores fica no distrito de Dores do Paraibuna, localizada na Rua F, 64. Para hoje, a programação ainda conta com a Celebração da Santa Missa, às 18h, com transmissão pelo Facebook da Paróquia. 

No entanto, as cerimônias começaram pela manhã com missa, às 10h30; e seguiram durante à tarde com a recitação do Terço Mariano, às 13h30; recitação do Terço da Misericórdia, às 15h; e Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 16h30. O agendamento para participar das celebrações pode ser feito pelo (32) 9 9817-5765. A Igreja está aberta para visitação desde 13h. 

Títulos variados

Como todas as "Nossas Senhoras", Nossa Senhora das Dores refere-se à Maria, mãe de Jesus. Porém, diferentemente de outras "Nossas Senhoras", como Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Dores não traz nenhuma referência a um local específico.

"Assim como Jesus é conhecido como Messias, Cristo, Filho de Davi, isso também se dá com Maria. Os títulos revelam a riqueza da experiência dos cristãos ao longo dos séculos em torno da mãe de Jesus. São experiências, sejam geográficas ou teológicas. E aí, nesse sentido, todas as 'Nossas Senhoras' são a mesma pessoa, a mãe de Jesus", explica Junior Vasconcelos do Amaral, padre e professor na PUC (Pontifícia UniversiUniversidade Católica) de Minas Gerais.

No caso de Nossa Senhora das Dores, ela é a representação de um momento específico. "É é a representação de Maria encontrando com seu filho carregando a cruz. Quando Ele é descido da cruz, a tradição diz que foi carregado no colo de Maria. E, depois, quando foi sepultado, ela ficou desolada", diz Luiz Antônio Pinheiro, frade agostiniano e professor de história do cristianismo da PUC Minas.

Por conta dos episódios envolvendo a crucificação, morte e sepultamento de Jesus, Nossa Senhora das Dores ganhou outros títulos. "Os principais seriam Nossa Senhora das Dores, em referência ao caminho da crucificação, Nossa Senhora da Piedade, quando Jesus foi colocado em seu colo, e Nossa Senhora da Soledade, quando Maria ficou em angustiante solidão durante o sepultamento de Jesus", conta Pinheiro. Há, ainda, uma série de outros títulos para Nossa Senhora das Dores: Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Agonia, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto. A denominação "Mater Dolorosa" (em latim), também é bem popular.

Oração à Nossa Senhora das Dores

Ó Mãe de Jesus e nossa Mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do Vosso Filho.

Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão. Vós sois a Mãe das Dores. E continuais a sofrer as dores do Vosso povo, porque sois Mãe, companheira, peregrina e solidária.

Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade.

Permanecei conosco e dai-nos o Vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegria. Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das Dores, mas também a Senhora de todas as graças. Amém!".

 

Foto: Thiago Leon / Divulgação Internet

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário