Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 7 de outubro de 2022 18:21:00 07 de outubro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Por Clézio Sá - Colunista...

 

Santos Dumont de volta ao Congresso Nacional

Como disse a jornalista Maju Coutinho, “o choro é livre”, e assim estão vivendo os eleitores que torceram pela derrota do candidato de Santos Dumont, Luiz Fernando Faria. Infelizmente a maioria dos nossos eleitores embarcou nessa onda e preferiram votar em candidatos de fora do município.

Confirmando aquele antigo adágio popular, “Deus escreve certo por linhas tortas”, Luíz Fernando encontrou grande apoio junto aos eleitores de dezenas de cidades das Zonas da Mata e Vertentes e de outras cidades de Minas Gerais, conseguindo os votos necessários para se eleger a deputado federal.

Os sandumonenses foram adeptos daquele ditado: “Santo de Casa não faz milagres.” Isso não é privilégio nosso, acontece em várias cidades do Brasil, onde os interesses pessoais e políticos são colocados acima das necessidades do município.

Dificilmente alguém nessa cidade pode apontar um político, após o regime militar, que carreou mais verbas e obras para essa cidade de que o Luíz Fernando. Além dele, destaca-se, de maneira inquestionável, o ex-deputado Wilson Modesto Ribeiro, o popular Sacadura.

Por questões pessoais, políticas e difamações injustificáveis, Luiz Fernando sofre uma rejeição de grande parte dos eleitores de Santos Dumont, conforme foi demonstrada nessas eleições de 2022. Agora, depois de eleito novamente a deputado federal, espera-se que essa rejeição se reduza substancialmente, isso porque ele vai alocar mais verbas para as cidades que confiaram em suas promessas de campanha.

Por ter experiência no cargo e conhecer bem o funcionamento de todas as comissões do Congresso Nacional, ela sabe onde conseguir melhor essas chamadas verbas parlamentares.

Por questões até compreensíveis, ele deveria investir mais nas cidades que deram os votos necessários para se eleger, mas por amar muito a sua terra natal, cidade onde tem residência, investe no setor pecuário e reside os seus familiares, ele vai deixar essas desavenças de lado e continuar se dedicando a Santos Dumont com muito carinho.

Jamais ele deixará de carrear recursos para o hospital, postos de saúde, entidades de classes, escolas e entidades recreativas, como sempre fez.

As eleições passaram, as desavenças devem ser esquecidas e, agora, as atenções serão voltadas apenas para os interesses do município e dos seus habitantes. Mas isso seria bem mais fácil se houvesse um pacto político, diálogo, entendimento e o apoio entre todos em torno do mesmo ideal: o desenvolvimento social, político e econômico do nosso município.

Agora só nos resta torcer para que ele tenha um mandato coroado de sucesso e que traga grandes investimentos para o nosso município. Santos Dumont precisa encontrar um novo caminho para a sua expansão econômica.

Clézio Paulo de Sá

 

Festa junina

A TV-Globo fez do seu debate político, do dia 29 de setembro, uma autêntica festa junina. Tinha o Bonner como juiz, o padre Kelman, a noiva Soraya, o noivo Lula, os padrinhos Bolsonaro e Simone Tebet, e nós como convidados.

Educadora exemplar

É praticamente impossível falar sobre a história do Colégio Santos Dumont sem mencionar o nome da sua coordenadora pedagógica Anália Palmieri. Ele tem pela educação e por esse colégio um carinho todo especial. É figura marcante na sociedade sandumonense. Seu aniversário foi no dia 03 de outubro.

Nova estrela na política brasileira

Chiara Biondino, com apenas 20 anos, estudante de Administração, filha do deputado federal Eros Biondino (PL), é uma das novas estrelas da política nacional. Ela foi eleita deputada estadual com 34.126 votos, se tornando a mais nova deputada do Brasil. Ela ocupará uma das 77 vagas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Chiara só poderá tomar posse no dia 22 de fevereiro quando completará 21 anos, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia e a Constituição Federal. Ela abriu as portas da política para a juventude brasileira, juntamente com o recordista de votos Nikolas Ferreira.

Adesões acontecendo

Nessa reta final da eleição que definirá o futuro presidente da República do Brasil, os candidatos Bolsonaro (PL) e Lula (PT) intensificam contatos com os líderes políticos em busca de apoio. Lula contará com as adesões dos candidatos derrotados Simone Tebet, Ciro Gomes e Soraya, e também do governador eleito do Pará, Jader Barbalho Filho. O Bolsonaro já recebeu o apoio dos governadores eleitos, Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (Goiás), do senador Sérgio Moro (PR), do deputado federal Delton Dallagnol (PR), e do governador de São Paulo Rodrigo Garcia. Os contatos se intensificam junto a todos os partidos desse país.

Sempre atenciosa

Emilce Timôtheo irradia simpatia, educação e carinho aos seus amigos e parentes. Foi uma excelente funcionária da antiga CBCC e é muito querida nessa cidade. Comemorou aniversário no dia 07 de outubro.

Verdade

Você nunca encontrará justiça em um mundo onde os criminosos é que fazem as leis.   

Noite feliz

O debate da TV- Globo foi feito com muito requinte, beleza e tecnologia digital. Tudo preparado cuidadosamente para dar um destaque especial à sua estrela Wiliam Bonner, que apareceu com muita pose, esbanjando muita soberba e arrogância, só que o maior destaque da noite foi o então desconhecido  e exótico padre Kelmon, imagem e semelhança do cantor Jorge Aragão. Ele deu show e bagunçou a quadrilha desta festa junina, realizada em final de setembro pela poderosa Globo.

Muita baixaria

O debate político da Globo foi um festival de baixaria, ofensas e críticas aos adversários sob a batuta do tendencioso jornalista William Bonner. Foi um horror!

Puro charme

Antonella Bustamante Henriques fez a alegria dos seus pais Juscilene e Marcos Guarino no dia 30 de setembro, dia do seu aniversário.

Educação

“Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender.” Jean Piaget

Clima de festa

O Brasil está vivendo as emoções das festas programadas para homenagear a sua Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Em Santos Dumont, as atenções estão voltadas para o simpático bairro N. S. Aparecida, onde estão acontecendo a novena, missas e as tradicionais barraquinhas. Para o dia 12 estão programadas as celebrações religiosas, leilão e uma grande carreata com a imagem da nossa protetora. Vamos prestigiar!

Só alegria e felicidade

A ex-funcionária da secretaria da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, Denise Calderaro, posa toda orgulhosa ao lado da Fernanda, no dia 05 de outubro. Motivo justo: aniversário da bonita filha.

Presença marcante

O bispo da Diocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antonio, está sempre prestigiando as festividades religiosas realizadas pelas paróquias de Santos Dumont. Com suas palavras de fé e evangelização ele presidiu, no dia 29 de setembro, as solenidades religiosas programadas para a festa do nosso padroeiro São Miguel e Almas. Ele é uma figura cativante, alegre e muito comunicativa.

Cadê os votos do padre?

O padre Kelmon (PTB) apareceu como um cometa no debate da Globo, foi notícia na mídia na véspera das eleições no mundo inteiro, só que os seus votos sumiram. Teve apenas 80.979, ou seja, 0,07% dos votos apurados para presidente da República.

Maior decepção

O candidato Ciro Gomes aparecia, em todas as pesquisas, como o terceiro colocado com 8 a 9% dos votos. Para surpresa geral, ficou em quarto lugar com apenas 3,05% dos votos apurados. Perdeu inclusive no seu estado, o Ceará, onde sua família dominava a política há vários anos.

Fica esperto

Sem trabalhar e sem dinheiro no bolso, você jamais vai poder comer picanha, fazer churrasco ou comer ovos. Eleição só dá vida boa aos políticos, principalmente quando conseguem se elegerem.

 Situação difícil

Depois de tudo que falaram do Lula nos debates políticos promovidos pelas tv’s, os candidatos Simone Tebet, Ciro Gomes e Soraya ficaram em situação bem desconfortável para subiram em palanques para pedir voto para o líder do PT. Coisas normais na nossa política.

Frustração

Um grande número de dirigentes do PT esperava que o Lula ganhasse as eleições no primeiro turno. Chegaram a reservar a Avenida Paulista para as comemorações e os seus líderes se concentraram em um hotel de São Paulo para festejarem a vitória de sua principal estrela, o popularíssimo Luis Inácio Lula da Silva. Agora vão ter que esperar a prorrogação, como disse o Lula, para confirmar esse sonho.

Salto alto

Alguns militantes fanáticos do PT já estavam escolhendo nomes para o futuro ministério do Lula, alguns falando em reeleição e até no seu futuro sucessor (a). Calma gente, ainda tem alguns quilômetros de estrada para chegar lá.

Não está morto

O presidente Jair Bolsonaro ganhou fôlego com a sua votação, até então imprevisível, desmoralizou os institutos de pesquisas, assustou seus adversários e tem chances de reverter essa situação. A disputa dessa eleição vai ser terrível. Só iremos saber mesmo, depois da sua apuração.

Vão ter que aturar

Tinha alguns políticos condenados pela turma da operação Lava-Jato, sedentos em se vingarem dos seus algozes, o juiz Sergio Moro e o procurador Delton Dallagnol. As cabeças deles estavam na forca, só que os eleitores do Paraná chegaram junto e os elegeram a senador e a deputado federal dando-lhes direito a esse tal direito de foro privilegiado. Para completar a festa, Rosângela, esposa do Sergio Moro, foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo.

Os paranaenses chegaram juntos

A dupla, Moro e Dallagnol, estrelas da Operação Lava-Jato, teve que enfrentar todos os tipos de adversidades junto aos políticos e a Justiça, mas tiveram o apoio irrestrito dos eleitores paranaenses. É aquele velho ditado: “Deus escreve certo por linhas tortas.”

Virou nanico

O partido PSDB, que já foi o principal concorrente do PT nesses últimos 20 anos, perdeu importantes filiados e, hoje, se transformou num partido do “andar de baixo” no Congresso Nacional. Suas principais figuras na atualidade são o Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra, Tasso Jereissat e Eduardo Leite. Todos com prestígio em baixa junto aos brasileiros.

Bem representada

Três mulheres representarão, e bem, a cidade de Juiz de Fora na política nacional: a ex-secretária da Saúde, Ana Pimentel (PT) e a Delegada Ione Barbosa (Avante) na Câmara Federal; e a Delegada Sheila (Patriota) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 A maior revelação

A grande revelação política do Brasil foi o vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira (PL-MG), de 26 anos, eleito deputado federal com 1,4 milhão de votos, o mais bem votado no Brasil, defendendo uma pauta conservadora e sem usar verba do fundo eleitoral.

Fora de cena

Essas eleições 2022 tiraram do cenário político nacional figuras históricas como a senadores Álvaro Dias e Kátia Abreu, os deputados José Serra, Alexandre Frota, Julio Delgado, Paulinho da Força Sindical, José Freixo, Joice Hasselmann, Janaina Paschol e o ex- governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

Do espaço para o Senado

O astronauta Marcos Pontes saiu do espaço sideral em uma nave americana para o ministério de Ciência e Tecnologia no governo Bolsonaro e, agora, fixou residência no Congresso Nacional. Foi eleito senador pelo PL com 49,68 %dos votos válidos de São Paulo. Foi mais um a desmoralizar os institutos de pesquisas desse país. 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário