Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 1 de abril de 2022 18:51:00 01 de abril 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Clézio Sá - Colunista

 

Sonhar Não Custa Nada

Acordei alegre e muito feliz após uma noite em que tive o prazer de ver nos noticiários das TV’s e jornais que o Congresso Nacional teve um dia de grandes decisões ontem. Atendendo aos anseios da população brasileira, por maioria absoluta de votos, os parlamentares aprovaram a extinção das verbas do fundo eleitoral e partidário; a prisão após a condenação em segunda instância; acabaram com o sistema da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos; decidiram reduzir partidos no Brasil para no máximo oito; limitar os mandatos parlamentares a dois; acabava com o foro privilegiado e reduzia muito a imunidade parlamentar; igualou o tempo de aposentadoria de todas as categorias, ao tempo e salários estipulados pelo INSS; estipulava somente dois períodos para os cargos de presidente dos partidos políticos; acabar com os cargos públicos em caráter vitalício; reduzir bem os penduricalhos dos funcionários mais graduados; igualar os dias de férias para todos os funcionários e trabalhadores regidos pela CLT; acabar com esses injustificáveis recessos nos Três Poderes; reduzir o número de assessores a oito no máximo; que o preenchimento dos cargos comissionados deverão ter, pelo menos, 40% de funcionários efetivos; estabeleceu o mesmo dia e o mesmo percentual os reajustes salariais de todos os funcionários, de acordo com a inflação; além de antecipar o 13º salários dos aposentados e pensionistas para os meses de abril e maio, criando uma gratificação especial para eles no mês de dezembro; os cargos públicos só poderiam ser ocupados através de concursos, sem interferência do presidente da República, deputados e senadores (predomínio da meritocracia); adotava-se um novo sistema de valorização dos professores com salários mais justos, valorizando cada vez mais os cursos de reciclagens; acabava com as cobranças abusivas das taxas adotadas pela rede bancária aos seus clientes; proibia o Estado de custear despesas com planos de saúde, odontológico, educacional e outros benefícios para parlamentares e ministros e obrigando todos os funcionários da ativa a pagarem seus impostos indistintamente dos cargos que ocupam.

O governo federal havia construído novas usinas elétricas e reduzido a sua tarifa para os consumidores; os preços dos derivados do petróleo foram reduzidos em quase 50% e o atendimento médico-hospitalar havia ampliado e melhorado muito; adotava um melhor sistema de distribuição de renda aos brasileiros; milhares de casas populares serão construídas para atender as famílias de baixa renda. O governo passaria a dar prioridade ao transporte ferroviário, reativando as antigas ferrovias e construído outras em vários estados brasileiros.

Também fiquei satisfeito com o fim da pandemia do Covid-19; com a abertura do mercado do trabalho; o início de uma série de obras públicas e privadas no Brasil; com o fim da guerra da Ucrânia; que a Rússia foi obrigada a reconstruir os danos provocados ao povo ucraniano e que o técnico Tite havia deixado o cargo de técnico da Seleção Brasileira.

Nesse clima de euforia, olhei o calendário e vi que era 1º de abril. O importante é que acordei muito feliz, afinal, sonhar não custa nada.

Clézio Paulo de Sá

 

Muita dedicação e competência

Assim foi a vida da Aparecida Silva Alves no desempenho da sua edificante missão de educadora. Ela se destacou como professora de português, redação e literatura e, também, como vice-diretora da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, o popular ‘Estadual’. Aparecida comemorou nova idade no dia 28 de março.

Alegria, alegria...

Essa é a marca da simpática Aurelina Salomão Abdo. Sempre risonha e prestativa, Aurelina conquistou muitas amizades nessa cidade. Foi muito grande a quantidade de mensagens que ela recebeu no dia 27 de março pela passagem do seu aniversário.

Excelente músico

O mês de abril começa festivo para as famílias Henriques e Castello Branco. Dia 02, o excelente músico e ex-funcionário do antigo Banco de Minas, depois Real, Silte Henriques comemorou mais um ano de vida.

Empresário itinerante

O vitorioso empresário Cláudio Volpi, depois de gerir com muito sucesso as organizações Volpe, se aposentou e, agora, curte a vida viajando ao lado da sua bonita esposa Rita. Ele festejou, ao lado dos familiares, mais um aniversário no dia 02 de abril. Mesmo aposentado, ele presta assessoria aos filhos Eduardo e Henrique na administração das suas empresas.

Visitas queridas

Dias 25 e 26 de março tive o prazer de receber a visita dos meus queridos irmãos Antonio César e José Romualdo. Eles vieram acompanhados das esposas Lourdes e Carmem Regina.

13º salário

Os aposentados e pensionistas do INSS já podem programar o que fazerem com o dinheiro que receberão referente ao 13º salário de 2022. Ele será pago em duas parcelas, nos meses de maio e junho. É bom ficarem atentos nesses gastos e lembrar que em dezembro vão passar sem esse benefício para custear as despesas das festas do Natal e Ano Novo.

Investigação deve continuar

A renúncia do ministro da Educação Milton Ribeiro não encerra o problema das denúncias contra a distribuição de verbas de maneira irregular pelos seus amigos de fé: os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Essa denúncia deverá ser apurada minuciosamente e se for de fato comprovada, seus autores deverão ser responsabilizados e punidos penalmente com o máximo rigor. Questão de respeito e zelo com a educação e austeridade nos gastos do dinheiro público.

Ganância

Essa praga do ‘Centrão’, que congrega parlamentares gananciosos e oportunistas, é insaciável com os cargos nos ministérios e das empresas públicas. Eles querem o controle de suas verbas e cargos para se garantirem politicamente. Estão de olho nos ministérios da Educação (MEC), Ciência e Tecnologia e na direção da Petrobras.

Botando pressão

Além dos militantes dos partidos da esquerda, os dirigentes dos partidos (PSDB, MDB, Podemos e União Brasil) buscam um meio de lançar um candidato representando a 3ª via para derrotar o presidente Bolsonaro. Isso sem falarmos nos artistas, jornalistas e intelectuais ligados à cultura (leia-se Lei Rouanet). Pelo visto a guerra pelos votos vai ser pior do que a da Ucrânia.

Zelo e austeridade

Com muita seriedade e competência a direção do Hospital de Santos Dumont, liderada pelo habilidoso Ivan Amorim, enfrentou esse período da pandemia da Covid-19 com muita eficiência no atendimento aos pacientes de maneira elogiável. Além da parte clínica, a direção do Hospital cuida do patrimônio com muito carinho. Suas instalações foram aprimoradas e o seu visual ganhou um toque de beleza e modernidade. Nota dez para a atual administração da nossa querida “Santa Casa”.

Gozação

Parece que a polêmica cantora Anita está fazendo lobby para ingressar na ABL. Do jeito que anda as coisas nesse país, tudo é possível.

Proteção ao idoso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que plano de saúde coletivo poderá reajustar as mensalidades de acordo com as faixas etárias dos seus usuários. Nessa, os idosos e aqueles usuários que irão completar 60 anos vão se ferrar. Isso não é benefício e sim castigo. É por essa e outras que os proprietários desses planos de saúde estão milionários. E viva o Brasil!

Novidade

Nunca imaginei que o termo corrupção tinha qualquer relação com “alinhamento político”. Coisas dos nossos incríveis políticos. É vivendo que se aprende nesse querido Brasil.

Prova Concreta

Muito feliz o colunista Carlos Alberto Sardenberg ao dizer em sua coluna no jornal ‘O Globo’ (26-03-2022) que “a maior prova de que houve corrupção não é a confissão dos réus que fizeram delação premiada, mas o dinheiro devolvido”. Isso ao abordar os problemas levantados pela Operação Lava-Jato.

E agora?

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, renunciou o mandato de olho na candidatura ao cargo de presidente da República. Para complicar mais ainda a vida do governador de São Paulo, João Dórea, ele não saiu do PSDB. Vem chumbo grosso na área tucana.

Palanque eleitoral

Aquele festival Lollapalooza se transformou em um grande palanque eleitoral. O objetivo dos artistas era derrubar o presidente Bolsonaro. Tudo em nome da cultura e da democracia, fazer o quê?

Pastelão

A entrega do Oscar 2022 se transformou numa grande palhaçada com direito a “tapa na cara” do apresentador. Estava parecendo aqueles filmes nacionais de 1950. Sinal dos tempos.

Politicagem

A Câmara aprovou projeto de lei dando direito aos órgãos públicos de contratarem campanhas de propagandas, incluindo comunicação institucional e serviços de relacionamento com a imprensa e relações públicas nos anos das eleições. É a forma dos políticos lidarem com os gastos do dinheiro público. Completa regressão no sistema político do Brasil.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário