Português (Brasil)

Santos Dumont tem saldo positivo na criação de empregos no 1º semestre de 2021

Santos Dumont tem saldo positivo na criação de empregos no 1º semestre de 2021

Data de Publicação: 27 de agosto de 2021 10:19:00 Indústria é o setor com melhor desempenho do ano até o momento. Sindicomércio projeta aumento nas vendas e na empregabilidade para o setor terciário no segundo semestre

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Santos Dumont dá demonstrações que as coisas podem estar melhorando na economia. A cidade fechou o primeiro semestre de 2021 com um saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, nesse período, foram 787 admissões contra 717 desligamentos, totalizando 70 novos postos de trabalho formal no município.

A indústria foi o setor que apresentou o melhor desempenho até o momento em 2021. De janeiro a junho, foram 165 contratações contra 130 demissões, gerando um total de 35 empregos com carteira assinada. Logo em seguida aparece o seguimento de construção com um saldo de 14 novos postos de trabalho. O setor terciário, que engloba o comércio e serviços - principal força econômica da cidade -, deu demonstrações tímidas de recuperação. O comércio foi o que mais contratou porém foi também o que mais demitiu, 340 e 327 respectivamente, totalizando 13 criações de empregos. Já o setor de serviços apresentou 225 admissões e 221 desligamentos, com um total de quatro postos de trabalho criados.

Para o presidente do Sindicomércio de Santos Dumont, André Borges, o setor terciário tende a melhorar no segundo semestre no que se refere às vendas. O aumento no consumo também influencia na empregabilidade, que é alavancada tradicionalmente pelas contratações temporárias de fim de ano.

"Nossa expectativa pro segundo semestre é boa. Nós percebemos que as empresas estão otimistas, estamos observando que as lojas estão sendo reabastecidas, no setor de vestuário vamos entrar no período de primavera-verão. Esperamos um crescimento de 20% nas vendas em relação ao primeiro semestre", analisou André.

Veja o desempenho de cada setor no primeiro semestre de 2021 em Santos Dumont:

Serviços: 225 admitidos e 221 desligados – saldo: 4
Indústria: 165 admitidos e 130 desligados – saldo: 35
Agropecuária: 8 admitidos e 4 desligados – saldo: 4
Construção: 49 admitidos e 35 desligados – saldo: 14
Comércio: 340 admitidos e 327 desligados – saldo: 13

Veja o saldo por mês na criação de empregos com carteira assinada:

Janeiro: 121 contratações e 144 demissões - Saldo: - 23   
Fevereiro: 147 contratações e 102 demissões - Saldo: 45
Março: 144 contratações e 115 demissões - Saldo: 29 
Abril: 91 contratações e 132 demissões - Saldo: 41 
Maio: 139 contratações e 112 demissões - Saldo: 27
Junho: 145 contratações e 112 demissões - Saldo: 33

Primeiro semestre de 2020 x 2021

Os números relacionados à empregabilidade refletem a diferença entre os momentos vividos no espaço de um ano. Em comparação ao mesmo período de 2020, momento que englobou o início da pandemia de Covid-19 e restrições rígidas em todos os âmbitos da vida social e econômica dos sandumonenses, é possível observar o quanto a pandemia impactou na economia da cidade.

De janeiro a junho do ano passado, segundo o Caged, foram 617 contratações contra 960 desligamentos, o que totalizou um fechamento de 343 postos de emprego em Santos Dumont. Só o setor terciário acumulou 256 demissões no período. 

O mês de abril de 2020 foi o mês mais conturbado economicamente, tendo 54 admissões contra 204 desligamentos, resultando em um saldo negativo de 150 postos de trabalho. A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia do Caged no início do ano passado.

Solução caseira e inovação

Apesar do crescimento na criação de postos de trabalho em 2021, o desemprego segue alto no país. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no Brasil está em 14,76 milhões de pessoas. A necessidade faz com que a população busque alguma alternativa, e a saída encontrada até aqui tem sido o investimento no próprio negócio.

Em Santos Dumont, 399 novas empresas foram criadas em 2021 - a maioria como Microempreendedores Individuais (MEI)-, ao passo que 132 foram extintas, segundo dados do Ministério da Economia.

"De um modo geral estamos observando que há a criação de novas empresas, renovação, busca por uma solução caseira. Esses números devem estabilizar e essa estabilidade vai ser interessante pra economia da cidade. Já as empresas que estão no mercado, estão buscando pela inovação. Por mais que algumas delas tiveram que reduzir o quadro de funcionários, está havendo investimento na área de tecnologia, muita gente migrando pro e-commerce", relatou André Borges.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário