Português (Brasil)

Região de Santos Dumont deixa onda roxa e avança para onda vermelha do Minas Consciente

Região de Santos Dumont deixa onda roxa e avança para onda vermelha do Minas Consciente

SD estava há pouco mais de um mês na onda roxa, etapa mais restritiva do Minas Consciente

Compartilhe este conteúdo:

 

O governo de Minas anunciou, na manhã desta quinta-feira (15), o avanço da Macro Região Sudeste, da qual Santos Dumont faz parte, para a onda vermelha do Minas Consciente a partir de domingo (18). A cidade estava na onda roxa desde o dia 13 de março.
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo), durante coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais. O chefe do Executivo estadual diz que a decisão acontece após bons resultados do período de maior restrição em toda Minas Gerais.
"Graças ao esforço da onda roxa, que em algumas regiões já dura quatro semanas, em outras mais do que isso, obtivemos melhorias de indicadores e tudo aponta que continuaremos a ter, porque a pandemia, a questão dela, sempre tem um efeito retardado. De acordo com isso, com decisões técnicas da Secretaria da Saúde, estamos com várias regiões avançando da onda roxa para a onda vermelha. Então, o estado, provavelmente em termos de área, 60%, 70% dele está agora já na onda vermelha. Uma evolução muito grande", disse Zema.


 
As cidades que migraram para a onda vermelha, que é o caso de Santos Dumont, poderão reabrir as atividades consideradas não essenciais, desde que cumpram regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. Essa medida, contudo, é opcional a cada município, que pode gerir a retomada comercial à sua maneira.
Zema também lembrou a importância de as pessoas continuarem se cuidando. Segundo o governador, a onda roxa foi um "extremo" e as Prefeituras que agora estão na onda vermelha não devem comemorar esse avanço.
"Estamos longe de termos conforto, isso tem de ficar muito claro. Ainda temos um sistema hospitalar que opera com uma carga pesada, os profissionais de saúde estão cansados. As vagas são poucas, então nós temos de lembrar que precisamos continuar tomando todos os cuidados", alertou.


Santos Dumont, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (14), acumula 66 mortes e 2.133 casos positivos de Covid-19. Dos 12 leitos de UTI do Hospital Misericórdia, 11 estão ocupados.
Veja o que pode funcionar na Onda Vermelha
Todas as atividades podem funcionar na onda vermelha, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas, a saber:

  • Distância linear de 3 m
  • Capacidade por pessoa: 10 m²
  • Máximo de 30 pessoas por evento
  • Ocupação de hotéis e atrativos culturais limitada a 50% da capacidade
  • Para serviços não essenciais, é limitado um cliente para cada atendente

Foto de capa: Peterson Escobar

 

Compartilhe este conteúdo: