Português (Brasil)

SD registra em abril pior desempenho do ano na geração de empregos, aponta Caged

SD registra em abril pior desempenho do ano na geração de empregos, aponta Caged

Data de Publicação: 7 de junho de 2021 11:38:00 Presidente do Sindicomércio aponta reflexo da "Onda Roxa" como uma das causas para a performance negativa no quarto mês do ano

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Depois de dois meses consecutivos com saldo positivo, Santos Dumont voltou a apresentar desempenho negativo na geração de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, a cidade apresentou um saldo negativo de 41 postos de trabalho em abril, pior desempenho de SD em 2021 no setor econômico.

O Caged aponta que o município registrou 91 admissões contra 132 desligamentos no quarto mês do ano. O setor de comércio puxa a fila com 27 admitidos e 52 desligados, totalizando a perda de 25 empregos com carteira assinada; seguido pela indústria que contratou 16 mas demitiu 29 pessoas, totalizando 13 fechamentos de postos de trabalho. Por sua vez, o setor de construção foi o único com desempenho positivo em abril, com 10 contratações e 4 demissões, totalizando a criação de 6 postos de trabalho formal na cidade.

De acordo com André Borges, presidente do Sindicomércio de Santos Dumont, os dados desfavoráveis de abril são reflexos, em grande parte, do período de "Onda Roxa" que as cidades de Minas Gerais enfrentaram em março. A "Onda Roxa" é a etapa mais restritiva do programa "Minas Consciente" e tem caráter impositivo às cidades mineiras.

Saldo do ano é positivo

Apesar da queda brusca em abril, no acumulado do ano, a cidade apresenta um saldo positivo no setor. Como de costume, o MInistério da Economia atualizou os dados dos meses anteriores. Segundo o Caged, em janeiro, SD contabilizou saldo negativo de 23; em fevereiro, o município criou 44 empregos; e em março, foram abertos 29 postos de trabalho. Já em abril, 41 empregos com carteira assinada foram perdidos.

Em contraste com abril, a melhor performance do ano foi em fevereiro. No segundo mês do ano, foram 145 contratações contra 101 demissões, resultando na criação de 44 postos formais de emprego em Santos Dumont. Nos dados acumulados do ano, são 501 admissões e 492 desligamentos, totalizando saldo positivo de 9 postos de trabalho. Vale ressaltar que o levantamento pode sofrer alterações porque as informações são coletadas através das empresas que podem modificar as somas depois do período.

Veja o desempenho dos setores em 2021:

Serviços: 134 admitidos e 151 desligados – saldo: -17
Indústria: 99 admitidos e 98 desligados – saldo: 1
Agropecuária: 5 admitidos e 3 desligados – saldo: 2
Construção: 33 admitidos e 26 desligados – saldo: 7
Comércio: 230 admitidos e 214 desligados – saldo: 16

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário