Português (Brasil)

INSS faz alerta para novo golpe do WhatsApp com segurados em Santos Dumont

INSS faz alerta para novo golpe do WhatsApp com segurados em Santos Dumont

Data de Publicação: 1 de junho de 2022 15:50:00 Instituto informa que golpistas estão se passando por uma 'Central de Atendimento' para tentar obter dados pessoais dos beneficiários por meio de mensagens

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter

 

Após vários segurados informarem ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Santos Dumont, que receberam mensagens de um contato pelo aplicativo do WhatsApp, se passando como a 'Central de Atendimento' do instituto para tentar obter dados pessoais dos beneficiários, o INSS explica que se trata de tentativas de golpe.

O INSS informou que não faz parte do procedimento do instituto, contatar os segurados pelo WhatsApp. Quando há necessidade de se comunicar com os beneficiários, a agência utiliza os dados fornecidos pelo cadastro, como e-mail, telefone e o próprio endereço.

Segundo o órgão, os criminosos possuem algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade. Dessa forma, o INSS orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem o número de imediato e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.

Em caso de golpe, a orientação é que o segurado registre um boletim de ocorrência e comunique o INSS, pela ouvidoria clicando aqui ou ligando pelo telefone 135. 

Para evitar cair nesse tipo de golpe é importante seguir as seguintes dicas:

- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo site do INSS ou pelo telefone 135;

- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;

- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;

- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);

- É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;

 

Foto: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário