INSS faz alerta para novo golpe do WhatsApp com segurados em Santos Dumont
Data de Publicação: 1 de junho de 2022 15:50:00 Instituto informa que golpistas estão se passando por uma 'Central de Atendimento' para tentar obter dados pessoais dos beneficiários por meio de mensagens
Por Isabella Sad - Repórter
Após vários segurados informarem ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Santos Dumont, que receberam mensagens de um contato pelo aplicativo do WhatsApp, se passando como a 'Central de Atendimento' do instituto para tentar obter dados pessoais dos beneficiários, o INSS explica que se trata de tentativas de golpe.
O INSS informou que não faz parte do procedimento do instituto, contatar os segurados pelo WhatsApp. Quando há necessidade de se comunicar com os beneficiários, a agência utiliza os dados fornecidos pelo cadastro, como e-mail, telefone e o próprio endereço.
Segundo o órgão, os criminosos possuem algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade. Dessa forma, o INSS orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem o número de imediato e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.
Em caso de golpe, a orientação é que o segurado registre um boletim de ocorrência e comunique o INSS, pela ouvidoria clicando aqui ou ligando pelo telefone 135.
Para evitar cair nesse tipo de golpe é importante seguir as seguintes dicas:
- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo site do INSS ou pelo telefone 135;
- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
- É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;
Foto: Isabella Sad

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