Português (Brasil)

Dia da Cavalaria: 4° Esquadrão celebra a data e faz demonstração de força em Santos Dumont

Dia da Cavalaria: 4° Esquadrão celebra a data e faz demonstração de força em Santos Dumont

Data de Publicação: 17 de maio de 2025 16:26:00 Portal 14B: Evento teve apresentação dos veículos de combate e reconhecimento, além da entrega de medalhas a militares de destaque

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

 

 

Tradição e modernidade. Em 10 de maio é celebrado o Dia da Arma de Cavalaria. Em Santos Dumont, a comemoração foi realizada na última quinta-feira (15) pelo 4° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. 

Ao longo dos anos a cavalaria foi evoluindo mas sem perder o que fez dela um dos principais trunfos do exército:  mobilidade, comunicação avançada, trabalho de reconhecimento e potência de fogo.

É justamente aqui em Santos Dumont que desde 1984 está instalada a única unidade de cavalaria no estado de Minas Gerais. É muita responsabilidade envolvida para os combatentes, mas sobretudo motivo de orgulho em fazer parte do 4° Esquadrão.

"Recebemos esses jovens e preparamos eles para a especialização da cavalaria, nós nos especializamos em combater em plataforma, que são os nossos carros. A gente fala um conceito completo, mas a execução é simples. São os nossos carros com sistema de armas, por vezes no próprio ser humano, por vezes sistema de armas remotamente controlado, sistema de armas com visão noturna e oferece um grande poder de combate ao todo", explica o capitão Mauricílio Galdino.

As comemorações envolveram entrega de medalhas a militares de destaque e reconhecimento a pessoas que prestaram apoio ao exército.

E claro que não poderia faltar homenagens a Manuel Luís Osório, patrono da cavalaria brasileira e um dos comandantes da Batalha do Tuiuti, considerada a maior do continente sul americano, durante a Guerra do Paraguai.

"Os heróis já fizeram os seus atos e já foram embora. Normalmente, quem precisa dos heróis somos nós. Nós precisamos de figuras de referência que nos mostrem o caminho do dever, o caminho do certo, isso acontece em todos os lugares. As religiões buscam bastante isso, no próprio cinema, dentro da cavalaria, a gente tem a figura do Manuel Osório", declara Mauricílio.

O ápice do evento foi a apresentação de força e técnica, mostrando o preparo da tropa.

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário