Português (Brasil)

Serviço de vedação da linha férrea em Santos Dumont vai até julho, segundo a MRS

Serviço de vedação da linha férrea em Santos Dumont vai até julho, segundo a MRS

Data de Publicação: 1 de abril de 2025 15:41:00 Portal 14B: Pouco mais de 3 km serão vedados na ferrovia que corta o município

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

 

A ferrovia que corta o município de Santos Dumont passa, desde fevereiro de 2025, por um serviço de vedação. A obra é conduzida pela MRS Logística, empresa que detém a concessão do trecho. 

De acordo com a MRS, o trabalho tem previsão de término para julho deste ano e tem o objetivo de proporcionar mais segurança.

"A principal motivação para a vedação da linha férrea é ampliar a segurança operacional e dos pedestres que circulam pela região, especialmente nos pontos de encontro com a ferrovia. As obras garantem mais segurança às comunidades próximas à via, além de protegerem as faixas de domínio da ferrovia", comunicou a empresa. 

Ao todo, serão vedados um total de 3.053 metros ao longo da linha férrea, priorizando pontos estratégicos definidos pela concessionária. 

"A vedação será implementada em diversos pontos estratégicos do município, tendo sido observados e levados em consideração o histórico de acidentes e risco eminentes na região. Dentre alguns desses locais estão áreas próximas ao "Avião 14 Bis", ao Centro da cidade, à rodoviária e ao longo da Rua José Carlos de Paula", informou. 

Questionada se a vedação virá acompanhada de outras obras, a empresa respondeu que: "além da vedação, a MRS trabalhará em outras melhorias nas passagens para pedestres e veículos, conforme previsto no contrato de renovação da concessão. As passarelas também estão previstas em pontos de maior circulação".

Histórico de acidentes

No início deste ano, o Portal 14B mostrou que Santos Dumont, durante 2024, foi a terceira cidade de Minas Gerais com mais acidentes com trem, segundo ranking estadual da própria MRS. 

O município só ficou atrás de Carandaí, que teve 5 acidentes, e a líder Juiz de Fora, com 16 ocorrências do gênero. O balanço aponta que os acidentes foram reduzidos pela metade em um ano. Em 2023, foram oito acidentes no mesmo período, segundo os dados da MRS.

O somatório leva em conta as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional destinada exclusivamente à operação ferroviária, onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas.

 

 

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário