Português (Brasil)

Vídeo: Bombeiros realizam treinamento de brigadistas de incêndio em Santos Dumont

Vídeo: Bombeiros realizam treinamento de brigadistas de incêndio em Santos Dumont

Data de Publicação: 27 de março de 2025 11:42:00 Portal 14B: Iniciativa partiu da Defesa Civil de Santos Dumont. Atividades foram realizadas na Vocacional, nessa quarta-feira (26)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

 


A sabedoria popular já alerta: “com fogo não se brinca”. Em questão de segundos, algo pequeno pode se tornar um incêndio difícil de controlar e terminar em tragédia. 

Para evitar situações como essa, a Defesa Civil de Santos Dumont, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, formou 25 novos brigadistas. Os voluntários passaram por aulas teóricas e práticas.

"É importante o aluno entender em quais circunstâncias e condições ele consegue atuar em segurança e quais situações ele consegue só sinalizar o local, fazer uma evacuação de emergência com segurança, bem como também saber se comportar em um sinistro de incêndio", explicou o soldado do Corpo de Bombeiros e instrutor do curso, Dayverson de Souza. 

Já Dirceu Rodrigues, coordenador da Defesa Civil, falou sobre como surgiu a ideia de oferecer esse curso na cidade.

"Os moradores, pessoas de Santos Dumont em geral tem que ter esse conhecimento sobre o que fazer e tentar resolver para não virar uma vítima, não virar um problema quando o bombeiro chegar. Eu convidei alguns seguimentos como os jipeiros, pessoas que eu sei que vão ter disponibilidade quando a gente acionar, e também fiz o convite para outras pessoas como teste, pessoas de supermercados, autoridades, pessoas da Prefeitura. Vou abrir outras turmas para que a gente possa estender para outros seguimentos, outros mercados, outros bairros", afirmou.

O curso aconteceu nas dependências da Escola Estadual Governador Bias Fortes, a Vocacional, no Bairro Quarto Depósito. Uma área segura foi destinada para a execução das atividades. No treinamento, os brigadistas aprenderam a ter agilidade para combater as chamas, sobretudo, com segurança. Como Santos Dumont não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros, o trabalho de apoio é fundamental até a chegada dos especialistas.

"Essa primeira resposta pode vir a diminuir essa carga de incêndio e, possivelmente, o bombeiro quando for atuar vai estar mais fácil e mais propício para gerar menos risco menos danos aos materiais e vidas", disse Dayverson.

Os brigadistas ouviram atentos às instruções e colocaram  em prática o que foi passado em sala de aula. Eles distinguiram qual extintor usar em cada situação, simularam ocasiões comuns do dia a dia, entre outras atividades. 

Além de debelar o fogo, os novos brigadistas também aprenderam o que fazer em situações que envolvem vazamento e fogo em botijão de gás. Tudo com a supervisão das crianças da escola, que de longe deram uma espiadinha nas atividades. De acordo com a Defesa Civil, outros cursos serão realizados na cidade abrangendo temas diferentes.

Os novos brigadistas aprovaram o curso. "Essas são coisas que acontecem no dia a dia igual esse exemplo do botijão de gás, que é interessante você conter aquele fogo. Parece simples, mas se você não souber, pode provocar uma tragédia", disse José Reis, presidente do Jeep Clube de Santos Dumont. 

"Tudo que ele mostrou ali pode acontecer na escola, no serviço em qualquer lugar. Achei que foi uma aprendizagem que vou levar pra vida", afirmou Marina Borelli, jovem aprendiz do Supermercados BH.

 

Fotos: Peterson Escobar


 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário