Português (Brasil)

Vídeo: Proerd retorna às escolas de Santos Dumont em 2025

Vídeo: Proerd retorna às escolas de Santos Dumont em 2025

Data de Publicação: 23 de março de 2025 15:53:00 Portal 14B: Programa pretende orientar alunos da rede pública e da rede privada para se manterem afastados das drogas

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

 

Eles chegam animados, a aula começa sempre com muita energia. Quando o instrutor fala, a atenção é redobrada e a interação faz parte do aprendizado. 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) retorna às escolas de Santos Dumont depois de uma pausa de alguns anos, a expectativa é que centenas de alunos sejam atendidos pelo programa, que certamente vai deixar lições pro resto da vida de todos os participantes.  

"As drogas elas viciam, podem deixar a pessoa com falta de ar, o cigarro pode causar câncer no pulmão e problemas respeiratórios e a bebida alcóolica pode deixar com transtorno no cérebro e deixar tonta", conta  o auno Luis Henrique Cardoso, de 10 anos, sobre o que apreendeu até o momento.

As aulas são ministradas pelo sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Renato, que vem de Barbacena toda semana exlcusivamente para passar os ensinamentos aos alunos. Com 20 anos de voluntariado, Renato é um dos mais experientes militares da região nessa área.

"O fundamental é que ele saibam fazer escolhas positivas e saudáveis que vão fazer a diferença na vida deles. O nosso foco é no sócio-emocional porque se eles souberem tomar decisões saudáveis perto dos pais e dos amigos, quando eles estiverem em risco não vão cair no conto do vigário e usar drogas", afirmou Renato.

O Proerd atende alunos da rede pública e da rede privada com formatura prevista para junho deste ano. Em Santos Dumont, o programa tem apoio da Secretaria de Educação e também da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas. 

Do ponto de vista educacional, a diferença é notada em sala de aula e fica evidente no comportamento dos próprios alunos.

"A gente já sente essa mudança de postura, de regras, de limites, de compromisso mesmo de fazer as atividades, de participação. A cada ano, a gente vê que o trabalho da Polícia Militar vem se adequando de acordo com a mudança das turmas", comentou Cristiane Silva, professora.

Bom pra quem recebe e marcante também pra quem ensina. Sem dúvida, o Proerd fez e continua fazendo história ao longo dos anos.

"Cada vez que a gente começa é uma nova fase, são novas pessoas. Pra mim é um orgulho muito grande porque tenho várias experiências, fui padrinho de casamento, já fui convidado para outras ocasiões desses jovens adultos que foram meus alunos, a gente encontra nas ruas e eles me abraçam, pessoas de 20 e poucos anos, querem mostrar que a gente fez a diferença na vida delas. Eu sinto um friozinho na barriga sempre que vou começar de novo porque eu quero fazer o melhor", comentou o sargento Renato, que deve se aposentar do Proerd em 2025. 

 

Fotos: Peterson Escobar / Reprodução Portal 14B

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário