Português (Brasil)

Catapora: aulas seguem suspensas nesta terça-feira no Colégio São José em Santos Dumont

Catapora: aulas seguem suspensas nesta terça-feira no Colégio São José em Santos Dumont

Data de Publicação: 13 de maio de 2025 12:03:00 Portal 14B: Na tarde desta terça-feira (12), a escola fará uma nova avaliação do quadro de infecção e se tudo ocorrer bem, a previsão é de que as aulas voltem normalmente na quarta-feira (14)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

As aulas do Colégio Municipal São José seguem suspensas nesta terça-feira (13), em Santos Dumont. A suspensão das atividades nas dependências da escola, desde segunda-feira (12), foi causada após um número expressivo de alunos, com idades entre 11 e 15 anos, terem sido diagnosticados com catapora.

Segundo Denise Beatriz, diretora do colégio, por orientação da Secretaria de Municipal de Educação e Cultura (Semec) haverá na tarde desta terça uma nova avaliação do quadro de infecção e, se tudo ocorrer bem, a previsão é de que as aulas retornem normalmente na quarta-feira (14), em todos os turnos.

Ao Portal 14B, o Departamento de Vigilância em Saúde informou que a escola passa por uma desinfecção, que consiste na limpeza do local realizada com hipoclorito de sódio, água sanitária e álcool 70%.

Catapora

Conhecida como varicela, a catapora é uma infecção aguda, contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster (vvz). Ela caracteriza-se pelo surgimento de lesões de pele, erupções, que às vezes se rompem e outras evoluem para formação de pústulas e crostas, acompanhadas de prurido. 

O quadro de catapora pode vir com febre, prostração, dor de cabeça, anorexia e dor de garganta. A evolução para a cura ocorre em até uma semana, geralmente é benigna e autolimitada, podendo se tornar um quadro clínico mais severo em adolescentes e adultos.

Transmissão da catapora

A transmissão da catapora passa muito fácil de uma pessoa para outra. A principal forma de contágio é pelo ar, por meio de gotículas de saliva ou secreções respiratórias ao tossir; pelo contato direto com o líquido das bolhas em pessoa doente e mais raramente por objetos recém contaminados. Em gestantes, o vírus pode ser passado para o bebê na placenta.

Conforme a Vigilância em Saúde, pacientes com catapora tem contra indicação no uso de medicamentos que contenham Ácido acetil salicílico (AAS). Durante a fase aguda da doença, o uso pode acarretar no desenvolvimento de um quadro mais grave que é a Síndrome de Reye - doença rara e grave que afeta principalmente crianças e adolescentes, caracterizada por inchaço cerebral e danos ao fígado, geralmente após uma infecção viral, como gripe ou catapora.

 

Foto: Arquivo/Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário