Português (Brasil)

Segurança, trânsito e itinerário: Comissão de Carnaval faz reunião com organizadores dos blocos em Santos Dumont

Segurança, trânsito e itinerário: Comissão de Carnaval faz reunião com organizadores dos blocos em Santos Dumont

Data de Publicação: 13 de fevereiro de 2025 16:05:00 Portal 14B: Encontro teve como finalidade pontuar as medidas a serem seguidas pelos organizadores e foliões, confira

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

A Comissão de Carnaval realizou na noite dessa quarta-feira (12) uma reunião com os organizadores dos blocos que irão participar da folia este ano. O encontro aconteceu no Centro Cultural Paulo de Paula (CCPP) e teve como finalidade pontuar as medidas a serem seguidas para que a festa de rua transcorra de forma segura para todos em Santos Dumont.

O primeiro ponto abordado pela Comissão foi em relação ao alvará que deve ser retirado por todos os blocos, junto ao Corpo de Bombeiros, para que eles possam acontecer no município. O documento também possui normas que devem ser seguidas por todos os organizadores.

"A gente pede uma atenção com muito carinho, porque a gente sabe que às vezes vocês - blocos -trabalham com expectativas e colocam lá na concentração do bloco: 'o bloco vai ter 400 pessoas', e aí a gente sabe que tem 100 pessoas. Isso atrapalha a distribuição da Polícia Militar, porque tem dias que tem cinco ou seis blocos no mesmo horário, então ela precisa se distribuir, e ainda tem os distritos", disse Renan Souza, vice-presidente da Comissão de Carnaval. 

Restrições para o trio elétrico

Segundo a comissão, uma determinação do Corpo de Bombeiros quanto ao trio elétrico, é que fica terminantemente proibido qualquer pessoa a ficar em cima do veículo enquanto ele estiver parado na concentração. A medida é válida também para os blocos que terão atrações musicais, ou seja, em caso de show, eles devem ser feitos no chão. Pessoas em cima do trio, somente quando ele for deslocar com o bloco em direção ao Centro.

A comissão frisou que o trio sairá no horário combinado, conforme consta na programação. Pedidos de extensão de horários ou atrasos fora do combinado, não serão atendidos para não prejudicar outros blocos, o planejamento de segurança da polícia e causar interferência nos shows que terão na região central da cidade. 

Policiamento nos blocos

No encontro, a Polícia Militar (PM) informou que trabalhará com recurso limitado no Carnaval. Sendo assim, ela pede que os blocos sigam as normas do decreto de Carnaval do município, as informações que constam no alvará do Corpo de Bombeiros e na programação.

"Atraso da concentração é um problema que a gente tem normal. Começa às 14h e vai sair às 16h para o Centro, e aí dá as 16h, a cerveja que tinha que vender não vendeu, o que tinha que fazer não fez, ou pedem para esperar mais um pouco. Isso gera efeito cascata em várias coisas. Primeiro ponto, atrapalha os barraqueiros, eles se programam para vender um volume x de coisa e aí o bloco não chega e não vendem. Nós temos que ter essa consideração", frisou o capitão Victorino da 63ª Cia de Santos Dumont.

Victorino também pede atenção dos organizadores ao cumprimento quanto ao itinerário informado até chegarem na Avenida Presidente Getúlio Vargas.

"O bloco começa a deslocar, traça o itinerário e aí no meio do itinerário o responsável ou o alguém começa: vamos voltar, vamos dar a volta nessa rua aqui, vamos voltar lá na rodoviária e passar de novo na avenida. Isso não dá para gente fazer", afirma o capitão.

O militar também informou que não poderá ter carro de som concorrendo com o trio elétrico. Ele também ressaltou para a proibição do uso de garrafas de vidro durante os dias da folia.

Interdição de rua

Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que entrará em contato com todos os blocos para determinar quais ruas terão que ser interditadas para acontecer as concentrações. Dessa forma, depois desse contato, a interdição será feita após um ofício com os pedidos enviados para pasta.

A SMTT informou que irá reforçar este ano as sinalizações das ruas interditadas e para quais vias será desviado o fluxo do trânsito.

 

 

 

Fotos: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário