Santos Dumont será o personagem principal do Carnaval de Foz do Iguaçu
Data de Publicação: 7 de janeiro de 2025 14:42:00 Portal 14B: Inventor mineiro é considerado o padrinho do Parque Nacional do Iguaçu
Por Redação...
Alberto Santos Dumont será o personagem principal deste ano do Carnaval de Foz do Iguaçu, no Paraná. A novidade foi anunciada por Dalmont Benites, presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
"Santos Dumont vai dar um colorido especial ao Carnaval “da Aurora à Madrugada. Nosso objetivo é trazer o clima dos carnavais antigos para os tempos atuais, reunindo a família em uma grande festa na avenida JK e na Praça da Paz”, explicou Dalmont. O lançamento oficial do evento está marcado para o dia 21 de fevereiro
Inventor mineiro é considerado o padrinho do Parque Nacional do Iguaçu. No local, há uma estátua em homenagem a Alberto.
Relação de Santos Dumont com as Cataratas do Iguaçu
Você sabia que há 105 anos, as Cataratas do Iguaçu, um dos maiores patrimônios naturais do país, localizada em Foz do Iguaçu no Paraná, recebeu uma ilustre visita? Nada mais nada menos que o pai da aviação, Alberto Santos Dumont.
Uma grande curiosidade é que Santos Dumont por conta desse acontecimento é considerado o padrinho do Parque Nacional do Iguaçu, isso porque em abril de 1916, durante suas viagens, ele se hospedou no Hotel Brasil na Vila Iguassu a convite do dono Frederico Engel, um dos pioneiros na hotelaria e turismo da região. No mesmo dia, eles foram visitar as Cataratas do Iguaçu, onde Dumont se deparou com a exuberância e beleza das famosas quedas d’água e da biodiversidade do entorno. Por incrível que pareça, na época, o local era propriedade particular fazendo com que o aviador refletisse a respeito do porquê daquela vasta riqueza natural não ser um bem de uso público.
Dias depois, Santos Dummont viajou até Curitiba para falar pessoalmente com o presidente do estado, Affonso Camargo, relatando sobre sua visita às cataratas e sugerindo a desapropriação das terras. Três meses após sua partida, foi aprovado o Decreto nº 653 que declarou o local como sendo de utilidade pública.
Somente no ano de 1939, foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas o Decreto-Lei nº 1.035, criando o Parque Nacional do Iguaçu, com os seus 185 mil hectares, maior remanescente de floresta Atlântica da região sul e a primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
É possível encontrar dentro do parque uma estátua de bronze em homenagem a Santos Dumont, inaugurada em 1979 a pedido de Elfrida Engel, filha de Frederico Engel, acompanhada da famosa fala que foi um marco para Foz:
“Posso dizer-lhe, Frederico Engel, que estas maravilhas em torno das cataratas não podem continuar a pertencer a um particular” – Santos Dumont (25 de Abril de 1916).
Em 1999, o Grupo Cataratas assumiu a concessão dos serviços de atendimento ao turista no Parque Nacional do Iguaçu, dando continuidade até os dias de hoje à missão de proporcionar experiências transformadoras através da educação, pesquisa, conservação e entretenimento no parque.
Foto: Urbia Cataratas
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|