Português (Brasil)

Justiça Eleitoral determina cassação da chapa de Carlos Mariano, candidato a prefeito em Ewbank da Câmara

Justiça Eleitoral determina cassação da chapa de Carlos Mariano, candidato a prefeito em Ewbank da Câmara

Data de Publicação: 10 de setembro de 2024 10:58:00 Portal 14B: Decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (9). Chapa informou que irá recorrer

Compartilhe este conteúdo:

Por  Redação...


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) cassou, nesta segunda-feira (9), o registro da chapa majoritária dos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Ewbank da Câmara, respectivamente, Carlos Mariano Ferreira e Érica Luzia Mendes.

Segundo a sentença proferida pelo juiz eleitoral Saulo de Freitas Carvalho, Érica Luzia Mendes, ex-secretária municipal de Saúde, e Rosimara Constantino Mendes, atual secretária de Saúde do município, foram declaradas inelegíveis pelos próximos oito anos sob acusação de abuso de poder político e utilização inadequada da máquina pública.

"Os representantes se utilizam de processo administrativo movido pelo Cartório Eleitoral, iniciado a partir de denúncias e levantamento desta especializada, após ter sido identificado um número excessivo de transferências para o município de Ewbank da Câmara, onde os comprovantes de vínculo utilizados eram declarações de atendimento no posto de saúde. Ao final do procedimento, ficou comprovado que os documentos oriundos da secretaria de saúde, assinados pelas representadas Érica Luzia Mendes, secretaria de saúde à época, e Rosimara Constantino Mendes, atual secretária de saúde, em um total de 98 (noventa e oito) eleitores, não continha lastro", diz trecho da sentença. 

Pelo fato de Érica ser candidata a vice em chapa formada com o candidado a prefeito Carlos Mariano, o juiz eleitoral entendeu por bem o uso do princípio da indivisibilidade da chapa majoritária.

"Os atos praticados por esta contaminam a chapa, pelo princípio da indivisibilidade da chapa majoritária e, mesmo que não seja condenado a sanção de inelegibilidade, estará submetido à cassação", diz trecho da decisão. 

A chapa de Carlos Mariano informou que vai recorrer da decisão e que a campanha pela prefeitura de Ewbank da Câmara irá prosseguir.

 

Foto: Reprodução Portal 14B

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário