Português (Brasil)

Representatividade: nova composição da Câmara de Santos Dumont bate recorde de mulheres eleitas

Representatividade: nova composição da Câmara de Santos Dumont bate recorde de mulheres eleitas

Data de Publicação: 7 de outubro de 2024 21:52:00 Portal 14B: Das 13 cadeiras, seis serão ocupadas por mulheres a partir de 2025

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

Novos ares. O resultado das eleições desse domingo (6) revelou um cenário inédito na Câmara Municipal de Santos Dumont. Das 13 cadeiras, seis serão ocupadas por mulheres a partir de 2025. Essa é a maior presença feminina na história do Legislativo municipal.

Sônia Tavares foi a primeira mulher eleita vereadora em Santos Dumont, em 1982, e exerceu a função por um mandato. De lá pra cá, a Câmara não teve mais que duas mulheres ocupando o cargo de vereadora simultaneamente. 

Para a professora Vanessa Alvim, formada em filosofia pela UniAcademia e em história pela Universidade Católica de Petrópolis, a nova composição representa um marco significativo do ponto de vista histórico-social sobretudo no que diz respeito ao avanço na representatividade feminina na política municipal.

"Uma maior participação das mulheres na nossa política representa um avanço na luta por igualdade de gênero e por uma representação mais justa. Histórica e culturalmente, sabemos que a política sandumonense tem sido dominada por homens, mas essa nova composição indica uma mudança de paradigmas", afirmou.

Vanessa ainda destaca que a presença maior de mulheres no Legislativo pode representar avanços em pautas caras ao público feminino.

"Com mais mulheres na Câmara, é possível que questões relacionadas aos direitos das mulheres, educação, saúde e assistência social ganhem mais atenção, e é exatamente disso que nossa cidade tem precisado. Essa presença feminina na Câmara pode levar à criação de leis e programas que atendam melhor não só às necessidades da população feminina, mas da comunidade sandumonense como um todo. Eleger mulheres para cargos importantes nos mostra que é possível ocuparmos os espaços políticos para fazer a diferença. Essa representação feminina movimenta a política, celebra a diversidade e fortalece a nossa democracia, uma vez que a inclusão de diferentes vozes na política é a chave para garantir que as decisões tomadas reflitam de fato as necessidades reais da nossa população", finaliza. 

Vereadoras eleitas

- Sandra Cabral (PSB): 651 votos

- Alyne Mendes (DC): 554 votos

- Maria da Enfermagem (PSB): 436 votos

- Flavia Letícia (PT): 420 votos

- Josi da Frans Lanches (MDB): 388 votos 

- Thailândia de Dores (PODE): 378 votos 

 

 

Fotos: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário