Português (Brasil)

Lateral Ceará, ex-Cruzeiro, PSG e campeão mundial com o Inter, visita Santos Dumont

Lateral Ceará, ex-Cruzeiro, PSG e campeão mundial com o Inter, visita Santos Dumont

Data de Publicação: 2 de setembro de 2024 17:09:00 Portal 14B: Ex-jogador profissional de futebol visitou as praças esportivas dos Jogos da Primavera e falou sobre valores do esporte na formação dos jovens

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter com informações do UOL 



Campeão mundial na área. Nesta segunda-feira (2), o ex-jogador profissional de futebol Marcos Venâncio de Albuquerque, mais conhecido como Ceará, esteve em Santos Dumont e visitou as praças esportivas que sediam os Jogos Estudantis da Primavera (JEP).

Atuando atualmente como agente de futebol e praticante de corridas de rua, Ceará veio ao município a convite de Ricardo Carvalho, chefe da Divisão de Esportes. O grupo visitou as quadras do 4° Esquadrão, São José e Tangará. "É um prazer estar aqui, a convite do meu amigo Cadu, participando desse movimento esportivo tão singular e importante para a cidade. O esporte em geral, em todas suas modalidades, é fundamental para o desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto, é a base da sociedade, assim deveríamos olhar para o esporte", afirmou.

Ao Portal 14B, o ex-jogador profissional de futebol comentou sobre a importância das competições de base e os valores que o esporte proporciona na formação das pessoas. 

"A base pra mim foi de suma importância, além da carreira profissional que eu tive, o esporte me educou, me colocou nos trilhos, me trouxe disciplina, resiliência, dedicação, me trouxe diversos valores sobre coletividade, não ser uma pessoa egoísta, sempre estar compartilhando suas vitórias, nos momentos difíceis ter companheiros do lado e ser solidário. Quero parabenizar Santos Dumont por esses jogos estudantis, que estava um tempo parado e agora retorna. Toda as famílias têm a ganhar com isso", disse.

Já Ricardo Carvalho, destacou a experiência para os jovens atletas de estar próximo de um jogador profissional.

"Convidei pra ele prestigiar essa volta dos Jogos da Primavera. Ele que foi referência no PSG, Cruzeiro, dispensa comentários, a gente passou por jogos de colégio, então nada melhor do que prestigiar esse evento de grande porte que está sendo realizado. O pessoal que viu muito campeonato europeu, viu ele marcando o Ronaldinho Gaúcho, estando aqui no meio do povo pra tirar foto, agraciando Santos Dumont, a gente fica muito feliz por ele ter atendido esse convite", disse Cadu. 

Carreira do Ceará

Marcos Venâncio de Albuquerque, mais conhecido como Ceará, nasceu no dia 16 de junho de 1980, em Crato, no Ceará. Ele encerrou sua carreira profissional em 2017, quando deixou o América-MG. Após pendurar as chuteiras, Ceará se tornou agente de futebol. 

Em 21 de setembro de 2019, Ceará viveu um dos dias mais tristes de sua vida. Foi quando a pastora e cantora Fernanda Daibert, sua esposa, morreu. Fernanda foi vítima de embolia pulmonar. 

Iniciou carreira em 1999, no Gama. Depois do clube brasiliense, passou por diversas equipes: Santos em 1999, Portuguesa Santista e São José em 2000, Santa Cruz em 2001, Botafogo em 2002, Coritiba de 2002 a 2003 e no São Caetano de 2004 a 2005.

Até aqui, Ceará possuia três títulos, o de campeão brasiliense em 1999, o de campeão paranaense em 2003 e o histórico título de campeão paulista, com o técnico Muricy Ramalho em 2004.

Com a ida de Muricy para o Internacional, Ceará acabou o acompanhando e, em 2005 acertou sua transferência para a equipe gaúcha. Ficou conhecido mundialmente ao marcar Ronaldinho Gaúcho, na época, o melhor jogador do mundo, no Campeonato Mundial de Clubes de 2006, quando ambos se enfrentaram na final, Internacional contra Barcelona. Ele parou o então ídolo do time espanhol sem nenhuma violência e com muita eficiência.

Para chegar ao Mundial, no final do ano, conquistou a Taça Libertadores da América e no ano seguinte, em 2007, ganhou a Recopa Sul-Americana.

Suas boas atuações o levaram para o futebol francês, precisamente para o Paris Saint-Germain, onde venceu a Copa da Liga Francesa de 2007/08, a Copa da França de 2009/10 e a Supercopa da França em 2010, durante sua passagem de 2007 até 2012.

E no dia 4 de julho de 2012, Ceará foi contratado pelo Cruzeiro. Depois disso passou pelo Coritiba, no mesmo ano, voltou ao Inter no ano seguinte, e em 2017 jogou no América Mineiro, clube pelo qual encerrou sua vitoriosa carreira.

 

Fotos: Peterson Escobar 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário