Leis de incentivo à cultura é tema de palestra com diretor de economia criativa da Secult
Data de Publicação: 12 de junho de 2024 19:51:00 Portal 14: Encontro foi realizado na noite dessa terça-feira (11) na Câmara. O palestrante também abordou as necessidades de capacitação do município para receber os recursos do Governo Federal
Por Isabella Sad - Repórter...
Na noite dessa terça-feira (11) o Departamento Municipal de Cultura promoveu na Câmara de Santos Dumont, a palestra "Falando de Cultura" ministrada por José Oliveira Júnior, diretor de economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), que falou sobre as leis de incentivo à cultura, como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanc.
"Ouvindo os artistas locais, percebi que o nome de José Júnior era citado por vários como referência pelo seu trabalho e conhecimento. Dentre outras coisas, pelas leis de incentivo à cultura e também pela organização dos conselhos municipais de cultura. Foi quando tive a ideia de fazer o convite ao palestrante para que viesse ao nosso município explicar a importância das leis, mas que também deixasse uma mensagem de união e direção para um mesmo norte, o desenvolvimento da cultura local que, na prática, é um desejo comum", afirmou Leo Barroso, chefe do Departamento de Cultura.
Segundo José Júnior, um dos objetivos da visita à cidade é entender as principais necessidades de capacitação que o município tem para receber os recursos do Governo Federal e como o Conselho de Cultura pode auxiliar nesta questão.
"A conversa aqui hoje é com o pessoal que tomou posse há pouco tempo no conselho e é aberto à comunidade. Eu tenho falado aqui em Minas, e no resto do país, a necessidade de capacitação dos conselheiros. É importante eles saberem seu papel, os limites que a gestão pública tem e o papel que a sociedade civil tem de articular por si só. [...] A inteligência no uso do recurso seria a coisa mais importante, principalmente, os municípios precisam organizar melhor seus orçamentos e organizar melhor os setores", disse o diretor da Secult.
Conforme Leo Barroso, a mensagem de José Júnior, a visita ao município, o encontro com os artistas e o desenvolvimento da cultura local são os elementos necessários para um futuro melhor e mais promissor.
"Ele realizou uma bela passagem por nossa cidade e nos encheu de novos e belos sonhos para um futuro de desenvolvimento, obrigado, José Júnior", agradeceu Leo. Durante o dia, José Júnior chegou a conhecer alguns pontos turísticos da cidade como o Museu de Cabangu e a Praça da Estação. Ele também fez uma visita ao Centro Municipal Artístico e Musical Johann Sebastian Bach (CEMAM).
Ainda de acordo com Leo, após o evento, José Júnior propôs a possibilidade de parceria entre a Universidade de Viçosa e Santos Dumont para desenvolverem projetos e ações em diversas áreas, como o urbanismo.
"Numa cidade que tem pretensões de desenvolver a indústria do turismo é de vital importância que projetos desta natureza possam de fato acontecer", concluiu o chefe de Cultura, que levará a proposta para Bárbara Barros, secretária de Educação e Cultura e também ao prefeito Betinho.
Fotos: Isabella Sad
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|