Português (Brasil)

Nossa terra, nossa gente e nossas histórias: Clézio Paulo de Sá (Professor Clézio)

Nossa terra, nossa gente e nossas histórias: Clézio Paulo de Sá (Professor Clézio)

Data de Publicação: 7 de julho de 2023 18:22:00 Em seu escritório, no Jornal Mensagem, presenciei por várias vezes seu trabalho. Gostava de escrever sua coluna do jornal toda a mão, só depois passava para o computador

Compartilhe este conteúdo:

Por Deoclides Santos - Doquinha 

Falar deste apóstolo da educação é falar de grande parte de seus ex-alunos e talvez até de atuais professores que passaram por seus ensinamentos nas escolas: Estadual, Vocacional, Colégio Santos Dumont e Santo Antônio.

Foi um mestre pontual nas disciplinas de Geografia e OSPB – Organização Social Política Brasileira, matéria esta que jamais deveria ter saído da grade curricular. Ela promovia uma boa formação social e política não partidária. Matéria esta também ministrada pelo combatente Targino Silva Júnior, que foi meu professor.

Clézio era uma pessoa de extremo carisma, gostava sempre de bater bons papos quando nos encontrávamos.

Em seu escritório, no Jornal Mensagem, presenciei por várias vezes seu trabalho. Gostava de escrever sua coluna do jornal toda a mão, só depois passava para o computador.

Era um amante de escutar as rádios, músicas e notícias.

Final de semana era sagrado reunir sua turma para tomar cerveja no Faria´s Bar.

Por lá, o encontrei várias vezes com seus amigos Duda, Roberto Grillo, Miguel Chevitaresse, o saudoso Lineu Carvalho e alguns outros que tenho certeza que não registrei. 

Na última festa que com ele estive na Villa Foncá, cheguei atrasado e veio imediatamente me cumprimentar. Ao batermos um longo papo, me pediu a gentileza de contatar meu amigo Dom Roberto para que venha à terra Natal celebrar a missa de 50 anos do Jornal Mensagem neste ano.

Dias depois fiz contato com o Bispo Dom Roberto que imediatamente aceitou o convite. Infelizmente Deus o chamou antes.  Criatura bondosa e extremamente atenciosa.

O amigo Clézio deixou nessa terra um grande legado, escrevendo muitas notícias e grandes histórias, inclusive registrando em seu livro.

Aos amigos e seus familiares, que são grandes amigos meus: Rodrigo, Luciano e Franciane, segue uma pequena e singela homenagem ao grande professor e escritor Clézio Paulo de Sá.

Deixou para nós um belo trabalho em seu livro “Eles fizeram a História de Santos Dumont”, onde deu a honra de contribuir na construção deste trabalho com um belo prefácio da Dra. Silvia Rocha Jorge Rodrigues.

Este foi da nossa terra, nossa gente e que deixou história.

 

Doquinha – Julho 2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário